Alguns enfrentamentos durante a corrida ocorrem quando os pilotos tentam realizar uma ultrapassagem, uma corrida consiste na luta por posições, vencer o adversário. Conforme o campeonato vai andando, os pilotos acabam analisando as disputas e decidem qual vale travar ou não em pista. Com um pouco mais de experiência conhecem o estilo do adversário, sabem quais disputas podem gerar perdas.
Uma corrida cria vários pontos de vista sobre incidentes ou destaques, move torcidas, inflama debates, mas a verdade é que quando a gente liga a tv para ver uma corrida, queremos ver disputa, ultrapassagem, tentativas. É por isso que corridas onde um trenzinho se forma e nada acontece são desagradáveis para os fãs – tudo bem que a gente vê mesmo assim!
Dito isso, na Itália tivemos dois incidentes que chamaram a atenção e que geraram punições para os pilotos envolvidos.
Na primeira volta, entre as curvas 4 e 5 (Variante Roggia) Antonio Giovinazzi escapou do traçado ideal, o piloto que já tinha ultrapassado Carlos Sainz foi tocado pelo adversário. Giovinazzi roda, danifica a asa dianteira e retorna para os boxes se arrastando, precisando realizar reparos no carro.
Os comissários avaliaram que a forma como Giovinazzi retornou para a pista foi insegura, penalizaram o piloto com cinco segundos, além da perda de 1 ponto na superlicença. Em minha análise, não acredito que o piloto da Alfa Romeo deveria ser penalizado, vejo como um incidente de corrida e que poderia ter ocorrido justamente por ser a primeira volta da corrida onde o pelotão está todo agrupado.
Pelo circuito, algumas áreas têm a determinação correta de como voltar para a pista, mas Giovinazzi passou por cima das lombadas (que estão alí para conter os pilotos) e era o meio que ele tinha para retornar para a pista. Os comissários costumam ser mais brandos na aplicação de punições que ocorrem durante a primeira volta, mas desta vez não foi o caso.
Obviamente o incidente mais polêmico não foi o que envolveu Giovinazzi e Sainz, afinal, esses dois se quer estão disputando Campeonato entre eles, mas foi aquele entre Lewis Hamilton e Max Verstappen.
Os comissários puniram Max Verstappen com a perda de três posições no grid de largada do GP da Rússia, pois o piloto não permaneceu na corrida. Em Silverstone, naquele lance onde Hamilton e Verstappen se tocaram, o inglês recebeu 10 segundos de punição – são punições equivalentes previstas pelas regras.
A meu ver, se puniram Hamilton em Silverstone, neste incidente Verstappen também deveria receber uma punição. Neste caso o piloto da Red Bull foi considerado o culpado, os comissários entenderam que ele não tinha vantagem na manobra e deveria ter deixado espaço em pista para Hamilton.
The moment of impact between Hamilton and Verstappen 👀#BritishGP 🇬🇧 #F1 pic.twitter.com/kxbV5xPYPt
— Formula 1 (@F1) July 18, 2021
No entanto, nos dois casos, acho que não teria punido nenhum dos dois, incidente de corrida pois os dois tiveram sua parcialidade de culpa na manobra, é até complicado avaliar quem teve mais. Neste momento a gente sabe que eles estão batalhando ponto por ponto, a cada corrida os ânimos entre os dois pilotos ficam mais exaltados.
Lewis Hamilton nos últimos anos é um dos pilotos mais limpos em ultrapassagem, ele sabe medir a distância e as consequências. Por outro lado, principalmente pelo início da sua carreira na Fórmula 1, Max Verstappen não é conhecido pela mesma cordialidade. Agora que está com chances de ganhar o seu primeiro título, certamente as emoções estão ainda mais afloradas, não querendo dar margens para o adversário conquistar mais pontos.
E da forma como os dois toques ocorreram, os pilotos não tinham como desaparecer da situação. Uma avaliação antes cairia bem, mas quando abaixa a viseira o bom senso acaba desaparecendo. A gente do sofá de casa avalia várias câmeras, lê outros relatos, conversa com as pessoas, mas já tomou muita decisão ruim de cabeça quente.
A Red Bull devolveu Max Verstappen para a pista depois de um pit-stop desastroso, o holandês caiu para o meio do pelotão. Enquanto a Mercedes optou por parar Lewis Hamilton quando ele tinha assumido a liderança da corrida, naquele momento nem pareceu muito sensato, já que o piloto tinha largado de pneus duros.
LEIA MAIS: Raio-X do GP da Itália – McLaren conquista vitória com Daniel Ricciardo
A meu ver, a parcialidade de culpa está no fato em que a Mercedes devolveu Hamilton em uma situação que não era favorável para o time no tráfego intenso, se já estava difícil para Hamilton obter posições, naquela situação seria ainda mais complicado.
A culpa de Max está em não ter se atentado a volta que o adversário estava, Hamilton tinha os pneus frios, por sua vez, o holandês poderia ter arriscado a ultrapassagem alguns metros depois. Mas acredito que por estar atento sobre a desvantagem que a Red Bull tinha na pista, o holandês foi para o tudo ou nada, a batida ocorreu e os dois abandonaram.
Another hugely dramatic moment in the Verstappen/Hamilton title battle 💥😮#ItalianGP 🇮🇹 #F1 pic.twitter.com/P4J4bN6wX2
— Formula 1 (@F1) September 12, 2021
De certa forma, os comissários mantiveram o peso da punição e isso foi bom. Gostaria que se ocorrer incidente futuros, possam manter a avaliação, pois quando acabam dando algo diferente, gera margem para outras discussões.
Para os próximos eventos que estão por vir, não duvido que novos toques entre Hamilton e Verstappen possam acontecer, o título de pilotos acaba trazendo muito prestígio para os pilotos envolvidos. Hamilton pode obter o oitavo título, enquanto Verstappen teria o primeiro, depois de anos de dominância da Mercedes.
Quais próximos incidentes de corrida a gente deve falar?
Outro ângulo da batida entre Verstappen e Hamilton, com uma câmera 360°
A dramatic new angle on the Hamilton/Verstappen collision#ItalianGP 🇮🇹 #F1 pic.twitter.com/PvN2KGUbbi
— Formula 1 (@F1) September 14, 2021