AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Oscar Piastri conquista primeira pole durante o GP da China

Com grande desempenho, Piastri supera adversários e registra a sua primeira pole na categoria

Oscar Piastri conquistou a sua primeira pole na Fórmula 1 neste sábado (22) em Xangai. O australiano cravou a marca de 1m30s641 em sua segunda tentativa de volta rápida no Q3.

O piloto da McLaren apresentou um desempenho seguro durante toda a sessão, a sua volta já era a melhor no início do Q3, mas Piastri conseguiu melhorar um pouco mais o giro. Apesar de contar com excelentes resultados no seu último ano na categoria, o australiano ainda não tinha uma pole em seu nome.

George Russell quebrou a dobradinha da McLaren, encaixando o equipamento da Mercedes na segunda posição. O britânico conseguiu ficar separado por apenas 0s082 de Piastri. Lando Norris foi empurrado para a terceira posição, depois de brigar muito com o carro durante a classificação. Na última tentativa de Norris no Q3, ele não conseguiu melhorar o seu desempenho ao longo dos setores, então abortou o giro e desistiu da luta pela pole.

Max Verstappen então estará ao lado de Lando na largada da corrida principal. O neerlandês ficou com a quarta posição, após Liam Lawson mais uma vez não avançar para o Q2.

Lewis Hamilton, que dominou o evento Sprint, ficou com a quinta posição, seguido por Charles Leclerc. Isack Hadjar representou a Racing Bulls na sétima posição, acompanhado por Andrea Kimi Antonelli da Mercedes e Yuki Tsunoda. Alexander Albon completou o top-10 com o equipamento da Williams

A Fórmula 1 retorna nesta madrugada de sábado para domingo, às 4h da manhã pelo horário de Brasília para a disputa do GP da China.

Saiba como foi a Classificação do GP da China

Logo depois da disputa da prova Sprint – que contou com vitória de Lewis Hamilton – a Fórmula 1 retornou mais uma vez para a pista para a definição do grid de largada do GP da China. A temperatura na pista estava na casa dos 40 °C, com 26 °C no ambiente.

Q1

Assim que a classificação foi iniciada, a Sauber, Haas, Racing Bulls e Aston Martin liberaram os seus pilotos para o traçado. Quando os tempos começaram a aparecer na tabela, as marcas eram registradas entre 1m32s. Jack Doohan que está na mira de Flávio Briatore, principalmente por conta do desempenho apresentado até aqui, cometeu um erro e extravasou os limites de pista, na sequência o australiano precisou se dirigir aos boxes.

Lewis Hamilton surgiu brevemente na liderança com a marca de 1m31s690, mas pouco depois Piastri superou o piloto da Ferrari com o tempo de 1m31s591. Tsunoda e Norris tiveram suas voltas deletadas e aguardaram uma nova saída dos boxes para melhorar as suas marcas.

Quando restavam menos de dez minutos para o final da classificação, Verstappen surgiu na liderança com a marca de 1m31s424. Neste momento da sessão, os dez primeiros eram: Verstappen, Piastri, Hamilton, Tsunoda, Hadjar, Alonso, Russell, Bortoleto, Stroll e Sainz. Neste momento da sessão, Norris, Albon e Lawson ainda estavam completando as suas voltas rápidas.

Albon surgiu na sexta posição com o tempo de 1m31s970. Lawson era apenas o décimo nono colocado, figurando novamente na zona de eliminação. Norris por sua vez, surgiu na sétima posição com a marca de 1m31s933, a volta do inglês não foi limpa, pois ele cometeu um erro na última curva do circuito.

Nos últimos três minutos, estavam na zona de eliminação: Ocon, Gasly, Sainz, Lawson e Doohan.

Com o cronômetro zerado. Tsunoda apareceu brevemente na ponta, o piloto japonês cravou 1m31s238 para avançar para o Q2. Isack Hadjar ainda conseguiu superar o companheiro de equipe, anotando a marca de 1m31s162, enquanto Norris atingiu o tempo de 1m30s983.

Eliminação

16) Pierre Gasly – 1m31s992
17) Oliver Bearman – 1m32s018
18) Jack Doohan – 1m32s092
19) Gabriel Bortoleto – 1m32s141
20) Liam Lawson – 1m32s174

Q2

Uma nova saída coordenada acontecia para que quinze pilotos tivessem a chance de registrar seus tempos e buscar uma vaga no Q3. Assim que as primeiras voltas rápidas foram completadas, Norris era o líder com o tempo de 1m30s787. Os dez primeiros eram: Norris, Piastri, Verstappen, Russell, Tsunoda, Antonelli, Hamilton, Albon, Leclerc e Hülkenberg.

Estava na zona de eliminação: Stroll, Ocon, Hadjar, Alonso e Sainz. Os pilotos passaram nos boxes mais uma vez, deixando o circuito vazio, já que estavam em busca de instalar outro conjunto de pneus macios, antes de tentar uma nova volta rápida.

Verstappen assumiu o segundo lugar, passando com tranquilidade para a última fase da classificação. Com o cronômetro zerado, Alonso e Sainz até melhoraram os seus tempos, mas foram eliminados.

Eliminados

11) Esteban Ocon – 1m31s625
12) Nico Hülkenberg – 1m31s632
13) Fernando Alonso – 1m31s688
14) Lance Stroll – 1m31s773
15) Carlos Sainz – 1m31s840

Q3

Quando a última fase da classificação foi iniciada, apenas a dupla da Racing Bulls, assim como Albon estavam com pneus macios usados, o restante do grid contava imediatamente com os pneus macios novos.

Com a primeira rodada de voltas rápidas encerrada, Piastri comandava a liderança ao anotar 1m30s703, Norris era o segundo colocado separado por 0s090. Verstappen representava a Red Bull na terceira posição com a marca de 1m30s925. Hamilton era apenas o quarto colocado, separado por 0s224 do líder. Russell foi o quinto colocado, seguido por Leclerc, Hadjar, Tsunoda e Albon. Antonelli teve a sua volta deletada por extravasar os limites da curva 16.

Piastri melhorou o seu tempo para 1m30s641, se consagrando como pole do GP da China. George Russell surgiu na segunda posição, com a marca de 1m30s723, superando Norris. Verstappen começará a prova principal da quarta posição. A dupla da Ferrari vinha logo atrás com Hamilton e Leclerc, definindo a quinta e a sexta posição, respectivamente.

Na sequência, Antonelli, Tsunoda e Albon completaram o top-10.

Horários do GP da China de Fórmula 1 – Foto: Ale Ranieri / Boletim do Paddock

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo