AutomobilismoBlogColunistasDestaquesFórmula 1Post
Tendência

Pilotos da TOYOTA GAZOO Racing vão sentir o gosto da F1 com a Haas no Japão

Hirakawa e Tsuboi vão acelerar o VF-23 no lendário Fuji Speedway nos dias 6 e 7 de agosto

A icônica paisagem do Monte Fuji será o pano de fundo para dois dias que prometem mexer com o coração dos fãs japoneses de automobilismo. A MoneyGram Haas F1 Team vai levar seu VF-23 ao circuito de Fuji para um teste especial com dois talentos da casa: Ryō Hirakawa e Sho Tsuboi, pilotos da TOYOTA GAZOO Racing. O evento acontece nos dias 6 e 7 de agosto e será aberto ao público — um raro presente para os torcedores locais.

Na quarta-feira, 6, quem assume o volante é Hirakawa, velho conhecido da equipe americana. Além de competir no Mundial de Endurance (WEC) com a Toyota, ele já acumulou quilômetros preciosos com a Haas: testou o VF-24 no fim do ano passado, participou de sessões com o VF-25 no Bahrein e na Espanha, e ainda tem mais rodadas programadas para México e Abu Dhabi. Agora, é a vez de revisitar o VF-23 — com o qual já treinou em Silverstone — no traçado nipônico de 4,563 km.

No dia seguinte, será a estreia de Sho Tsuboi em um carro de Fórmula 1. Atual campeão da Super Fórmula e tricampeão da GT500 na Super GT, Tsuboi chega como um dos nomes mais respeitados do automobilismo japonês. Aos 30 anos, ele finalmente terá a chance de sentir o que é pilotar uma F1 — e em casa, no circuito da própria Toyota.

O teste não é só sobre acelerar forte. É parte de uma parceria maior entre Haas e Toyota, focada em desenvolvimento técnico e humano. “Esse TPC faz parte do nosso foco em ‘Pessoas’”, explica Masaya Kaji, da TOYOTA GAZOO Racing. Além dos pilotos, engenheiros e mecânicos da Toyota também vão mergulhar no universo técnico da Fórmula 1 — uma oportunidade valiosa de aprendizado direto com uma equipe do grid.

Para a Haas, o retorno ao Japão este ano (após o GP em Suzuka, em abril) é uma forma de estreitar laços e ganhar quilometragem com seus talentos. “Dar a Tsuboi sua primeira experiência em um F1 e continuar o desenvolvimento de Hirakawa no circuito da Toyota é muito especial”, comenta Ayao Komatsu, diretor da equipe.

Com talentos locais no cockpit, um carro de F1 na pista e os portões abertos aos fãs, Fuji promete dois dias onde velocidade e tradição vão andar de mãos dadas. Uma prévia de futuro? Talvez. Um show imperdível? Com certeza.


Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Mostrar mais

Rubens Gomes Passos Netto

Editor chefe do Boletim do Paddock, me interessei por automobilismo cedo e ao criar este site meu compromisso foi abordar diversas categorias, resgatando a visão nerd que tanto gosto. Como amante de podcasts e audiolivros, passei a comandar o BPCast desde 2017, dando uma visão diferente e não ficando na superfície dos acontecimentos no mundo da velocidade. Nas horas vagas gosto de assistir a filmes e séries de ação, ficção científica e comédia. Atuando como advogado, também gosto de fazer análises e me aprofundar na parte técnica.

3 Comentários

  1. Simply desire to say your article is as surprising The clearness in your post is simply excellent and i could assume you are an expert on this subject Fine with your permission let me to grab your feed to keep up to date with forthcoming post Thanks a million and please carry on the gratifying work

  2. Your writing is a true testament to your expertise and dedication to your craft. I’m continually impressed by the depth of your knowledge and the clarity of your explanations. Keep up the phenomenal work!

Deixe uma resposta para Al YundtCancelar resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading