ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Outra lambança em uma sessão oficial da F1: Alonso se revolta com FIA na Hungria

Fórmula 1 tenta coordenar participação da equipe de filmagens e erra com Aston Martin em classificação do GP da Hungria

Novamente uma decisão durante o andamento da classificação deixa brechas para questionamentos. Na Hungria tivemos o regime de bandeira vermelha instaurado em dois momentos da sessão, o primeiro incidente ocorreu no Q1, quando Sergio Pérez perdeu o controle do carro, enquanto a segunda transcorreu próximo do final do Q3 quando Yuki Tsunoda também lidou com uma batida.

Ao encerramento da sessão, Fernando Alonso demonstrou uma grande insatisfação com a atitude da direção de prova, assim como dos fiscais.

“A verdade é que a FIA às vezes acerta e às vezes comete erros grosseiros, hoje eles cometeram um. Eles acionaram a bandeira vermelha quando eu estava na última curva, o que é surpreendente. Houve um acidente na curva oito [foi na cinco]. Normalmente eles esperam os carros completarem a volta. É a ‘regra falada’”, comentou Alonso.

A bandeira vermelha surgiu quando restavam cerca de 2 minutos para o término da sessão. Acreditava-se que a classificação talvez não fosse restabelecida, pois começou a garoar outra vez no circuito e as chances de ninguém melhorar a volta eram altas.

O acidente de Tsunoda provocou a interrupção da sessão, ocorrendo no momento que os pilotos buscavam a segunda volta rápida no circuito da Hungria. Por ser uma pista que o desgaste dos pneus estava acentuado, basicamente o pneu macio estava operando em uma janela de apenas uma volta rápida, combinado a garoa fina que estava indo e voltando em algumas partes do circuito.

Porém, tivemos outro agravante, que foi o que realmente fez Alonso ficar bravo e o motivo real para o piloto estar tão nervoso no momento que participava da pesagem depois da classificação.

A equipe do filme “Fórmula 1” estrelado por Brad Pitt continua usando algumas provas neste ano para a capitação de imagens.

Como a ideia é os atores “presenciarem” alguns momentos da categoria e serem inseridos no ambiente, alguns ajustes são realizados para que a capitação das imagens seja o mais real possível. Brad Pitt e Damson Idris tem participado da cerimônia pré-largada, andam no pit-lane e paddock como os pilotos da F1, criaram um box fake para as atividades da equipe, além dos atores participarem do cercadinho para “dar entrevistas sobre a prova”, sempre mantendo uma interação com os competidores reais.

LEIA MAIS: Fórmula 1 divulga teaser de filme estrelado por Pitt e Idris

Na Hungria a categoria permitiu que os carros da APXGP (11ª equipe criada para o filme), participassem do parque fechado, deste momento pós-classificação e os carros são verificados e selados pela FIA.

O problema é que os carros de Fernando Alonso e Lance Stroll foram direcionados para o mesmo espaço, com os fiscais oficiais da FIA indicando que a sessão não seria reestabelecida. No entanto, os outros carros que estavam no Q3, foram direcionados para os boxes e suas equipes se prepararam para uma nova saída, quando a direção de prova optou por retomar a sessão, mesmo correndo o risco de ninguém melhorar o tempo por conta das condições da pista.

LEIA MAIS: Filme sobre Fórmula 1 estrelado por Brad Pitt chega aos cinemas em 2025

Alonso explicou a situação: Ao entrar no pit-lane, Lance e eu fomos colocados no parque fechado. Eles fecharam o pit-lane. E nos colocaram em parque fechado, saímos do carro, então nos disseram que o Q3 seria retomado. Voltamos para o carro, eles apertaram os nossos cintos de segurança e voltamos para os boxes. Eu não tinha mais pneus, então não saí mais”, afirmou Alonso.

Os carros ficaram alguns minutos parados no pit-lane aguardando a liberação do traçado, enquanto os pneus esfriavam.

Será que no filme que carrega o mesmo nome da categoria vão mostrar algumas das lambanças que acontecem?


O espanhol se sentiu prejudicado, primeiro pelo momento que a bandeira vermelha foi ativada, depois do erro de encaminhar os carros para o parque fechado, quando a sessão tinha o risco de ser restabelecida.
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo