A temporada da Fórmula 2 foi intensa, repleta de muitas disputas, mas sem dúvida o nome do ano é Oscar Piastri. O campeão da Fórmula Renault e FIA Fórmula 3, chegou na categoria que antecede a Fórmula 1 literalmente destruindo. Emplacou 5 poles consecutivas e 06 vitórias durante o ano, além dos 11 pódios.
O jovem de apenas 20 anos, nasceu na Australia, os seus primeiros passos no automobilismo foram correndo de kart, mas se profissionalizou apenas em 2014, quando acumulou títulos nos campeonatos australianos. Claro que nos próximos anos ele precisou buscar outras competições na Europa.
O passo seguinte foi correr na Fórmula 4, o piloto seguiu para a F4 dos Emirados Árabes para dar continuidade a sua evolução no automobilismo. O australiano foi ao pódio duas vezes.
Devemos pensar na ascensão da sua carreira como algo recente alguns pilotos dessa geração começaram de certa forma até mais tarde no automobilismo, mas os próximos anos são marcados justamente pelo crescimento. Conquistando pódios e vitórias. Em 2017 ele já descobriu o gosto de ter um resultado melhor, ao obter seis poles e seis vitórias, conseguindo se tornar vice-campeão na F4 britânica.
Piastri precisou buscar outras categorias que pudessem direciona-lo aos próximos degraus do automobilismo. Em 2018 ele fez a sua estreia na Fórmula Renault Eurocup, uma categoria organizada pela própria Renault. Na primeira temporada ele obteve três pódios, correndo pela Arden, o australiano conseguiu três pódios, um deles conquistado em Hockenheim – o 2º lugar.
Chamando a atenção, para o próximo campeonato ele começou a correr pela R-ace, time que fora o campeão em 2018. Com o início da temporada, Piastri venceu as duas provas em Silverstone, mostrando que era um piloto que merecia atenção. Ao chegar na Bélgica ele obteve a terceira vitória do ano, emplacando um bom resultado. Outros pilotos conseguiram beliscar vitórias na Fórmula Renault, mas o principal adversário de Piastri era o francês Victor Martins.
Piastri se tornou campeão da temporada 2019 da Fórmula Renault conquistado 320 pontos, contra 312,5 do seu rival direto ao título.
A Fórmula 3 ofereceu testes de pós-temporada ainda em 2019, obviamente Piastri foi convidado para participar deles com a Prema. Em janeiro de 2020 ele foi contratado pela equipe italiana para disputar a temporada de Fórmula 3 ao lado de Logan Sargeant e Frederik Vesti.
Se até 2019 alguém tinha dúvidas sobre Piastri, em 2020 ele deu mais uma amostra de talento. Na corrida de abertura disputada no Red Bull Ring, ele teve um encontro com Sebastián Fernández na primeira curva, mas evitou danos maiores em seu equipamento, desta forma conseguiu cruzar a linha de chegada na primeira posição. Os pódios voltaram a aparecer na Hungria – terceira rodada da temporada. Na segunda corrida em Silverstone, o australiano abandonou por problemas com o DRS, naquele momento Piastri perdia a liderança do campeonato para o companheiro de equipe, Sargeant.
Pelo restante da temporada ele lutou com algumas adversidades na classificação, mas conseguia fazer o equipamento render. Na Bélgica ele voltou a recuperar a liderança do campeonato, mas recebeu uma punição por uma ultrapassagem que foi considerada irregular. Uma sequência de problemas se estendeu pelas outras corridas da temporada. Na corrida final da temporada Piastri estava empatado com Sargeant, o adversário tinha vantagem pela posição de largada, mas colidiu na primeira prova, abandonando a corrida. Restou Théo Pourchaire, mas o francês não conseguiu reduzir a diferença em pontos, portanto Piastri fechou a corrida na sétima posição e conseguiu garantir o título com apenas três pontos de vantagem para Pourchaire.
Naturalmente a próxima escada antes da Fórmula 1, é correr no campeonato de Fórmula 2. A Prema levou o australiano para o campeonato, Piastri foi escolhido para substituir Mick Schumacher que estava migrando para a Haas.
Na Prema, Piastri que faz parte da academia de pilotos da Alpine, passou a ser companheiro de equipe de Robert Shwarzman, piloto da academia da Ferrari. Como campeão da Fórmula 3, todos estavam de olho para ver o que Piastri poderia fazer em 2021.
Atualmente no grid da Fórmula 2, Guanyu Zhou, também piloto da academia Alpine, estava dando início ao seu terceiro ano na categoria, portanto buscava um resultado melhor do que os obtidos nas últimas temporadas. Zhou pela UNI-Virtuosi e Piastri pela Prema começaram a disputar o campeonato ferozmente. Entretanto, o piloto chinês cometeu alguns deslizes ao longo do ano, enquanto Piastri tentou ser sempre muito preciso, mesmo com a mudança do formato da competição que ocorreu para este ano.
A partir de Silverstone Piastri emplacou uma sequência de poles, conseguindo a 5ª pole consecutiva da temporada em Abu Dhabi. A cada corrida quem acompanha a categoria de base e sabe dos seus desafios, se questionou se Piastri conseguiria mais uma vez cravar a próxima pole ou obter mais uma vitória. Afinal, ao longo da temporada, enquanto Guanyu Zhou decaiu no campeonato, outros adversários como Robert Shwartzman, Dan Ticktum, Théo Pourchaire e Jüri Vips começaram a ganhar terreno na disputa.
Piastri reverteu as poles em vitórias nas corridas principais de Monza, Sochi e Jeddah. Além de tentar fechar as Sprints sempre entre os pontos para coletar pontos. Na Fórmula 2, obter a pole para a corrida principal da corrida, também rende ao piloto 4 pontos adicionais, portanto apenas na conquista de poles, Piastri obteve 20 pontos.
O australiano mostrou uma evolução muito grande durante o campeonato de 2021 que teve provas tão espaçadas e justamente por essas características, a genialidade de Piastri foi colocada à prova. Só que a cada corrida, ele mostrava que não tinha perdido rendimento e tinha forças para lutar.
É claro que Piastri ainda é um piloto em construção, portanto o erro cometido durante a sprint 2 em Abu Dhabi, se mostra um erro natural de um piloto que ainda tem apenas 20 anos e está sendo moldado.
O atual regulamento da Fórmula 2 não permite que o campeão corra por mais um ano na categoria de base, mas Piastri segue fazendo parte do programa da Alpine, sendo piloto reserva da equipe francesa, trabalhando de forma mais direta com o time em 2022. Ao longo da temporada acreditava-se que Piastri até recolheria no carro, para correr por mais um ano na categoria de base, pois ficou sem vaga na Fórmula 1. Entretanto, esse não foi o pensamento do australiano que deu continuidade a sua sequência de vitórias e conquista por pontos, mesmo sabendo que não poderia competir no próximo ano na categoria de base.
O jovem de 20 ano foi o nome da temporada 2021 da Fórmula 2, mas também um nome que ganhou muito destaque nestes últimos anos na categoria de base. Vários dos adversários que ele enfrentou no início da carreira na Europa, Piastri encontrou com eles na Fórmula 3 e Fórmula 2, mas conseguiu superar todos.
Piastri conquistou o título de forma antecipada, o piloto fez uma grande sprint 1 em Abu Dhabi, após largar da décima posição, escalou o grid, para terminar a corrida na terceira posição.
PREMA claims dobule podium finish as Piastri secures 2021 FIA F2 driver title
📰: R08 Abu Dhabi – FIA Formula 2 Race 1 & 2 Reporthttps://t.co/FRJH6rhTAz pic.twitter.com/1pZl0Z9ic3
— PREMA (@PREMA_Team) December 11, 2021
Com os resultados de Robert Shwartzman e Oscar Piastri, a Prema também conquistou o Campeonato de Construtores de 2021.
Congratulations @OscarPiastri, F2 champion! 🏆🇦🇺#AbuDhabiGP 🇦🇪 @Formula2 pic.twitter.com/nhCUu14Oz2
— Formula 1 (@F1) December 11, 2021
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