A equipe Williams foi multada em € 50.000 por não apresentar à FIA as imagens da sua asa traseira. O time de Grove correu o risco de ser desclassificada da Sprint Shootout.
Deste valor aplicado, €40.000 estão suspensos até 31 de dezembro de 2025, caso a equipe não cometa uma infração semelhante.
A FIA tem usado alguns sistemas para coibir o uso de asas flexíveis. Para o GP da China, as regras são ainda mais rígidas, principalmente por conta dos novos testes que foram implementados nesta prova. As câmeras voltadas para a asa traseira, também são uma forma do órgão regulamentador de esporte fazer a monitoração, o seu uso obrigatório veio por meio de uma Diretiva Técnica emitida em 19 de março.
No entanto, a Williams falhou ao apresentar as imagens para a FIA. Os comissários analisaram a situação e notaram que “não houve nenhuma sugestão de que as asas não estivessem em conformidade com os requisitos de flexibilidade das peças sob os Regulamentos Técnicos”.
A Williams acreditava que as câmeras que equipariam os carros, já contavam com cartões de memória fornecidos pela FIA. Por conta de um mal-entendido, a equipe não fez a verificação para saber se o SD estava no equipamento, desta forma não conseguiu cumprir com a diretiva técnica.
A FIA implementou uma atualização no artigo 3.15.17 do Regulamento Técnico, ajustando o teste utilizado para medir a distância entre o plano principal e a asa móvel (slot-gap) com o carro parado. Até o GP da Austrália, a deflexão máxima permitida era de 2 mm sob uma carga vertical de 750N (75 kg) aplicada às extremidades da asa traseira. Com a nova diretriz apresentada para o GP da China, essa margem foi reduzida para 0,5 mm.
Em resposta ao comunicado emitido pela FIA, Williams fez uma declaração em suas redes sociais: “Tínhamos preocupações sobre as câmeras não funcionarem no TL1 e, como resultado, estávamos em diálogo com a FIA durante toda a sessão. Após a sessão, a FIA e nós revisamos todos os procedimentos e podemos confirmar que a falha em fornecer as filmagens no tempo estipulado foi devido a uma falha de comunicação, e os processos internos serão abordados como resultado para que isso não ocorra novamente.”
“Para completar, fornecemos todas as filmagens conforme solicitado em Melbourne sem problemas e continuaremos a dar suporte à FIA e fornecer todas as filmagens necessárias em tempo hábil daqui para frente.”
“Não temos preocupações sobre a legalidade da nossa asa. É a mesma asa que administramos em Melbourne, está em total conformidade e não tivemos que fazer nenhum ajuste adicional para a emissão do novo TD. A questão de ontem foi processual, e estamos confiantes de que forneceremos todas as gravações futuras sem problemas.”
“Entendemos que para garantir um policiamento justo dos regulamentos técnicos a FIA emitiu a multa resultante e agradecemos a eles pelas conversas construtivas e pelo tratamento comedido deste assunto.”
Team Statement pic.twitter.com/ctI4JThou6
— Atlassian Williams Racing (@WilliamsRacing) March 22, 2025
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