A Sprint da Fórmula 2 não se desenvolveu como o esperado. Neste sábado (27) a chuva intensa em Spa-Francorchamps marcou o evento, a corrida da categoria de base foi adiada em um primeiro momento. A largada ocorreu apenas depois da classificação da Fórmula 1, mas a prova não foi disputada em sua totalidade, encerrada em apenas sete voltas.
A chuva começou a ficar mais intensa com o passar do tempo e a direção de prova optou por encaminhar a prova para a bandeira vermelha e marcar o seu enceramento. Optaram pela segurança dos competidores, principalmente após o histórico de acidentes que ocorreram neste circuito nos últimos anos. Zak O’Sullivan ficou com a vitória, a segunda da temporada, seguido por Dennis Hauger e Richard Verschoor que completaram o pódio.
Zane Maloney faturou a quarta posição, com Jak Crawford em quinto e Andrea Kimi Antonelli em sexto. Sendo os únicos contemplados com pontos. Isack Hadjar e Gabriel Bortoleto não pontuaram, assim como Paul Aron que fez essa prova punido. Desta forma a batalha pelo título segue inalterada para o domingo.
A direção de prova não começou a corrida às 18h15 local como era esperado. Atrasaram o início em dez minutos, quando a chuva voltou a correr. Desta forma a corrida não chegou nem em sua metade, para que os pilotos conquistassem todos os pontos disponíveis. A visibilidade foi piorando por conta do spray e acumulo de água na pista, mesmo com a presença do Safety Car comboiando os pilotos.
Este é o primeiro ano dos pilotos da F2 com este carro na Bélgica, os competidores continuam pegando a mão dos equipamentos.
A Fórmula 2 retorna nesta madrugada de domingo, às 5h (pelo horário de Brasília).
Saiba como foi a Sprint da Fórmula 2 na Bélgica
A temperatura na pista estava na casa dos 21 °C, com 18 °C no ambiente. O início da corrida foi adiado, ficando para depois da classificação da Fórmula 1, por conta da chuva forte que atingiu a região no primeiro momento que estava programada a corrida da F2.
Como na Europa tem escurecido mais tarde por ser verão, a categoria encontrou uma brecha na programação pra disputar a prova. A prova foi adiada para às 18h25, horário local, depois de mais um atraso.
Zak O’Sullivan iniciou a prova ocupando a ponta, pois a Sprint é disputada com o grid invertido. Dennis Hauger dividia a primeira fila com o piloto da ART Grand Prix.
How we’ll start the Sprint 👀👇
Who wins? 🤔#F2 #BelgianGP pic.twitter.com/VSk21GWGoW
— Formula 2 (@Formula2) July 26, 2024
Paul Aron foi punido com a perda de 10 posições no grid de largada, punição carregada da prova da Hungria, desta forma o competidor que batalha pelo título da temporada 2024 da Fórmula 2, ocupava apenas o vigésimo lugar, mais longe da zona de pontuação.
O estoniano conquistou a pole na sexta-feira, mas ela apenas será utilizada na corrida do domingo.
Todos os carros estavam equipados com pneus de chuva. A pista estava molhada quando a volta de formação foi iniciada, a chuva também começou a cair quando os carros foram liberados.
A direção de prova optou por largada parada, mesmo com as condições climáticas. O’Sullivan manteve a ponta, mesmo com Hauger pressionando pela primeira posição, enquanto Verschoor fez um traçado conservador para se segurar na terceira posição.
Gabriel Bortoleto caiu para a décima primeira posição. Alguns duelos aconteciam, mas os competidores estavam fazendo um grande esforço para se manter dentro do traçado. Instantes depois Bortoleto concluiu a ultrapassagem em Cordeel, assumindo o décimo lugar na segunda volta.
A prova seguiu, nenhum Safety Car se fez presente, assim como nenhuma bandeira amarela marcava algum incidente. Bearman ultrapassou Hadjar para ocupar a nona posição. Colapinto atacava Crawford para buscar o quinto lugar, Kimi Antonelli também participava do duelo. O italiano atacava o argentino, mas quando os carros atacavam a zebra, ficavam muito mais instáveis.
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Antonelli down the INSIDE at Eau Rouge!! 😱
He storms past Colapinto and into the top 5! #F2 #BelgianGP pic.twitter.com/eRQxLQP40A
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Foi no terceiro giro que Antonelli dividiu lado a lado com Colapinto antes da entrada da Eau Rouge, para superar o adversário e ocupar o sexto lugar. Foi uma bela ultrapassagem, com o italiano não deixando brecha para o piloto da MP Motorsport.
O argentino ainda foi superado por Bearman. Pouco depois deste duelo o Virtual Safety Car pintou no traçado, evoluindo para a presença do Safety Car físico, por Pepe Martí ficou parado na pista, com o carro apresentando um problema.
Com quatro voltas, os dez primeiros eram: O’Sullivan, Hauger, Verschoor, Maloney, Crawford, Antonelli, Bearman, Colapinto, Hadjar e Bortoleto.
O carro de Martí não demorou de ser retirado do traçado, mas o Safety Car permaneceu um pouco mais de tempo comboiando os competidores. A chuva começava a piorar a cada nova volta.
LAP 4/18
OK, and everybody breathe a sec 😅
Here’s the top ten as things stand 👇
O’Sullivan
Hauger
Verschoor
Maloney
Crawford
Antonelli
Bearman
Colapinto
Hadjar
BortoletoFull classification 👉 https://t.co/qLgyAl7LUL#F2 #BelgianGP pic.twitter.com/PpaEniDZbb
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Martí era investigado por permanecer em pista, mesmo apresentando problemas. O competidor não entrou nos boxes quando sentiu que algum problema acometia o carro. Por ser um momento de corrida com baixa visibilidade e chuva, ele pode receber uma punição bem dura pelos comissários.
Com sete voltas a corrida foi encaminhada para a bandeira vermelha.
Na sequência a direção de prova optou por encerrar a corrida. Sullivan faturou a vitória. Os pilotos serão contemplados apenas com a metade dos pontos. Apenas os seis primeiros colocados serão contemplados com pontos.