AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Oliver Oakes assume o cargo de chefe de equipe na cadeira elétrica da Alpine

Como apontavam os últimos rumores, o líder da Hitech na F2 e F3 assumirá o cargo de chefe de equipe da Alpine, liderando o time a partir do final de agosto

Nesta quarta-feira (31) a Alpine confirmou a contratação de Oliver Oakes para assumir a função de chefe de equipe, cargo que sofreu alteração após o GP da Bélgica, quando o time confirmou a substituição de Bruno Famin.

A Alpine segue fazendo mudanças e isso não é novidade para ninguém. Nos últimos anos foram vários períodos de reestruturação, com alterações na parte técnica e também dos chefes de equipe colocados em posto de liderança para guiar a equipe.

No entanto, a substituição de Bruno Famin era a mais esperada. Famin se tornou chefe de equipe depois que a Alpine optou por demitir Otmar Szafnauer, no GP da Bélgica de 2023. Famin ocuparia o cargo temporariamente, até que fosse encontrado um novo chefe de equipe para o time. A mudança não aconteceu e para 2024 ele seguiu a frete da equipe.

Com a chegada de Flavio Briatore, como conselheiro da equipe, as peças dentro da Alpine mais uma vez começaram a se mover. A própria confirmação de Oakes, onde Briatore é citado, deixa claro que ele não é apenas uma pessoa com fins de consulta na equipe, ele realmente está sendo extremamente participativo (como já se imaginava).

“Estou muito feliz por termos conseguido recrutar Oli Oakes para o nosso projeto de Fórmula 1. Oli é muito talentoso, com um ótimo histórico de liderança e sucessos em corridas. Sua mudança para essa função é um ótimo exemplo de força e de crença que temos em nossa equipe e por pessoas jovens e promissoras e estou animado para trabalhar em estreita colaboração com ele com um foco conjunto em subir ao grid e vencer corridas”, afirmou Briatore.

Oliver Oakes e Flavio Briatore – Foto: reprodução Alpine

Famin deixará o posto de chefe de equipe ao final de agosto, para se concentrar em outras atividades do Grupo Renault em Viry-Chatillon.

Oliver Oakes tem experiência de um ex-piloto e já participou da academia de jovens pilotos da Red Bull. Após competir em kart e corridas de monologares no início de 2000, trouxe uma boa experiência para fundar a Hitech Grand Prix em 2015, sendo um time importante para compor a base do automobilismo.

“É um prazer receber Oli na equipe e que ele se torne um dos mais jovens chefes de equipe que esse esporte já viu. Essa equipe está sendo construída para o sucesso e isso é destacado pela nomeação de Oli para uma função sênior. Estamos ansiosos para aproveitar seu entusiasmo, energia e paixão por corridas e concretizar essa mentalidade em toda a equipe”, comentou Luca de Meo, CEO da Alpine.

Oakes assumirá o cargo no retorno das férias da Fórmula 1, após a conclusão das férias de verão e se reportará a Luca de Meo. Aos 36 anos, o britânico se torna o segundo chefe de equipe mais jovem na história da categoria.

“Sou extremamente grato a Luca de Meo e Flavio Briatore por esta oportunidade de liderar a Alpine de volta à competitividade. A equipe tem pessoas talentosas e excelentes recursos em um núcleo, e estou confiante de que podemos realizar muito juntos durante o restante desta temporada e a longo prazo. Estou ansioso para começar depois das férias de verão”, celebrou Oaekes.

Famin tem pela frente colaborar nessa transição de Viry, trabalhando diretamente com as pessoas neste momento que a Alpine está rumando para não utilizar mais os seus motores e se tornar uma equipe cliente.

Com a confirmação de Oakes que se tornou uma prioridade, a equipe ainda precisa definir quem será o companheiro de equipe de Pierre Gasly em 2024. Provavelmente essa não será uma escolha de Oakes, partindo como uma escolha o escalão da Alpine.


O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo