EntrevistaEntrevistas
Tendência

✍️ ENTREVISTA com Marcel Coletta

Muita velocidade e pouca idade: piloto de 18 anos, conversa sobre sua carreira na Stock Car

Marcel Coletta (18) começou sua carreira no kart, onde conquistou o título Brasileiro e da Copa Brasil, em 2015. Ainda foi bicampeão do Capacete de Ouro nas temporadas de 2016 e 2017. Como se não bastasse, venceu a Seletiva de Kart Petrobras em 2016 e conquistou o tricampeonato paulista. A carreira de Coletta em carros de turismo foi iniciada em 2018, quando o pilotou entrou para a Cimed Racing Júnior na Stock Light. O estreante conquistou seu primeiro pódio logo na primeira etapa naquele ano, realizada em Interlagos. Logo na corrida seguinte, o paulista venceu em Curitiba e apareceu como uma das grandes revelações da temporada. Junto com essas conquistas, foi o vencedor do Porsche Junior Program de 2018 e subiu inúmeras vezes no pódio na Porsche Carrera Cup.

Em 2019, Marcel Coletta foi contratado pela Cimed Racing para fazer sua primeira temporada na Stock Car dentro da equipe Crown Racing, tornando-se o piloto mais jovem da História da categoria. Nomes como Cacá Bueno, Felipe Fraga e Gabriel Casagrande fazem parte do seu time. Além de “bater porta” com outros grandes, como Rubens Barrichello, Daniel Serra, Bia Figueiredo, entre outros. Confira na íntegra a conversa com o piloto #177, Marcel Coletta:

lll BOLETIM DO PADDOCK: Marcel, como como começou a sua carreira no automobilismo? Você é um piloto bem jovem e estar na Stock Car é algo que muitos pilotos no início da carreira almejam. Conte para gente como foi essa trajetória.

lll MARCEL COLETTA: Tudo começou em 2009. Eu estava na minha fazenda e fui para o Centro da cidade… Acabei encontrando um kartódromo lá e eu estava com meu pai e meu irmão, resolvemos dar uma voltinha e eu gostei da brincadeira. Voltei lá nos 3 dias seguintes e depois falei pro meu pai que queria correr num kart profissional. Aí meu pai foi atrás de um bom kart, comecei a correr ali, e, de 2009 a 2015 competi de kart… Conquistei títulos, criei uma carreira muito boa e foi isso que chamou a atenção da Cimed para eles me contratassem para a Stock Light. E, acredito que em meados de 2013 eu tirei de mim aquele sonho de qualquer piloto, que é chegar na Fórmula 1 e pensava, “quero chegar na Stock Car. Quero fazer uma carreira na Stock Car”. Então neste ano eu já estava totalmente focado nisso e deu tudo certo. Graças a Deus ganhei corridas, fiz um bom ano e agora estou aqui na Stock Car.

lll B.P.: Qual é a sensação de ser o piloto mais novo do grid? Nós temos pilotos com bastante tempo de estrada, creio que o Rubinho Barrichello seja um grande exemplo disso. Para você, como é estar no meio disso tudo?

lll MARCEL: É um grande sonho. Quando eu comecei a correr de kart, o Rubinho estava na Fórmula 1 ainda. É indescritível você ver uma pessoa na TV, torcer por ela, vê-la conquistando o mundo, ganhando uma corrida de Fórmula 1, e,você pisca o olho, está batendo porta com ela. Dá até arrepio de falar. É algo surreal. Acho que não só o Rubinho, mas tem o Cacá Bueno também, o Felipe Fraga, que foi um cara que eu comecei a me inspirar quando chegou na Stock Car, assim como o Casagrande. Creio que seja porquê eles sejam os pioneiros dessa nova geração a entrar na Stock Car direto. Correr com esses grandes nomes é surreal.

lll B.P.: E quais são seus planos? Você pretende deixar o Brasil futuramente para tentar consolidar uma carreira lá fora?

lll MARCEL: Não. Na verdade eu vim pra Stock pra ficar mesmo. Eu quero fazer uma História aqui, uma grande carreira. Sei que é muito difícil e tem um longo caminho a ser percorrido, mas eu não pretendo sair da Stock Car. Me adaptei muito bem a categoria e fui muito bem recebido por todos. Teve uma conexão. Pretendo ficar aqui quanto tempo eu puder. Claro, eu gostaria de fazer umas corridas históricas lá fora, como as 24 Horas Le Mans, Daytona… Acho que todos os pilotos querem, mas, meu foco principal é ganhar vários títulos na Stock Car.

lll Confira as principais conquistas da carreira de Marcel Coletta:

Venceu na Stock Light com a Cimed Racing em seu ano de estreia na categoria – Curitiba (2018)

Conquistou 3 pódios com a Cimed Racing na Stock Light

Foi 4º colocado no Porsche Carrera Cup 2018

Bicampeão do Capacete de Ouro – Melhor piloto de kart do Brasil (2016 e 2017)

Campeão Brasileiro (2015) e da Copa Brasil de kart (2015)

Campeão da Seletiva de Kart Petrobras 2016

Tricampeão Paulista de Kart (2011, 2013 e 2015)

Bicampeão da Copa SP Light de kart (2013 e 2015)

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo