Neste domingo (28) na Bélgica, George Russell conquistou a sua terceira vitória na carreira e a segunda temporada 2024. O britânico acreditou na estratégia de apenas uma parada para encerrar a corrida, a escolha deu certo, pois mesmo com a aproximação de Lewis Hamilton nas últimas voltas e Oscar Piastri, o dono do carro #63 conseguiu se sustentar na liderança.
Hamilton tentou batalhar com o companheiro de equipe, perseguindo Russell de forma intensa nas últimas voltas e mesmo com pneus duros mais novos, a ultrapassagem não aconteceu.
Russell se torna o segundo piloto, além de Max Verstappen a contar com uma segunda vitória na temporada 2024. Os outros vencedores deste ano foi Carlos Sainz, Lando Norris, Charles Leclerc, Lewis Hamilton e Oscar Piastri. Verstappen não venceu a última prova na Espanha.
Oscar Piastri assistiu o duelo entre os pilotos da Mercedes de camarote, o australiano acreditava em uma ultrapassagem, mas o final da corrida não ocorreu como o esperado. A McLaren apresentou um bom ritmo no domingo, mas ficou devendo um pouco na largada, perdendo Lando Norris ainda nos primeiros metros.
Charles Leclerc que atuou como o pole da etapa, terminou a corrida apenas na quarta posição. A ultrapassagem sofrida por Hamilton no início da corrida, colocou Leclerc para se preocupar com os pilotos que estavam atrás. O piloto da Ferrari ainda conseguiu se defender dos ataques de Max Verstappen, para capitalizar um pouco mais de pontos.
Verstappen realizou uma corrida de recuperação, terminando o evento no quinto lugar, já que não conta mais com o mesmo tipo de carro das temporadas anteriores e do início do ano.
Lando Norris também participou da perseguição em Verstappen, mas não conseguiu a ultrapassagem no final da corrida, assim como ocorreu com Russell e Hamilton.
Carlos Sainz precisou se contar com o sétimo lugar, já que a estratégia de apenas uma parada para o espanhol deixaria o competidor muito vulnerável. Sergio Pérez após começar a corrida ocupando o segundo lugar, terminou a prova apenas como o oitavo colocado, mas conquistou o ponto da volta rápida.
Fernando Alonso obteve pontos para a Aston Martin, com o nono lugar conquistado, seguido por Esteban Ocon que faturou o décimo lugar com a Alpine.
A Fórmula 1 entra nas férias agora, retornando entre os dias 23 a 25 de agosto para a disputa do GP da Holanda.
Saiba como foi o GP da Bélgica
Após a classificação ser concluída, Charles Leclerc assumiu a pole, pois Max Verstappen recebeu uma punição. Nesta prova a Red Bull optou por trocar o motor de combustão interna (ICE) e com essa nova peça instalada, o holandês perdeu 10 posições no grid.
Yuki Tsunoda também foi punido por uma troca de motor, mas no seu caso a substituição foi completa, desta forma o piloto da Racing Bulls começou a corrida do final do pelotão.
Zhou Guanyu foi punido por atrapalhar Verstappen na classificação. O piloto da Sauber começou a corrida ocupando a décima nona posição.
Quando a corrida foi iniciada, a temperatura na pista estava na casa dos 40 °C, com 21 °C no ambiente.
Em termos de pneu, Max Verstappen e Sergio Pérez contavam com apenas um jogo de pneus duros para a corrida, dois médios e três macios. A Mercedes, Ferrari e McLaren deixaram dois jogos de pneus duros novos para cada um dos seus competidores, mas apenas Charles Leclerc tinha dois pneus médios também disponível para a corrida.
Largaram com os pneus duros apenas Carlos Sainz, Lance Stroll e Zhou Guanyu, enquanto Daniel Ricciardo optou pelos pneus macios. O restante do pelotão estava com pneus médios. Todos os pilotos usavam pneus novos, essa foi a vantagem do sábado ser molhado, pois ajudou a poupar alguns pneus.
⚫️⚫️⚫️⚫️⚫️
⚫️⚫️⚫️⚫️⚫️LIGHTS OUT AT SPA!!!
Charles Leclerc leads into Turn 1. Lewis Hamilton is up to second! #F1 #BelgianGP pic.twitter.com/ANmCShiX5g
— Formula 1 (@F1) July 28, 2024
Autorizada a largada, Leclerc se manteve na ponta, com Lewis Hamilton e Sergio Pérez batendo rodada com roda nos primeiros metros da pista. Max Verstappen superou apenas Esteban Ocon para ocupar o décimo lugar, enquanto Alexander Albon saltou para nono e Pierre Gasly recuou para a décima segunda posição.
A corrida seguiu e antes de completar a primeira volta, Logan Sargeant fora superado por Yuki Tsunoda. Verstappen também aproveitou o momento para superar Albon.
No segundo giro, Verstappen ganhou a posição de Alonso. Norris espalhou na pista enquanto estava em duelo com Carlos Sainz e caiu para a sétima posição, após começar a corrida do quarto lugar.
Com três voltas os dez primeiros eram: Hamilton, Leclerc, Pérez, Piastri, Russell, Sainz, Norris, Verstappen, Alonso e Albon. Na segunda reta do circuito, após a Eau Rouge, Hamilton superou Leclerc, sem o monegasco conseguir uma alternativa para se defender.
LAP 3/44
Lewis Hamilton is absolutely on it this afternoon! 🔥
He storms past Leclerc on the Kemmel Straight and leads the race! #F1 #BelgianGP pic.twitter.com/SW197CZFga
— Formula 1 (@F1) July 28, 2024
Zhou começou a enfrentar problemas na pista e se arrastava pelo traçado para tentar retornar aos boxes. O piloto da Sauber tinha completado apenas duas voltas no circuito de Spa-Francorchamps. Pouco depois a equipe deu um Ok para que o piloto permanecesse em pista, pois o problema não aparecia mais. No entanto, o competidor estava separado por mais de 1 minuto de Sargeant.
Com 5 voltas, Hamilton abriu mais de um segundo para Leclerc. Pérez também estava separado por mais de um segundo do monegasco. Piastri ainda utilizava o DRS para atacar o piloto da Red Bull, além de tentar se defender de Russell, Sainz, Norris e Verstappen que estavam colados atrás dele.
Zhou abandonou a prova com sete voltas. A Sauber permanecia sem pontuação na temporada 2024 da Fórmula 1.
LAP 7/44
Our first retirement ❌
Zhou is back in the pits and out of the race with hydraulic issues 😖#F1 #BelgianGP pic.twitter.com/leiTW2kF64
— Formula 1 (@F1) July 28, 2024
Após oito voltas, Nico Hülkeberg foi aos boxes para substituir os pneus da largada e instalar um jogo de compostos duros novos.
Duas voltas depois foi a vez de Pierre Gasly fazer a sua troca de pneus. O piloto francês foi devolvido na décima sétima posição, mas acabou sendo superado pelo alemão da Haas, por estar com pneus duros mais quentes.
Russell e Verstappen foram aos boxes para instalar um jogo de pneus duros. Na sequência, Hamilton, Pérez e Piastri substituíram os seus pneus na sequência. Verstappen teve um certo embate com Tsunoda em pista, mas conseguiu superá-lo. Piastri mesmo voltando com os pneus duros frios, superou Russell que já estava há uma volta com aqueles compostos.
LAP 11/44
Verstappen dives into the pits and switches to hard tyres. He’s back out on track in P14 #F1 #BelgianGP pic.twitter.com/vQWYbcGfft
— Formula 1 (@F1) July 28, 2024
Na volta 13, Leclerc parou. Com Ocon e Stroll que substituíram os seus pneus. Pouco depois Piastri superou Pérez, se tornando o sexto colocado. Sainz liderava a prova, acompanhado por Norris e Alonso que estavam com os pneus da largada.
No giro seguinte Alonso também optou por cumprir a sua parada obrigatória. Neste momento da corrida os dez primeiros eram: Sainz, Norris, Hamilton, Leclerc, Piastri, Pérez, Russell, Verstappen, Magnussen e Tsunoda.
Na volta 16, Lando Norris parou e retornou na oitava posição, atrás de Verstappen. Os competidores estavam separados por mais de seis segundos. Tsunoda também fez a sua troca de pneus. Ocorreu um embate entre Ocon e Gasly, pouco depois Ocon também superou Hülk.
Neste momento da prova, apenas Sainz e Magnussen estavam com os pneus do início da prova.
Norris estava se aproximando de Verstappen, com a distância entre eles caindo para 3s6 segundos. O holandês estava preso atrás de Russell, que não conseguia forçar uma ultrapassagem em Pérez.
Ocon tentava escalar o pelotão e superou até mesmo Alonso na pista. Sainz trocou os pneus na volta 21, devolvido na oitava posição, logo atrás de Norris. Russell então conseguiu a ultrapassagem em Pérez para assumir o quarto lugar, enquanto Verstappen agora perseguia o mexicano.
No entanto, a Red Bull optou por tirar Pérez da frente de Verstappen, chamando o piloto aos boxes para instalar os pneus duros. Enquanto Ricciardo também foi para os boxes trocar os seus pneus e instalar os compostos duros.
Com 22 voltas, os dez primeiros eram: Hamilton, Leclerc, Piastri, Russell, Verstappen, Norris, Sainz, Pérez, Albon e Ocon. No final do pelotão, Russell superou Sargeant, deixando Tsunoda para se resolver com o piloto da Williams.
Norris tentava fazer a ultrapassagem em Verstappen, mas cometeu um erro e precisou recuar um pouco no duelo. O piloto da McLaren contava com pneus mais novos do que aqueles usados pelo holandês.
LAP 26 & 27/44
In comes Leclerc for fresh tyres as he tries the undercut on Hamilton – but it’s not the quickest stop.
The Briton comes in the following lap and stays ahead of the Ferrari comfortably#F1 #BelgianGP pic.twitter.com/AdkCmfn3Ak
— Formula 1 (@F1) July 28, 2024
No giro 26, Leclerc foi para os boxes, instalando um novo jogo de pneus duros. O piloto monegasco era o sétimo colocado. Tinha começado a segunda rodada de pit-stops.
Na sequência Hamilton respondeu à parada e não conseguiu superar Hamilton como era o esperado pela Ferrari. Piastri passou a liderar a corrida.
Verstappen e Sainz pararam juntos na volta 29, com o holandês instalou os compostos médios, mas o espanhol usava os pneus duros. A solução da McLaren foi instalar os compostos duros na sequência, para ser devolvido à frente de Sainz e logo atrás de Verstappen.
Na volta 30, Verstappen superou Pérez, que reduziu um pouco para abrir caminho para o companheiro de equipe. Piastri abandonou a ponta, para responder à parada dos adversários e se manter à frente do holandês. O mexicano tentou evitar a ultrapassagem de Norris, mas o britânico conseguiu superá-lo.
Na volta 33, Hamilton tentava se aproximar de Russell. O dono do carro #63 optou por não realizar uma segunda parada.
Duas voltas depois, Leclerc era perseguido por Piastri. Norris perseguia Verstappen, valendo o duelo pela quinta posição, tentando recuperar as posições perdidas depois da largada.
Foi durante a volta 36 que Piastri superou o monegasco, desta forma o piloto australiano recuperou a terceira posição. Agora era a vez de Piastri tentar reduzir a diferença para a Mercedes. A diferença era de pouco mais de cinco segundos para Hamilton.
LAP 36/44
That’s a mega move from Piastri 👏 The Aussie gets past Leclerc through Les Combes and is up to P3!
He can’t catch the two Mercedes? Can he?! #F1 #BelgianGP pic.twitter.com/TZPCGomKsv
— Formula 1 (@F1) July 28, 2024
Na volta 39, com a corrida se aproximando do final, Sainz superou Pérez, empurrando o mexicano para a oitava posição.
Com o início da volta seguinte, Hamilton passou a utilizar o DRS. Os pilotos eram orientados pelos engenheiros, pois Piastri estava separado por menos de 4 segundos.
No giro 43, Pérez mergulhou mais uma vez para os boxes, para instalar os pneus macios e buscar a volta rápida.
Até a volta final, Russell e Hamilton protagonizaram um duelo interno, com o heptacampeão mundial tentando a ultrapassagem até o último giro. Piastri foi se aproximando e pode fazer a última volta da corrida usando o DRS para pressionar Hamilton.
Russell conquistou a sua terceira vitória na carreira e a segunda na temporada 2024.
RACE CLASSIFICATION (LAP 44/44)
Look at the gap between the top three! 😅#F1 #BelgianGP pic.twitter.com/7DHzJf76xe
— Formula 1 (@F1) July 28, 2024
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.