O e-Prix da Cidade do México foi disputado neste último sábado, a prova contou com vitória de Oliver Rowland que superou o favoritismo da Porsche.
Na classificação, Pascal Wehrlein e Antonio Felix da Costa disputaram a pole, com o piloto alemão garantindo a oportunidade de começar mais uma prova no México na liderança. No entanto, o piloto da Nissan, mesmo após um deslize no começo da corrida, conseguiu cruzar a linha de chegada na liderança.
Quando a prova se encaminhava para o final, Rowland conseguiu uma vantagem, fez o uso do seu segundo modo ataque. O Safety Car quase estragou as suas chances, mas quando a corrida foi liberada para o seu ritmo normal na volta 31, o competidor aproveitou o último minuto de potência extra para ultrapassar Jake Dennis (Andretti), Wehrlein e o líder Da Costa.
A prova foi marcada por várias ultrapassagens, assim como seu trecho final, depois que o pelotão foi reagrupado pela presença do Safety Car.
Embora os pilotos da Porsche contassem com um pouco mais de energia que Rowland, não conseguiram usar esse benefício ao seu favor, desta forma o duelo ficou entre os companheiros de equipe, para definir quem seria o segundo colocado. Da Costa levou a melhor, celebrando o pódio na segunda posição.
Dennis ficou um tanto frustrado com o resultado, já que brigou pelo pódio, além de ser o líder da corrida após a primeira rodada de utilização do Moto Ataque, mas foi apenas o quarto colocado na bandeirada. A dupla da DS Penske apareceu na quinta e sexta posição, com Jean-Eric Vergne e Maximilian Günther, pois os pilotos usaram uma estratégia semelhante a de Rowland com o Modo Ataque para obter o resultado.
Stoffel Vandoorne faturou a sétima posição, acompanhado por Nico Müller da Andretti e Taylor Barnard da McLaren.
Com uma prova bem movimentada, Da Costa assume a liderança do campeonato de pilotos, com 37 pontos, contra 25 de Rowland, 25 de Mitch Evans e 21 de Pascal Wehrlein. Barnard foi empurrado para a quinta posição, com 15 pontos.
Saiba como foi o e-Prix do México
O e-Prix do México começou com Pascal Wehrlein assumindo a liderança na apertada Curva 1, enquanto os seis primeiros mantiveram posições semelhantes às da largada, com exceção de Mitch Evans (Jaguar), que caiu para sétimo. Oliver Rowland (Nissan) aproveitou a oportunidade para ultrapassar Jean-Éric Vergne (DS Penske) e garantir o terceiro lugar logo na segunda volta.
Durante o terceiro giro, Taylor Barnard (McLaren) foi o primeiro a fazer a ativação do Modo Ataque, fazendo o uso da potência extra, para melhorar as chances de ultrapassagem. Enquanto isso, Wehrlein e seu companheiro da Porsche, António Félix da Costa, lideravam o pelotão, seguidos por Rowland, Vergne e Jake Dennis (Andretti).
Na nona volta, nenhum dos nove primeiros colocados fez as honras de usar o Modo Ataque, enquanto o pelotão que estava um pouco mais atrás, já trabalhava as suas estratégias.
Foi apenas na volta seguinte, Nico Müller se aventurou no Modo Ataque, abandonando a oitava posição, para ser o décimo colocado. A Andretti então fez um trabalho de equipe, apostando em táticas inteligentes para beneficiar Dennis, que se manteve entre os cinco primeiros e poderia batalhar pela vitória, fazendo a ultrapassagem em Vergne e pressionando Rowland na sequêcia.
Na volta 15, Dennis usou o restante do seu primeiro Modo Ataque de forma estratégica para assumir a liderança, enquanto da Costa sacrificava posições para segurar os adversários. A disputa ficou acirrada quando o bom português retomou a ponta na volta 19, aproveitando seu impulso de potência para ultrapassar Dennis e outros competidores.
Com a corrida entrando no seu clímax, os pilotos passaram a trabalhar a segunda ativação do Modo Ataque, Dennis era o líder, mas precisou lidar com Da Costa, enquanto o português retornava para a primeira posição, com o Modo Ataque ativado.
A corrida seguiu, mas o Safety Car pintou na pista neutralizando a prova, a dupla da DS Penske, assim como Rowland tinham ativado o Modo Ataque, para ter mais seis minutos de potência extra, mas se depararam dom David Backmann da Cupra parado no Foro Sol.
A corrida voltou ao seu ritmo normal no giro 31, já que as coisas conseguiram ser resolvidas rapidamente, desta forma Rowland tinha um minuto de Modo Ataque para usar a potência extra e desafiar Dennis pela vitória. A manobra foi impressionante e o piloto da Nissan tomou a ponta para não perder mais.
Mesmo sob pressão dos Porsches de da Costa e Wehrlein, Rowland manteve a liderança até o final, garantindo uma vitória emocionante no circuito de Hermanos Rodríguez.
What a race 😮💨@OliverRowland1 leads home the TAG Heuer Porsche duo at the @Hankook_Sport #MexicoCityEPrix following an incredible race at the Autódromo Hermanos Rodriguez! 🇲🇽
— Formula E (@FIAFormulaE) January 11, 2025
New Championship leader 👑
Here’s how our drivers, teams, and manufacturers’ standings are looking after the @Hankook_Sport #MexicoCityEPrix 👇
— Formula E (@FIAFormulaE) January 12, 2025
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.