Mick Schumacher encerrou o seu vínculo com a Ferrari para atuar como piloto reserva da Mercedes em 2023. O anúncio foi realizado nesta quarta-feira (15) pelo time alemão, pouco depois da Ferrari confirmar que Schumacher estava deixando o time.
O rompimento entre Schumacher e a Ferrari era esperado há meses. A Ferrari realizou uma aposta em Mick, principalmente por conta da ligação do time italiano com Michael Schumacher que conquistou cinco dos seus sete títulos com a equipe de Maranello. Mick Schumacher disputou duas temporadas com a Haas, ainda como membro da Academia de Pilotos da Ferrari, mas ficou fora da temporada 2023, pois o time americano não renovou o seu contrato.
Durante as duas temporadas disputadas na Fórmula 2 que levaram Schumacher a conquistar o título em 2020, o piloto recebeu assistência da Ferrari. A Haas por ser uma das equipes clientes da Ferrari era um caminho adequado para Mick chegar à Fórmula 1.
Em comunicado o time italiano informou o encerramento do seu vínculo com o piloto, mas pouco depois a Mercedes confirmou que Schumacher será o seu piloto reserva.
“A Scuderia Ferrari agradece a Mick por esses quatro anos e os muitos quilômetros percorridos juntos e deseja a ele tudo de bom para o futuro.”
LEIA MAIS: Mick Schumacher pode encerrar o contrato com a Ferrari ao final de 2022
Com toda a movimentação que tivemos no grid, ficou claro que alguns competidores não estariam no grid em 2023. Muito se falava sobre a possibilidade de Daniel Ricciardo ser contratado pela Mercedes para atuar como piloto reserva, mas o australiano optou por retornar à Red Bull.
O nome de Mick Schumacher também era cotado para trabalhar com a Mercedes, principalmente após o time alemão ter perdido os seus dois pilotos reservas. Nyck De Vries a disputará a temporada 2023 com a AlphaTauri, enquanto Stoffel Vandoorne além de disputar a Fórmula E com a DS Penske, será piloto reserva da Aston Martin no próximo ano.
Willkommen, Mick. 👋 Say hello to our 2023 Reserve Driver, @SchumacherMick. 🤩 pic.twitter.com/iQWLhIE7Pr
— Mercedes-AMG PETRONAS F1 Team (@MercedesAMGF1) December 15, 2022
Schumacher tem experiência com a Fórmula 1 e auxiliará a equipe nos bastidores. A Mercedes deseja retornar ao topo e em 2022 precisou realizar várias simulações como parte do seu desenvolvimento. Ao longo de 2023, Schumacher estará de forma regular no simulador em Brackley, enquanto a Mercedes estará mais uma vez na pista com Lewis Hamilton e George Russell perseguindo a conquista de um novo título.
O piloto alemão também estará com o time ao longo dos Grandes Prêmios, podendo ser acionado pela Mercedes, além de participar de ações de marketing. Schumacher impressionou o time por conta da sua maturidade, além do feedback técnico e sua ética de trabalho ao longo desses anos, não apenas nas categorias de base, mas na Fórmula 1.
“Estou emocionado por fazer parte da Mercedes como seu piloto reserva para 2023 e estou empenhado em dar tudo de mim para contribuir com seu desempenho neste ambiente tão competitivo e profissional. Eu considero isso um novo começo e estou muito animado e grato a Toto e a todos os envolvidos por confiarem em mim. A F1 é mundo tão fascinante e você nunca para de aprender, então estou ansioso para absorver mais conhecimento e colocar todos os meus esforços em benefício da equipe Mercedes”, afirmou Mick Schumacher.
A Mercedes também esteve com Michael Schumacher, essa também foi a equipe que fez o alemão deixar a aposentadoria para retornar à Fórmula 1.
“Mick é um jovem piloto talentoso e estamos muito satisfeitos em tê-lo na equipe. Ele é um piloto esforçado, tem uma abordagem calma e metódica e ainda tem garra para aprender e melhorar como piloto. Todas essas qualidades são importantes e estamos entusiasmados por ele nos ajudar a desenvolver o W14. Também sabemos que com dois anos de experiência em corridas na Fórmula 1, ele estará pronto para entrar no carro a curto prazo para substituir Lewis ou George, caso seja necessário”, afirma o chefe de equipe da Mercedes.