A Fórmula E esteve mais uma vez nesta quarta-feira (14) em Valência realizando os testes de pré-temporada. A manhã foi usada para uma simulação de corrida completa, mas o dia foi encerrado com uma sessão de treinos livres.
Para testar todos os sistemas de corrida e preparar os pilotos para a nova temporada que terá início em janeiro com o ePrix do México, a categoria realizou um ‘fim de semana’ de atividades, simulando um ePrix praticamente completo.
Durante a 9ª temporada da Fórmula E, a categoria agora utilizará o formato de corrida definido por voltas, desta forma os pilotos realizaram a simulação de uma corrida com 24 voltas. A direção de prova aproveitou o momento para verificar todos os sistemas e também testar os procedimentos em Safety Car, além do novo modo ataque.
Os pilotos fizeram um treino livre com duração de 30 minutos, além de uma versão um pouco mais simplificada da classificação por conta da divisão de grupos e finalizaram a manhã com uma corrida.
A prova simulada contou com vitória de Jake Hughes com a McLaren, enquanto Maximilian Guenther que tinha liderado o primeiro dia de atividades foi o segundo colocado. René Rast ocupou a terceira posição.
Entre os 22 carros que compõem o grid, apenas Sérgio Sette Câmara ficou fora da atividade pois não conseguiu largar, enquanto pouco depois do início da simulação Dan Ticktum retornou aos boxes. Conforme a sessão teve o seu andamento, alguns pilotos retornaram aos boxes, apresentando problemas antes do término das voltas regulares.
O Safety Car dividiu a sessão, antes da sua entrada na pista, René Rast era o líder, enquanto Hughes estava no segundo lugar e Pascal Wehrlein ocupava a terceira posição.
Sem o carro de segurança, os pilotos tiveram a oportunidade de testar o modo ataque e com a mecânica que realmente é usada para a disputa por posições, Hughes ultrapassou o companheiro de equipe para assumir a primeira posição. Wehrlein perdeu duas posições caindo para o quinto lugar, enquanto Guenther saltou para a terceira posição.
Poucas alterações aconteceram, mas o piloto da Maserati ainda teve a oportunidade de ultrapassar Rast e a McLaren.
A segunda sessão do dia foi marcada mais uma vez pela liderança de Maximilian Guenther, que colocou a Maserati mais uma vez na primeira posição. O piloto fechou o dia com a marca de 1m25s449, superando a marca obtida no primeiro dia de testes.
A atividade desta terça-feira foi bem diferente, os times enfrentaram uma pista seca e conseguiram melhorar as suas marcas quando comparadas com o dia anterior, mas os tempos estabelecidos não são a parte mais importante da sessão. Ainda na ordem da tabela de tempos, foi possível ver Stoffel Vandoorne e Norman Nato, com os carros da DS Penske e Nissan, respectivamente.
Os times estiveram mais uma vez focados na coleta de dados e verificação dos seus equipamentos.
A sessão foi interrompida apenas uma vez, por conta de Sam Bird ter ficado parado na curva 10, mas o piloto conseguiu retornar rapidamente aos boxes a sessão foi reestabelecida.
Nesta quarta-feira os times não estarão em pista, para que possa ser realizada uma reunião com a FIA, acompanhada pelos pilotos e equipes. Também serão realizadas atividades de mídia e o treinamento da equipe operacional. Os carros retornam à pista nesta sexta-feira (16) para que a pré-temporada seja concluída.