Desde o início da semana, fala-se apenas de Lewis Hamilton. O heptacampeão apareceu pela primeira vez publicamente à Maranello, dando início a jornada com a nova equipe. Nesta quarta-feira (22) foi o dia de completar as suas primeiras voltas guiando um carro da Ferrari.
A equipe reservou três dias de pista, para ter uma margem para a realização do teste com Hamilton. O britânico invadiu o traçado de Fiorano pela primeira vez às 19h16.
O clima não era dos melhores, uma camada expeça de neblina acompanhou o piloto, mas o competidor realizou a volta de instalação com o SF-23. Os pneus de chuva intensa estavam instalados no carro usado pela equipe em 2023. A atividade era acompanhada de perto pelo chefe de equipe da Ferrari, Frédéric Vasseur e seu vice, Jerome d’Ambrosio.
As condições de pista enfrentadas por Hamilton em sua primeira aparição com a Ferrari, foi comparada ao teste realizado por Michael Schumacher em 16 de novembro de 1995.
Stepping into a new era 👊
Lewis Hamilton takes his first lap in a Ferrari! pic.twitter.com/LCOws2haSn
— Scuderia Ferrari HP (@ScuderiaFerrari) January 22, 2025
Por conta das condições de pista úmida e o nevoeiro, Hamilton foi obrigado a fazer uma volta lenta; o competidor também estava se ambientando ao motor do carro e as especificidades do equipamento, já que é tudo novo para ele, nesta mudança de equipe.
Membros da família de Hamilton também estiveram presentes nos boxes da equipe, para acompanhar esse seu primeiro momento com a Ferrari. Ao seguir para a pista, Hamilton estava em contato com o seu engenheiro de corrida, Riccardo Adami pelo rádio.
Ao longo do tempo e passou em pista, Hamilton também reservou um momento para cumprimentar os fãs e os presentes em Fiorano, que decidiram acompanhar esse momento histórico.
Hamilton completou a volta de instalação e retornou aos boxes, enquanto se preparava para uma nova saída. Quando ganhou a pista novamente, completou cerca de 10 giros, conseguindo um ritmo melhor, o piloto também aproveitou o momento para fazer um teste de largada.
“Tive a sorte de ter muitas estreias na minha carreira, do primeiro teste à primeira corrida, pódio, vitória e campeonato, então não tinha certeza de quantas mais estreias eu teria, mas dirigir um carro da Scuderia Ferrari pela primeira vez esta manhã foi uma das melhores sensações da minha vida. Quando liguei o carro e fui até a porta dos boxes, eu tinha o maior sorriso no rosto. Isso me lembrou da primeira vez que testei um carro de Fórmula 1, foi um momento tão emocionante e especial, e aqui estou, quase vinte anos depois, sentindo essas emoções novamente”, relatou Hamilton sobre a sua primeira sessão com a Ferrari.
“Eu já sabia de fora o quão apaixonada a família Ferrari é, de todos na equipe aos Tifosi! Mas testemunhar isso em primeira mão como piloto da Ferrari tem sido inspirador. Essa paixão corre em suas veias e você não pode deixar de se revigorar com isso. Sou muito grato pelo amor que senti de todos em Maranello esta semana, temos muito trabalho a fazer, mas mal posso esperar para começar.”
Com o clima instável, a pista voltou a ficar úmida por conta da chuva. A Ferrari ainda instalou para o piloto um jogo de pneus duros, sendo o momento que ele travou os pneus.
Os stints foram realizados em cerca de 10 voltas cada, contribuindo para que o piloto adquira quilometragem. Foram completadas 30 voltas, o equivalente a 89 quilômetros na pista de Fiorano, mas Lewis demonstrou que poderia fazer muito mais, se não fossem as limitações impostas aos testes com carros anteriores (TPC) para os pilotos titulares.
Após Hamilton cumprir o cronograma, mais uma vez o piloto foi atender alguns fãs e agradecer ao comparecimento dos torcedores.
Para a Ferrari, ainda tinha mais tempo de pista reservado. Charles Leclerc assumiu o carro para fazer os seus testes, sua saída para a pista aconteceu às 13h32. O monegasco teve apenas um gostinho, completando 14 voltas, o equivalente a 42 quilômetros. O piloto monegasco aproveitou o momento para fazer alguns zerinhos para o público quando concluía a sua atividade.
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.