Desde sua fundação modesta em Milão no ano de 1900, a Isotta Fraschini conquistou um lugar distinto no universo do luxo automotivo italiano, transcendendo fronteiras geográficas e temporais. Com uma fusão única de artesanato meticuloso, inovação técnica e design elegante, a marca firmou-se como uma das mais respeitadas e desejadas ao redor do globo.
Ao longo de sua rica história, a Isotta Fraschini não apenas estabeleceu padrões de excelência, mas também deixou uma marca indelével na indústria automotiva, representando o eterno espírito italiano pela beleza e desempenho.
Uma vez símbolo de prestígio e luxo nas primeiras décadas do século 20, transportando líderes religiosos, monarcas e estrelas de cinema, a Isotta Fraschini agora ressurge fiel ao seu espírito original. De volta às ruas está o modelo Tipo 6 LMH Strada, uma máquina que emana exclusividade e poder, pronta para acelerar nas pistas e impressionar os entusiastas de automobilismo.
A História da Montadora Isotta Fraschini: Elegância Italiana em Movimento
Fundada em 1900 por Cesare Isotta e Vincenzo Fraschini, em Milão, Itália, a Isotta Fraschini rapidamente se tornou uma das marcas mais reconhecidas e respeitadas no mundo automotivo. Seu legado é marcado por uma combinação única de artesanato, inovação técnica e design sofisticado.
Os Primeiros Passos
Os visionários Cesare Isotta e Vincenzo Fraschini estabeleceram a empresa com o propósito de criar carros de luxo e motores marítimos. Desde o início, a Isotta Fraschini destacou-se pela qualidade superior de seus produtos. Seus primeiros automóveis eram notáveis não apenas por sua potência e desempenho, mas também por seu requinte e estilo.
Inovação e Prestígio
Nos anos seguintes, a Isotta Fraschini continuou a inovar, lançando modelos que estabeleceram novos padrões de excelência na indústria automobilística. Em 1907, o modelo Isotta Fraschini Tipo D foi pioneiro ao apresentar um motor de seis cilindros em linha, representando um avanço significativo para a época.
O Apogeu do Luxo
Durante as décadas de 1920 e 1930, a Isotta Fraschini atingiu seu ápice, produzindo alguns dos carros mais luxuosos e elegantes do mundo. Suas criações eram frequentemente encomendadas por aristocratas, líderes mundiais e celebridades, solidificando a reputação da marca como um símbolo definitivo de status e sofisticação.
O Impacto da Guerra e a Diversificação
No entanto, como muitas outras montadoras, a Isotta Fraschini foi afetada pela Segunda Guerra Mundial, interrompendo temporariamente a produção de seus automóveis de luxo. Após o conflito, a empresa diversificou suas atividades, expandindo-se para a fabricação de motores para navios, trens e aeronaves, mantendo sua reputação de excelência técnica.
Legado Duradouro
Apesar dos desafios enfrentados ao longo de sua história, a Isotta Fraschini deixou um legado duradouro na indústria automotiva. Seus carros continuam a ser altamente valorizados por colecionadores e entusiastas de veículos clássicos, refletindo a beleza atemporal e a qualidade excepcional que sempre foram características da marca.
O Renascimento Moderno
Embora a produção de automóveis pela Isotta Fraschini tenha cessado décadas atrás, a marca não foi esquecida. No início do século XXI, esforços foram feitos para reviver a marca, com projetos para lançar novos modelos inspirados no legado de elegância e inovação da empresa. Estes esforços visam capturar a essência da Isotta Fraschini para uma nova geração de entusiastas de carros de luxo.
Tipo 6 LMH Strada
O Tipo 6 LMH Strada é um hypercar baseado no LMH Competizione, com o qual a fábrica italiana competirá no Mundial de Endurance 2024, na categoria principal de protótipos. Este modelo excepcional apresenta um chassi monocoque em fibra de carbono, envolvido por uma carroceria também em fibra de carbono, projetada para máxima eficiência aerodinâmica.
Sob o capô, encontra-se um motor V6 3.0 turbo, originário da HWA/Mercedes, trabalhando em conjunto com uma unidade híbrida montada no eixo dianteiro, proporcionando tração integral quando ativada. Com impressionantes 1.020 cavalos de potência, este esportivo atinge uma velocidade final de 370 km/h, sem as restrições técnicas do regulamento do Mundial de Endurance, e pesando menos de uma tonelada.
O câmbio, freios e suspensões são os mesmos da versão de competição, enquanto uma câmera na parte traseira substitui o retrovisor. Visualmente, a principal diferença em relação ao Tipo 6 LMH Competizione é a ausência da asa traseira, substituída por um elemento aerodinâmico menor.
O projeto e a construção ficam a cargo da Michelotto, uma parceira técnica da Ferrari por muitos anos, responsável pela fabricação das versões de competição dos modelos GT da scuderia.
Este nível de exclusividade e desempenho, naturalmente, tem seu preço, acessível apenas para poucos privilegiados, a partir de 3,25 milhões de euros (cerca de R$ 17,3 milhões), podendo aumentar com opções de personalização. Além disso, o cockpit deste veículo oferece espaço apenas para o motorista, sem qualquer concessão ao conforto, refletindo sua essência de pista e desempenho extremo.