Assim como Valterri Bottas na terça-feira, a Mercedes liderou o último dia de testes da Fórmula 1 em Barcelona, realizados nesta quarta (15). Nikita Mazepin da F2, liderou a sessão com 1:15:775, com os compostos C5 (faixa vermelha). O russo somou a maior quilometragem, completando 128 giros.
Mazepin cometeu um erro no final da manhã, quando encalhou o carro na brita na curva 12, causando a terceira bandeira vermelha do dia, mas conseguiu retornou a tarde para a pista, dando sequência as suas atividades.
Mazepin spun at turn 12 and stopped just short of the barriers. Doesn’t look damaged, just a lot of gravel for @MercedesAMGF1 to remove during the lunch break #F1Testing 🏎🇪🇸 pic.twitter.com/maBBbzxofp
— Marc T (@F1Tricky) May 15, 2019
Alexander Albon pela Toro Rosso, ficou com a segunda posição ao anotar 1:17:079, com os C4 (faixa vermelha). O tailandês foi o responsável pela sessão encerrar nove minutos mais cedo, pois provocou uma bandeira vermelha quando parou na curva 10 e sem tempo hábil, o segundo dia de testes não pode ser reestabelecido.
Antes de Albon fechar a volta, a Ferrari detinha a segunda posição, com Antonio Fuoco, piloto da academia Ferrari. O italiano foi empurrado para a terceira posição com 1:17:284, utilizando os C4.
Charles Leclerc que realizou testes para a Pirelli com os compostos da próxima temporada, teoricamente ficou com a quarta posição, anotando 1:17:349. Não existiu a possibilidade de identificar a goma utilizada.
Após uma terça-feira com problemas por conta da batida de Callum Ilot, Kimi Raikkonen quebrou a barreira das 100 voltas e fechou o seu melhor tempo, com os C5.
Jack Aitken substituiu Nico Hulkenberg na sessão de quarta e novamente a equipe ficou com a quilometragem baixa, mas deram prioridade para o teste de peças em desenvolvimento. Desta forma Aitken foi o sexto colocado.
Na Haas Kevin Magnussen foi o responsável por dar continuidade aos testes realizados com o novo pacote aerodinâmico instalado para a prova na Espanha. O dinamarquês ficou com a sétima posição à frente de Nick Yelloly que guiou o carro da Racing Point mais uma vez.
Além de Mazepin, Nicholas Latifi (9º) com a Williams, foi o responsável por provocar mais uma bandeira vermelha durante a manhã, ao ficar parado na saída do pit-lane. Dan Ticketum logo em seguida com a Red Bull estacionou na curva 10 e foi mais um com quilometragem baixa, completando 79 giros.
A McLaren dividiu a simulação com Oliver Turvey e Sergio Sette Câmara, com o primeiro completando 52 voltas, contra 19 do brasileiro. Câmara encerrou a sua atividade após a equipe confirmar 30 minutos depois que não retornaria para a atividade. Desta forma o time ocupou a última posição na tabela de tempos.
Barcel-over. That’s #F1testing done @Circuitcat_eng and here are the results from today #Fit4F1 👇 pic.twitter.com/PVZ8Apw4to
— Pirelli Motorsport (@pirellisport) May 15, 2019
Atividade Geral dos dois dias:
Mirror, mirror on the wall, who was the fastest of them all? You don’t need supernatural powers to find out: just a pair of eyes 👀 👇🏁@Circuitcat_eng #F1testing pic.twitter.com/Pi7d0KmSH6
— Pirelli Motorsport (@pirellisport) May 15, 2019