Oscar Piastri conquistou a sua primeira pole na Fórmula 1 neste sábado (22) em Xangai. O australiano cravou a marca de 1m30s641 em sua segunda tentativa de volta rápida no Q3.
O piloto da McLaren apresentou um desempenho seguro durante toda a sessão, a sua volta já era a melhor no início do Q3, mas Piastri conseguiu melhorar um pouco mais o giro. Apesar de contar com excelentes resultados no seu último ano na categoria, o australiano ainda não tinha uma pole em seu nome.
George Russell quebrou a dobradinha da McLaren, encaixando o equipamento da Mercedes na segunda posição. O britânico conseguiu ficar separado por apenas 0s082 de Piastri. Lando Norris foi empurrado para a terceira posição, depois de brigar muito com o carro durante a classificação. Na última tentativa de Norris no Q3, ele não conseguiu melhorar o seu desempenho ao longo dos setores, então abortou o giro e desistiu da luta pela pole.
Max Verstappen então estará ao lado de Lando na largada da corrida principal. O neerlandês ficou com a quarta posição, após Liam Lawson mais uma vez não avançar para o Q2.
Lewis Hamilton, que dominou o evento Sprint, ficou com a quinta posição, seguido por Charles Leclerc. Isack Hadjar representou a Racing Bulls na sétima posição, acompanhado por Andrea Kimi Antonelli da Mercedes e Yuki Tsunoda. Alexander Albon completou o top-10 com o equipamento da Williams
A Fórmula 1 retorna nesta madrugada de sábado para domingo, às 4h da manhã pelo horário de Brasília para a disputa do GP da China.
Saiba como foi a Classificação do GP da China
Logo depois da disputa da prova Sprint – que contou com vitória de Lewis Hamilton – a Fórmula 1 retornou mais uma vez para a pista para a definição do grid de largada do GP da China. A temperatura na pista estava na casa dos 40 °C, com 26 °C no ambiente.
Q1
Assim que a classificação foi iniciada, a Sauber, Haas, Racing Bulls e Aston Martin liberaram os seus pilotos para o traçado. Quando os tempos começaram a aparecer na tabela, as marcas eram registradas entre 1m32s. Jack Doohan que está na mira de Flávio Briatore, principalmente por conta do desempenho apresentado até aqui, cometeu um erro e extravasou os limites de pista, na sequência o australiano precisou se dirigir aos boxes.
After an earlier spin Jack Doohan gets his first flying lap under his belt and goes P13 #F1 #ChineseGP pic.twitter.com/f3pZiSJIJD
— Formula 1 (@F1) March 22, 2025
Lewis Hamilton surgiu brevemente na liderança com a marca de 1m31s690, mas pouco depois Piastri superou o piloto da Ferrari com o tempo de 1m31s591. Tsunoda e Norris tiveram suas voltas deletadas e aguardaram uma nova saída dos boxes para melhorar as suas marcas.
Quando restavam menos de dez minutos para o final da classificação, Verstappen surgiu na liderança com a marca de 1m31s424. Neste momento da sessão, os dez primeiros eram: Verstappen, Piastri, Hamilton, Tsunoda, Hadjar, Alonso, Russell, Bortoleto, Stroll e Sainz. Neste momento da sessão, Norris, Albon e Lawson ainda estavam completando as suas voltas rápidas.
Albon surgiu na sexta posição com o tempo de 1m31s970. Lawson era apenas o décimo nono colocado, figurando novamente na zona de eliminação. Norris por sua vez, surgiu na sétima posição com a marca de 1m31s933, a volta do inglês não foi limpa, pois ele cometeu um erro na última curva do circuito.
Nos últimos três minutos, estavam na zona de eliminação: Ocon, Gasly, Sainz, Lawson e Doohan.
Com o cronômetro zerado. Tsunoda apareceu brevemente na ponta, o piloto japonês cravou 1m31s238 para avançar para o Q2. Isack Hadjar ainda conseguiu superar o companheiro de equipe, anotando a marca de 1m31s162, enquanto Norris atingiu o tempo de 1m30s983.
Eliminação
16) Pierre Gasly – 1m31s992
17) Oliver Bearman – 1m32s018
18) Jack Doohan – 1m32s092
19) Gabriel Bortoleto – 1m32s141
20) Liam Lawson – 1m32s174
Q2
Uma nova saída coordenada acontecia para que quinze pilotos tivessem a chance de registrar seus tempos e buscar uma vaga no Q3. Assim que as primeiras voltas rápidas foram completadas, Norris era o líder com o tempo de 1m30s787. Os dez primeiros eram: Norris, Piastri, Verstappen, Russell, Tsunoda, Antonelli, Hamilton, Albon, Leclerc e Hülkenberg.
Estava na zona de eliminação: Stroll, Ocon, Hadjar, Alonso e Sainz. Os pilotos passaram nos boxes mais uma vez, deixando o circuito vazio, já que estavam em busca de instalar outro conjunto de pneus macios, antes de tentar uma nova volta rápida.
Verstappen assumiu o segundo lugar, passando com tranquilidade para a última fase da classificação. Com o cronômetro zerado, Alonso e Sainz até melhoraram os seus tempos, mas foram eliminados.
Eliminados
11) Esteban Ocon – 1m31s625
12) Nico Hülkenberg – 1m31s632
13) Fernando Alonso – 1m31s688
14) Lance Stroll – 1m31s773
15) Carlos Sainz – 1m31s840
Q2 CLASSIFICATION
Norris out front, the two Racing Bulls are P4 and P5 👏#F1 #ChineseGP pic.twitter.com/BzeF9ClSCS
— Formula 1 (@F1) March 22, 2025
Q3
Quando a última fase da classificação foi iniciada, apenas a dupla da Racing Bulls, assim como Albon estavam com pneus macios usados, o restante do grid contava imediatamente com os pneus macios novos.
Com a primeira rodada de voltas rápidas encerrada, Piastri comandava a liderança ao anotar 1m30s703, Norris era o segundo colocado separado por 0s090. Verstappen representava a Red Bull na terceira posição com a marca de 1m30s925. Hamilton era apenas o quarto colocado, separado por 0s224 do líder. Russell foi o quinto colocado, seguido por Leclerc, Hadjar, Tsunoda e Albon. Antonelli teve a sua volta deletada por extravasar os limites da curva 16.
Piastri melhorou o seu tempo para 1m30s641, se consagrando como pole do GP da China. George Russell surgiu na segunda posição, com a marca de 1m30s723, superando Norris. Verstappen começará a prova principal da quarta posição. A dupla da Ferrari vinha logo atrás com Hamilton e Leclerc, definindo a quinta e a sexta posição, respectivamente.
Na sequência, Antonelli, Tsunoda e Albon completaram o top-10.
The starting grid for Sunday’s Shanghai showdown 🤩#F1 #ChineseGP pic.twitter.com/UGfZotzl7F
— Formula 1 (@F1) March 22, 2025

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.