AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Mercedes revela o W16 e dá início a uma nova era sem Hamilton

Com o W16 a Mercedes tenta resolver os problemas enfrentados com o W15 do último campeonato

A Mercedes revelou o W16, com a pintura que será utilizada na temporada 2025 da Fórmula 1. O carro foi divulgado com imagens digitais, poucos depois após a revelação do layout adotado para o campeonato.

Esse será o primeiro carro da equipe alemã depois da era Lewis Hamilton, o equipamento será conduzido pelo novato Andrea Kimi Antonelli e George Russell. O heptacampeão mundial rompeu com a Mercedes, para defender a Ferrari neste ano.

A equipe ainda contará com Valtteri Bottas e Frederik Vesti escalados para atuar como reservas.

“Abrimos uma nova era emocionante na história da nossa equipe e do automobilismo. Estamos construindo sobre o incrível legado da nossa herança e mal podemos esperar para correr”, comentou Toto Wolff, chefe de equipe da Mercedes na F1.

“Todos na equipe, em Brackley e Brixworth, trabalharam duro durante o inverno. A temporada passada foi incrivelmente competitiva na pista e, embora tenhamos conquistado várias vitórias, estamos todos focados em buscar vitórias de forma mais consistente.”

“Tivemos ganhos na pré-temporada, mas só saberemos onde estamos na primeira corrida na Austrália. Temos uma formação empolgante para nos ajudar a atingir nossos objetivos. Ambos os pilotos progrediram em nosso programa júnior e isso é uma justificativa do nosso comprometimento em apoiar e desenvolver talentos”, seguiu Wolff.

A Fórmula 1 está na quarta temporada com este regulamento de chassis, introduzido com o intuito de aproximar o grid. No entanto, no início dessa nova era, a Mercedes apostou no zeropod, que dificultou o desenvolvimento da equipe.

Em 2024, o carro da Mercedes era muito inconstante, apresentando múltiplos desempenhos no fim de semana, dificultando o time encontrar um acerto ideal. O equipamento também era instável em curvas lentas, tinha uma alta degradação dos pneus dificultou muito a conquista de bons resultados de Hamilton e Russell.

A Mercedes então levou em consideração o equipamento do ano passado, para buscar aperfeiçoar o seu desempenho.

“Nosso foco principal esteve em resolver a relutância do W15 em fazer curvas lentas, juntamente com o desequilíbrio nas temperaturas dos pneus que tornavam o carro inconsistente de sessão para sessão”, comentou o diretor técnico da Mercedes, James Allison.

“Esse foco levou a mudanças em quase todas as superfícies aerodinâmicas visíveis, nova suspensão dianteira e mais mudanças sob o W16 para remediar algumas das características mais desafiadoras de seu antecessor.” James acrescenta: “Estamos satisfeitos com nosso progresso durante o inverno e estamos ansiosos para descobrir onde nos comparamos a todos os outros.”

Quando aos motores, embora a Mercedes uma fornecedora de unidade de potência, todos estão passando pelo período de congelamento. No entanto, a Mercedes AMG High Performance Powertrain tem pensado em atualizações de confiabilidade e algumas atualizações de calibração para obter mais robustez e ter o melhor desempenho até o final de 2025, já que em 2026 a categoria trabalhará com novos motores.

As expectativas para 2025, giram em torno de um campeonato ainda mais acirrado: “Será um campeonato ferozmente disputado desde o início”, ecoa James Allison. “Nesta fase dos regulamentos, os carros estão convergindo em termos de desempenho. Haverá vários vencedores, e é possível que vejamos ainda mais equipes do que as quatro que conquistaram vitórias no ano passado subindo ao degrau mais alto do pódio.”

A Mercedes manterá a homagem para Niki Lauda no W16 usando duas estrelas em vermelho.

A Fórmula 1 realizará os testes de pré-temporada nesta semana, entre os dias 26 a 28 de fevereiro.
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!


O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo