Após dominar o final de semana do Grande Prêmio da Espanha, a Mercedes voltou a ponta no primeiro de de testes coletivos da Fórmula 1. Valtteri Bottas anotou hoje (14) 1:15:511 com os compostos C5 (faixa vermelha).
A marca ficou próximo ao giro da pole, apesar de ter sido realizada com os compostos de goma mais macia disponível pela Pirelli, não foi a mesma utilizada no último sábado. Com a escolha do C5 para rodar hoje, acredita-se que a equipe esteja se preparando para o Grande Prêmio de Mônaco, onde a goma vai fazer a sua estreia na temporada.
Valtteri Bottas protagonizou um momento estranho no início da sessão, quando não calculou muito bem e acabou passando com o carro por um cone, que ficou enroscado na grade de aferição aerodinâmica.
Err, @MercedesAMGF1, should I tell him?! #F1 #F1Testing pic.twitter.com/Aok2jXAolq
— Chris Medland (@ChrisMedlandF1) May 14, 2019
O segundo mais rápido do dia, foi Charles Leclerc com a Ferrari, o monegasco utilizou os pneus C2 (faixa branca) e ficou separado de Bottas por 1s4. No entanto os dois completaram 131 voltas cada, a segunda maior marca em quilometragem, perdendo apenas para Nicholas Latifi na Williams (133 giros).
A Ferrari tinha dois carros na pista, Sebastian Vettel realizou os testes de pneus para a Pirelli, com compostos sem identificação da fabricante, mas que vão fazer parte da próxima temporada. O tempo do alemão, assim como o de Sergio Pérez não entraram na tabela de tempos regular.
Daniil Kvyat subiu para a terceira posição ao final da sessão, ao anotar 1:17:679 com os pneus C4 (faixa vermelha), seguido por Nico Hulkenberg da Renault com 1:18:051, com os C3 (faixa amarela) instalados.
A estreia de Callum Ilott não foi das melhores, o jovem piloto da F2 acabou batendo forte na curva 3, o incidente danificou significativamente o lado esquerdo do carro e os seus testes terminaram prematuramente, ocupando apenas a décima posição. Mesmo assim ficou a frente de Nicholas Latifi, atual líder do campeonato na F2.
Mas o inglês não foi o único a ter problemas, Pierre Gasly ficou parado na pista e mais tarde o francês confirmou que teve adversidade na transmissão e após passar pela chicane do circuito, sentiu alguma coisa quebrar e a Red Bull iniciou uma verificação. Gasly ficou com a quinta colocação e ainda com 118 giros na pista.
Carlos Sainz cumpriu o seu programa na manhã, passando o comando para Lando Norris a tarde. O espanhol fechou em sexto com o pneu C2, enquanto companheiro de equipe foi o nono com os compostos C3.
Pietro Fittipaldi realizou mais um dia de testes pela Haas e concluindo em sétimo, a frente de Nick Yelloly, que vai participar da sessão pelos dois dias com a Racing Point, concentrando no pacote de atualizações.
As equipes aproveitaram o dia para testarem peças novas e várias foram vistas com as grades de aferição aerodinâmica.
#F1Testing #Tuesday
📸LAT pic.twitter.com/gb8jwOM57Z— Laura🇬🇧 (@andersonlaura12) May 14, 2019
And that’s the end of #F1testing for today @Circuitcat_eng 🏁. Here’s everything you need to know. More of the same from 09.00 tomorrow. See you there!👇 pic.twitter.com/0WhwZdH19f
— Pirelli Motorsport (@pirellisport) May 14, 2019
Pietro Fittipaldi e Sette Câmara participam dos testes em Barcelona