Em meados de julho, quando o relacionamento de Esteban Ocon com a Alpine já tinha azedado e se saiba de sua saída do time ao final da temporada 2024, o nome do competidor passou a ser ventilado para assumir uma vaga na Williams.
O francês buscava um novo time, enquanto a equipe de Grove estava lidando com Logan Sargeant que não conseguia entregar resultados e tinha a vaga ameaçada.
Na época, Ocon de fato fez uma visita à fábrica da Williams, pois a equipe procurou o francês para que ele substituísse Sargeant pelo restante da temporada.
A visita de Ocon em Grove não passou desapercebida pela Alpine, pois se descobriu que o carro guiado pelo francês continha um rastreador. O carro em questão, era um empréstimo da empresa e eles contêm localização por GPS.
“Ele esteve em Enstone antes da corrida de Silverstone e nessa altura conduzia um Alpine que lhe foi emprestado como carro da empresa”, disse Marcin Budkowski, ex-Alpine ao Viaplay Poland. “Mas estes carros têm rastreamento por GPS. O Alpine ficou estacionado no estacionamento da Williams durante cinco horas durante a estadia de Esteban na Grã-Bretanha, e foi assim que todos na Alpine descobriu que Esteban passou meio dia lá. Acho que [ele não sabia]. Mas sejamos realistas, a equipe não prolongou o seu contrato, por isso ele podia falar com outras equipas. É uma situação engraçada que acabou descobrindo-se assim.”
O piloto chegou até a fábrica da Alpine guiando o A110 da marca e pelo período que o carro ficou estacionado, descobriu-se que Ocon tinha realiza o molde de assento com a Williams – o francês não tinha comunicado essa movimentação ao time que ainda representava.
A vista de Ocon aconteceu antes do GP da Inglaterra, a operação de transferência de Ocon para a Williams parecia de grande interesse, já que seria possível preparar Jack Doohan para o próximo ano ou até ter um tempo maior para pensar em um outro competidor para substituir Ocon em definitivo, no entanto, a mudança foi bloqueada.
Bruno Famin que ainda atuava como chefe de equipe da Alpine, vetou a alteração, já que a Williams era a equipe que estava duelando diretamente com o time francês no mundial de construtores. Como a posição no campeonato influência o prêmio que cada uma das equipes recebe no final da temporada, acharam que não era viável entregar o competidor de bandeja.
Na época que se falava sobre a mudança, a Alpine ocupava a oitava posição do campeonato, somando apenas 9 pontos, contra 4 obtidos pelo time de Grove.
Com a temporada 2024 encerrada, a Alpine ficou com a sexta posição do campeonato, somando 65 pontos, contra 58 da Haas, 46 da Racing Bulls e 17 da Williams.
No fim Ocon foi contratado pela Haas, deixando a Alpine antes do encerramento da temporada, já que não disputou o GP de Abu Dhabi. Na Williams, a equipe optou por ter Franco Colapinto nas últimas 9 corridas do campeonato, guiando o carro de Sargeant, enquanto contratou Carlos Sainz para a temporada 2025.
Após a polêmica sobre o rastreador no carro de rua usado pelo piloto, Ocon fez a troca do veículo. Em janeiro de 2025, o piloto divulgou que havia comprado um Ferrari 296 GTB.
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