Nesta quinta-feira (15) a FIA divulgou a lista com os números que os pilotos utilizarão na próxima temporada.
Max Verstappen que se tornou bicampeão em 2022 permanecerá com o #1, sendo um direito do piloto que vence o campeonato. O número 33 ainda é vinculado ao holandês e estará disponível para ele em 2024 caso não vença o próximo campeonato. Desta forma, ainda em 2023 Verstappen utilizará o #1, reservado apenas para o piloto que se tornar campeão.
Nyck de Vries que disputará uma temporada completa de Fórmula 1 no próximo ano ficou com o número 21. Em sua passagem pela Fórmula E o piloto utilizava o número #17, mas ele não está mais disponível na F1, a categoria realizou a remoção deste número de forma permanente, pois ele era usado por Jules Bianchi antes de sofrer o acidente no GP do Japão de 2014 e falecer no ano seguinte.
O segundo holandês do grid realizou a sua estreia na categoria quando guiou pela Williams no GP da Itália de 2022 usando o número #45, designado pela equipe. O #21 foi usado pela última vez por Esteban Gutiérrez na temporada de 2016 e ficou disponível para ser utilizado por outra pessoa desde 2019.
Os pilotos da AlphaTauri no próximo ano correrão com números consecutivos, pois Yuki Tsunoda usa o número #22 desde a sua estreia na categoria.
Ainda mencionando os estreantes da categoria, Oscar Piastri que guiará pela McLaren escolheu o número #81, sendo o mesmo número que o piloto usava no kart, mas que não foi definido por nenhum outro significado.
Logan Sargeant que conseguiu a sua superlicença e guiará pela Williams no próximo ano, optou por correr com o número #2. O piloto sempre gostou muito do número #3 e tem uma ligação com ele, mas este número não está disponível pois ainda pertence à Daniel Ricciardo.
O número escolhido pelo norte americano foi usado pela última vez por Stoffel Vandoorne na McLaren no campeonato de 2018.
Desde 2014 os pilotos podem escolher os seus números, disponíveis do 2 ao 99. O número fica atrelado a um piloto por dois anos após a sua saída da Fórmula 1 e depois ele pode ser utilizado por qualquer outro competidor. A categoria considera uma ‘carreira encerrada’ quando o competidor fica por dois anos fora do grid, sem participar de nenhum evento.
Entende-se que o piloto ao longo da sua carreira não pode usar outro número, portanto se estiver competindo com um determinado número, precisará permanecer com ele até deixar a categoria.
Nico Hülkenberg que está de volta ao grid foi inscrito com o número 27, sendo o numeral adotado pelo piloto desde o momento que a categoria modificou as regras dos números. Quando Hülkenberg substituiu Lance Stroll e Sebastian Vettel por ser o piloto reserva da Aston Martin, ele também usou o número 27 estampado no carro para sua identificação.
Confira os números que os pilotos vão usar na próxima temporada:
- #1 – Max Verstappen – Red Bull
- #11 – Sergio Pérez – Red Bull
- #16 – Charles Leclerc – Ferrari
- #55 – Carlos Sainz – Ferrari
- #63 – George Russell – Mercedes
- #44 – Lewis Hamilton – Mercedes
- #31 – Esteban Ocon – Alpine
- #10 – Pierre Gasly – Alpine
- #81 – Oscar Piastri – McLaren
- #4 – Lando Norris – McLaren
- #77 – Valtteri Bottas – Alfa Romeo
- #24 – Zhou Guanyu – Alfa Romeo
- #18 – Lance Stroll – Aston Martin
- #14 – Fernando Alonso – Aston Martin
- #20 – Kevin Magnussen – Haas
- #27 – Nico Hülkenberg – Haas
- #21 – Nyck de Vries – AlphaTauri
- #22 – Yuki Tsunoda – AlphaTauri
- #23 – Alexander Albon – Williams
- #2 – Logan Sargeant – Williams