ColunistasDestaquesFórmula 1Post
Tendência

McLaren confirma a contratação de Oscar Piastri para 2023, depois de julgamento favorável ao time

Após a novela se desenrolar, a McLaren confirma Oscar Piastri para a temporada 2023 da Fórmula 1

Nesta sexta-feira (02), a McLaren confirmou Oscar Piastri, o piloto australiano guiará pelo time Papaya em 2023, além disso, estabeleceu com o time um contrato de múltiplos anos. Na última segunda-feira o contrato do piloto foi avaliado pela Comissão de Reconhecimento de Contratos que julgou a situação favorável à McLaren.

A Alpine e a McLaren entraram em uma disputa por Piastri, o time francês realizou o anúncio da contratação do piloto em resposta ao anúncio da Aston Martin que confirmava Fernando Alonso para o próximo ano. Pouco tempo depois o australiano mencionou em seu Twitter que não tinha nenhum contrato com a Alpine para o próximo ano e não competiria com o time em 2023.

Mark Webber, empresário de Piatri obteve um contrato para o seu piloto com a McLaren, principalmente quando percebeu que a intensão da Alpine era renovar com Alonso por mais um ano e negociar Piastri com outra equipe do grid por uma temporada.

Piastri será companheiro de Lando Norris no próximo ano, sendo uma grande adição para o time.

“Estou extremamente empolgado por fazer minha estreia na F1 com uma equipe tão prestigiada como a McLaren e estou muito grato pela oportunidade que me foi oferecida. A equipe tem uma longa tradição de dar uma chance aos jovens talentos, e estou ansioso para trabalhar duro ao lado de Lando para impulsionar a equipe para a frente do grid. Estou focado em me preparar para minha estreia na F1 em 2023 e começar minha carreira na F1 no time Papaya”, disse Piastri ao ser confirmado pela McLaren.

A McLaren que desejava substituir Daniel Ricciardo entrou na equação. Na última semana, às vésperas do GP da Bélgica, McLaren e Ricciardo anunciaram que estavam rompendo o contrato de comum acordo. A vaga tão desejada ficou em aberto e ainda passava por negociações.

LEIA MAIS: Oscar Piastri comenta ‘não contratação’ da Alpine’ e deixa em aberto decisão sobre seu futuro

Foram dias de várias falas sobre o assunto, o chefe de equipe da Alpine, Otmar Szafenauer acusou Piastri de falta de integridade, afirmando que tinha comunicado o piloto quando ele estava realizando atividades no simulador da Alpine e que não tinha mencionado nenhum acordo com a McLaren. Piastri tem a sua carreira acompanhada pela Alpine há quatro anos, o time também investiu em testes privados para que o piloto se preparasse para em breve guiar um carro de F1.

No Twitter a Alpine explicou o ocorrido: “A equipe Alpine agradece ao Conselho de Reconhecimento de Contratos (CRB) por se reunir na segunda-feira e reconhecemos a decisão que eles tomaram. Consideramos o assunto encerrado do nosso lado e anunciaremos nossa lista completa de pilotos para 2023 no devido tempo. Nosso foco imediato é o GP da Holanda e a conquista de pontos na nossa luta pelo quarto lugar no Campeonato de Construtores.”

https://twitter.com/AlpineF1Team/status/1565698241169080321

LEIA MAIS: Quem é o campeão da Fórmula 2 de 2021?

“Toda a equipe está encantada em receber Oscar na McLaren para a temporada 2023 da F1. Ele tem uma carreira impressionante até o momento e temos certeza de que, junto com Lando, ele poderá nos ajudar a dar mais um passo em direção às nossas ambições. Ainda temos um trabalho importante a fazer nesta temporada, no qual a equipe continua focada, antes de garantir que Oscar seja integrado à equipe o mais rápido possível e esteja pronto para os desafios futuros. Estamos ansiosos para nos prepararmos para uma emocionante temporada de 2023 juntos”, afirmou Andreas Seidl, chefe de equipe da McLaren.

Oscar Piastri é um fenômeno nas categorias de base, o piloto de 21 anos teve uma ascensão de forma rápida. Piastri foi Campeão na Fórmula Renault, Fórmula 3 e Fórmula 2 no período de 2019 a 2021. As conquistas fizeram com que a Alpine atrasasse os seus planos, onde deixou Piastri um ano atuando como piloto de testes e reserva, prometendo arrumar uma vaga para o piloto no próximo campeonato.

“Oscar é um dos talentos promissores da F1 e estamos muito satisfeitos em vê-lo se juntar à equipe para 2023. Vencer a F3 e a F2 em sucessivas temporadas de estreia é uma conquista real e uma prova de seu talento. Em Lando e Oscar, temos uma formação jovem e empolgante de F1 com um enorme potencial, nos colocando em boa posição para alcançar nossas ambições futuras. Oscar é uma adição empolgante à família McLaren e estamos ansiosos para vê-lo crescer com nossa equipe de F1”, afirmou Zak Brown.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo