Nesta parte da tabela as coisas começam a melhorar, este foi o primeiro ano da AlphaTauri no grid, mas os pilotos e a estrutura da equipe já são velhos conhecidos, afinal o time só mudou de nome, abandonando o ‘Toro Rosso’ utilizado desde 2006.
Vamos aos dados, em 2019 a Toro Rosso terminou o campeonato de construtores na sexta posição com 85 pontos, neste ano a AlphaTauri ficou com o sétimo lugar no campeonato, mas somou 107 pontos, uma diferença de 22 pontos de um ano para o outro.
O pelotão intermediário travou uma grande disputa neste ano, Renault, Racing Point e McLaren se tornaram um desafio duro e, mesmo a Ferrari que enfrentou uma queda de desempenho, foi uma rival em vários momentos.
Sem trocas de pilotos durante a temporada, a AlphaTauri pode executar o seu trabalho, teve margem para deixar os seus pilotos mais à vontade, além disso foram trabalhando nas atualizações para melhorar o desempenho e ganhar mais espaço no grid.
O início da temporada foi desafiador por conta da classificação, o objetivo da AlphaTauri era levar os dois carros ao Q3, o resultado começou a aparecer conforme a temporada se encaminhava para o final.
A vitória nada esperada de Pierre Gasly no GP da Itália trouxe o folego que o time precisava, 25 pontos fizeram diferença naquele momento, naquela ocasião, Daniil Kvyat também esteve na zona de pontuação. Depois da corrida na Itália a AlphaTauri começou a pontuar com mais regularidade e pode contar com posições melhores no grid, por consequência mais pontos também apareceram.
Sobre as questões da temporada, as preocupações com o motor ficaram mais com a Red Bull, a unidade de potência da Honda impulsionou a AlphaTauri de forma brilhante em 2020. Trocas de componentes foram necessárias, mas nada comparado ao que a Toro Rosso viveu na fase de adaptação do motor.
Se fosse para perder a noite de sono com algo, era melhor a AlphaTauri se preocupar com os pneus fornecidos pela Pirelli, pois durante o GP da Áustria, Kvyat abandonou após o pneu estourar; o mesmo voltou a acontecer no GP da Inglaterra com o russo.
Outros problemas como falta de ritmo, problema com a troca de marchas ou no sistema de tração, foram pontuais.
Pierre Gasly e Daniil Kvyat
Livre da pressão por novas trocas, podendo se concentrar apenas no seu trabalho, Pierre Gasly conseguiu uma temporada sólida e de fato mostrou um bom trabalho. O francês levou a AlphaTauri diversas vezes para o Q3 e neste quesito teve um desempenho melhor que o obtido por Daniil Kvyat.
Conforme a equipe avançava em classificação, resultados melhores na corrida eram esperados. A vitória de Pierre Gasly apareceu com a AlphaTauri, após conquistar um pódio no GP do Brasil de 2019, claro que a confiança do piloto teve um up. Gasly foi muito elogiado, pelos resultados na temporada e permanece no time por mais um ano.
A Red Bull optou por contratar Sergio Pérez, para ocupar o assento de Alexander Albon. Com o desempenho ruim do tailandês, algumas pessoas acreditaram que a hora de Gasly retornar para o time principal havia chegado, mas fizeram a escolha sábia por manter o francês da AlphaTauri enquanto ele está desempenhando um bom trabalho com a equipe. Sem ocasionar trocas mais bruscas que poderiam levar o francês a mais uma queda.
Por outro lado, Daniil Kvyat obteve uma melhora nos resultados de classificação, próximo ao final da temporada, superando o companheiro de equipe em alguns momentos. A disputa na classificação gerou um equilíbrio internamente, mas nos resultados de corrida, Kvyat deixou um pouco a desejar. Levou um pouco mais de tempo para começar a pontuar com regularidade, onde a AlphaTauri contava apenas com um carro entre os dez. Pierre Gasly esteve na zona de pontuação dez vezes em 2020, enquanto Kvyat apareceu apenas sete vezes.
A AlphaTauri optou por dar o assento de Kvyat para Yuki Tsunoda, buscando um piloto da base que se mostra aguerrido, apresentou boa interação com o time e consegue passar bons feedbacks. O japonês é uma esperança futura para a própria Red Bull.
Desta forma, o objetivo da AlphaTauri para 2020 se assemelha um pouco aos objetivos da Red Bull, eles querem ser constantes na zona de pontuação, entrar na briga e desafiar os outros times. O carro deve vir com mais atualizações, para ficar mais próximo ao carro da Red Bull.
Leia Mais:
Yuki Tsunoda é confirmado na AlphaTauri para disputar a temporada 2021 da F1
+ Pérez permanece na F1, o mexicano vai disputar a próxima temporada com a Red Bull
+ AlphaTauri confirma Pierre Gasly para a temporada de 2021
+ AlphaTauri troca câmbio de Kvyat e perde cinco posições no GP da Inglaterra