Nesta quarta-feira (31) a Alpine confirmou a contratação de Oliver Oakes para assumir a função de chefe de equipe, cargo que sofreu alteração após o GP da Bélgica, quando o time confirmou a substituição de Bruno Famin.
A Alpine segue fazendo mudanças e isso não é novidade para ninguém. Nos últimos anos foram vários períodos de reestruturação, com alterações na parte técnica e também dos chefes de equipe colocados em posto de liderança para guiar a equipe.
No entanto, a substituição de Bruno Famin era a mais esperada. Famin se tornou chefe de equipe depois que a Alpine optou por demitir Otmar Szafnauer, no GP da Bélgica de 2023. Famin ocuparia o cargo temporariamente, até que fosse encontrado um novo chefe de equipe para o time. A mudança não aconteceu e para 2024 ele seguiu a frete da equipe.
Com a chegada de Flavio Briatore, como conselheiro da equipe, as peças dentro da Alpine mais uma vez começaram a se mover. A própria confirmação de Oakes, onde Briatore é citado, deixa claro que ele não é apenas uma pessoa com fins de consulta na equipe, ele realmente está sendo extremamente participativo (como já se imaginava).
“Estou muito feliz por termos conseguido recrutar Oli Oakes para o nosso projeto de Fórmula 1. Oli é muito talentoso, com um ótimo histórico de liderança e sucessos em corridas. Sua mudança para essa função é um ótimo exemplo de força e de crença que temos em nossa equipe e por pessoas jovens e promissoras e estou animado para trabalhar em estreita colaboração com ele com um foco conjunto em subir ao grid e vencer corridas”, afirmou Briatore.
Famin deixará o posto de chefe de equipe ao final de agosto, para se concentrar em outras atividades do Grupo Renault em Viry-Chatillon.
Oliver Oakes tem experiência de um ex-piloto e já participou da academia de jovens pilotos da Red Bull. Após competir em kart e corridas de monologares no início de 2000, trouxe uma boa experiência para fundar a Hitech Grand Prix em 2015, sendo um time importante para compor a base do automobilismo.
“É um prazer receber Oli na equipe e que ele se torne um dos mais jovens chefes de equipe que esse esporte já viu. Essa equipe está sendo construída para o sucesso e isso é destacado pela nomeação de Oli para uma função sênior. Estamos ansiosos para aproveitar seu entusiasmo, energia e paixão por corridas e concretizar essa mentalidade em toda a equipe”, comentou Luca de Meo, CEO da Alpine.
Oakes assumirá o cargo no retorno das férias da Fórmula 1, após a conclusão das férias de verão e se reportará a Luca de Meo. Aos 36 anos, o britânico se torna o segundo chefe de equipe mais jovem na história da categoria.
“Sou extremamente grato a Luca de Meo e Flavio Briatore por esta oportunidade de liderar a Alpine de volta à competitividade. A equipe tem pessoas talentosas e excelentes recursos em um núcleo, e estou confiante de que podemos realizar muito juntos durante o restante desta temporada e a longo prazo. Estou ansioso para começar depois das férias de verão”, celebrou Oaekes.
Famin tem pela frente colaborar nessa transição de Viry, trabalhando diretamente com as pessoas neste momento que a Alpine está rumando para não utilizar mais os seus motores e se tornar uma equipe cliente.
Com a confirmação de Oakes que se tornou uma prioridade, a equipe ainda precisa definir quem será o companheiro de equipe de Pierre Gasly em 2024. Provavelmente essa não será uma escolha de Oakes, partindo como uma escolha o escalão da Alpine.
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.