ColunistasDestaquesFórmula 1Post
Tendência

McLaren confirma rompimento de contrato com Daniel Ricciardo

De comum acordo, McLaren e Daniel Ricciardo decidem encerrar a parceria ao final da temporada 2022

Às vésperas do GP da Bélgica, nesta quarta-feira (24) a McLaren anunciou a saída de Daniel Ricciardo. O australiano concluirá a temporada 2022 com o time de Woking.

A McLaren informou em suas redes sociais que de comum acordo, optaram pelo encerramento do contrato. A equipe Papaya resolveu realizar algumas mudanças no time e deve estar perto de anunciar a contratação de Oscar Piastri.

Daniel Ricciardo estará livre ao final da temporada, mas ainda não tem um futuro definido na categoria. O australiano foi uma aquisição muito desejada pela McLaren e Zak Brown, mas infelizmente Ricciardo não se adaptou ao carro, vivendo muitos altos e baixos. A vitória de Ricciardo com a McLaren em Monza no ano passado foi surpreendente, mas o resultado não determinava a sua permanência.

LEIA MAIS: Raio-X da Metade da Temporada – A disputa para se estabelecer como 4ª força

Com a mudança do regulamento, apostavam todas as fichas em uma melhor adaptação de Ricciardo, mas novamente o time construiu um carro complicado e o piloto não se adaptou. Comparado aos resultados de Lando Norris, a decisão do time pesou. Atualmente a McLaren é a 5ª colocada no Campeonato, após ser superada pela Alpine, que tem dois pilotos pontuando com mais regularidade.

“Foi um privilégio fazer parte da família McLaren nas últimas duas temporadas, mas após vários meses de discussões com Zak e Andreas, decidimos rescindir meu contrato com a equipe mais cedo e concordamos em nos separar mutuamente no final desta temporada. Anunciarei meus planos futuros no devido tempo, mas independentemente do que este próximo capítulo traga, não me arrependo e estou orgulhoso do esforço e trabalho com a McLaren, especialmente a vitória em Monza, na temporada passada. Gostei de trabalhar com todos na McLaren, tanto na pista quanto em Woking, e darei tudo de mim dentro e fora da pista enquanto aproveitamos o restante da temporada juntos. Nunca estive tão motivado para competir e fazer parte de um esporte que amo tanto e estou ansioso pelo que vem a seguir”, disse Daniel Ricciardo.

LEIA MAIS: Esperança ferrou o casamento de Ricciardo e McLaren, agora um divórcio doloroso é necessário

A McLaren viu a oportunidade de contratar Oscar Piastri e após o GP da Hungria falavam sobre um pré-contrato do piloto com a equipe. Mesmo com Ricciardo confirmando a sua permanência com a McLaren antes dos últimos desdobramentos, agora o time de Woking informa o rompimento.

“Daniel foi uma grande adição à McLaren e foi um prazer trabalhar com ele. Gostaria de agradecê-lo por todos os seus esforços nas duas últimas temporadas, tanto na pista quanto na fábrica. Não é nenhum segredo que esperávamos que pudéssemos alcançar mais juntos, mas vê-lo no degrau mais alto do pódio como piloto da McLaren foi um destaque. Desejamos-lhe o melhor para o futuro e vamos aproveitar o resto da temporada juntos”, disse Zak Brown.

Ao longo do ano Ricciardo e Norris compartilhavam os seus dados, tentando melhorar a performance do australiano no carro. O piloto recebeu dicas de Carlos Sainz no último ano para melhorar a sua performance e compreender melhor o carro da McLaren – que não é o carro mais fácil de se guiar no grid.

“Gostaria de agradecer ao Daniel por sua dedicação e contribuição nas duas últimas temporadas até agora. Apesar dos desafios compartilhados, ele sempre apareceu com espírito de luta e positividade e ajudou toda a equipe a seguir sempre em frente. Nunca esqueceremos aquela memorável vitória em Monza, que foi um grande impulso para toda a equipe. Ainda temos uma batalha importante no Campeonato de Construtores pela frente para o restante da temporada e estamos ansiosos para lutar isso com Daniel e Lando”, disse Andreas Seidl.

A McLaren tenta usar as últimas provas da temporada para recuperar a 4ª posição do Campeonato de Construtores e superar a Alpine.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo