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Munido por boas estratégia e performance, Wehrlein vence e-Prix de Londres

Com vitória na Corrida 1 de Londres, Wehrlein segue para a próxima etapa como líder do campeonato

Pascal Wehrlein venceu o e-Prix de Londres disputado neste sábado (20). O alemão contou com a melhor performance e estratégia, para surpreender Mitch Evans e não abandonar mais a liderança.

Enquanto os rivais usaram o Modo Ataque no começo da prova para se livrar da potência extra, Wehrlein aguardou um momento oportuno para contar com esse bônus. Após ultrapassar Evans, o piloto tentou estabelecer uma diferença confortável para o adversário, depois fez as duas ativações sem perder a liderança.

A Jaguar não tinha mais chances de brigar pela ponta, pois o desempenho de Wehrlein foi superior. Pensando no resultado geral, a equipe optou por manter o segundo lugar e os pontos oferecidos pela posição conquistada.

Sébastien Buemo faturou a terceira posição com a Envision, subindo ao pódio com os filhos para celebrar a conquista.

Tivemos novamente mais uma corrida no estilo de Londres, movimentada e com uma porção de acidentes. Antonio Felix da Costa esteve envolvido em um incidente que o tirou da pista, encerrando a sua sequência de três vitórias.

A Porsche se confirma como a campeã mundial no duelo de fabricantes, enquanto Pascal Wehrelin assume a liderança somando 180 pontos. Evans faturou 177 pontos, contra 173 de Nick Cassidy que era o líder até o início da etapa.

A Fórmula E retorna neste domingo para então definir quem será o campeão da 10ª temporada.

Saiba como foi o e-Prix de Londres da Fórmula E

O e-Prix de Londres será disputado em duas corridas, a primeira acontecendo nesse sábado. Mitch Evans faturou a pole depois de travar um duelo com Sébastien Buemi. Com menos de uma semana de intervalo, o suíço venceu as 6 Horas de São Paulo ao lado de Brendon Hartley e Ryo Hirakawa.

Sergio Sette Câmara foi punido por trocas realizadas em seu carro, o piloto ainda terá uma punição para cumprir em pista quando a prova for iniciada. Stoffel Vandoorne perdeu três posições no grid por atrapalhar Sacha Fenestraz durante a sessão classificatória.

Cassidy começou a corrida ocupando a décima sétima posição, pois o líder do campeonato não conseguiu fazer uma boa classificação como o companheiro de equipe.

Com a largada autorizada, Evans conseguiu se manter na ponta, acompanhado por Buemi. Os duelos eram acirrados no meio do pelotão, mesmo em um circuito tão apertado.

Robin Frijns foi exprimido por Jake Dennis e sobrou para Sam Bird, com o incidente acontecendo antes do final da primeira volta, com isso, a direção de prova ativou a entrada do Safety Car. Os dez primeiros eram: Evans, Buemi, Nato, Wehrlein, Vergne, Rowland, Da Costa, Dennis, Günther e De Vries. Müller solicitava uma verificação do pneu, pois acreditava que o composto estava furado, após ter travado um duelo com Mortara.

O ritmo normal da corrida foi reestabelecido na 5ª volta, neste momento os pilotos avançaram para o Modo Ataque, tentando se livrar da potência extra. Nick Cassidy cometeu um erro, a ativação falhou e com isso o piloto neozelandês perdeu um tempo crucial, quando tentava realizar uma corrida de recuperação.

Os duelos seguiram no meio do pelotão, Jake Dennis era o piloto que fazia uma corrida frenética, não medido as consequências das suas brigas. Jean-Eric Vergne também estava envolvido nas disputas.

Foi nestes duelos por posição que Rowland e Antonio Felix da Costa acabaram colidindo na última curva do circuito, fazendo com que os dois carros ficassem parados no trecho. O piloto da Nissan até conseguiu sair do conflito e retornar para a prova, mas a corrida estava acabada para Da Costa, assim como a sua tentativa de buscar o título em redenção ao início da temporada. O carro do piloto da Porsche ficou com a suspensão danificada.

Na volta 10 ocorreu a ultrapassagem de Buemi em Evans, para o piloto da Envision assumir a liderança. Enquanto Dennis estava envolvido em mais confusões, em um toque roda com roda em Cassidy.

Na ponta, Evans e Buemi avançaram para o Modo Ataque, retornando ainda à frente de Wehrlein. O piloto da Porsche tentava fazer a sua aproximação, mas mantinha a corrida sob controle.

Cassidy que estava no meio do pelotão e participando dos duelos, tocou na barreira de contenção em uma investida de ultrapassagem em Stoffel Vandoorne, mas conseguiu se livrar de consequências mais graves e permanecer brigando. O competidor também reclamou dos seus ‘beacons’ que não funcionavam como o adequado e levou Cassidy a perder novamente uma ativação de Modo Ataque.

Na liderança era a batalha de Wehrlein e Evans que chamava a atenção. Wehrlein partiu para a ativação do Modo Ataque e manteve a ponta. A briga entre os competidores se intensificou, com a Jaguar instruindo o seu piloto a acelerar um pouco mais para buscar o alemão.

Porém, cm a presença do Safety Car em pista, os competidores sabiam do risco de a prova ganhar algumas voltas adicionais. Evans esperou o momento da segunda ativação do Modo Ataque do adversário para tentar recuperar a ponta, mas a espera não surtiu efeito, pois o alemão tinha um desempenho superior.

Max Günther ultrapassou Evans, para obter o segundo lugar, mas na sequência um problema no câmbio fez o piloto da Maserati abandonar a prova. Com a prova chegando ao final, mais uma porção de incidentes ocorreu, Jehan Daruvala foi atingido por Vergne. Norman Nato e Sacha Fenestraz colidiram, aumentando a proporção dos destroços.

A direção de prova precisou alertar os pilotos de qual percurso seguir, arrumando as coisas para finalizar a prova.

Wehrlein cruzou a linha de chegada na liderança, faturando a sua terceira vitória do ano, para assumir a liderança do campeonato perto da decisão. Evans e Buemi completaram o pódio.

Resultado da Corrida 1 do e-Prix de Londres – Foto: reprodução Fórmula E
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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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