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Mercedes começa fim de semana na Holanda liderando o TL1 com George Russell

Em sessão atípica com quebra do carro de Max Verstappen, Mercedes forma dobradinha em Zandvoort durante o TL1

A Fórmula 1 já está na Holanda para a realização de mais um Grande Prêmio. Nesta sexta-feira (02) os carros invadiram a pista para começar as suas avaliações. George Russel liderou o TL1 com a Mercedes ao registrar 1m12s455, em uma cena atípica na temporada 2022.

O time alemão comandou a atividade com uma dobradinha, pois Lewis Hamilton conseguiu aferir o segundo melhor tempo. Carlos Sainz que liderou parte da sessão foi empurrado para o terceiro lugar com a Ferrari, ficando separado de Russell por 0s390.

Max Verstappen estava pronto para realizar as suas avaliações durante o TL1 com a Red Bull, mas um problema de transmissão logo no início da sessão, fez o piloto abandonar a atividade e até provocou o acionamento de uma bandeira vermelha para a remoção do RB18 do traçado.

A dupla da McLaren apareceu ocupando o 4º lugar com Lando Norris e o 5º com Daniel Ricciardo. Charles Leclerc foi apenas o 6º colocado, seguido por Sergio Pérez, ainda em suas primeiras verificações no traçado.

Fernando Alonso começou a sessão na ponta, mas começou a cair na tabela de tempos quando os quatro primeiros colocados aferiram tempos na casa de 1m12s. Esteban Ocon ficou com o nono colocado, enquanto Alexander Albon apareceu com a Williams no décimo lugar, começando mais um fim de semana depois da Bélgica com o pé direito.

A Fórmula 1 retorna às 11h pelo horário de Brasília para a realização do TL2.

Saiba como foi o TL1 na Holanda

Neste fim de semana a Fórmula 1 segue para o circuito de Zandvoort na Holanda, para a realização da segunda prova de uma rodada tripla.

Na casa de Max Verstappen, foi possível ver o mar laranja tomando conta das arquibancadas já na sexta-feira.

Assim que a atividade foi liberada, Lance Stroll, acompanhado por Sebastian Vettel, Zhou Guanyu e outros. Grande parte dos pilotos apostavam na utilização dos pneus duros nesta primeira verificação na pista. Stroll abriu a tabela de tempos depois de anotar 1m17s820, mas na sequência Alonso registrou 1m17s360.

Mick Schumacher foi o primeiro a experimentar a caixa de brita, o piloto perdeu o controle do carro na curva 12 ao extravasar os limites de pista. Os tempos foram melhorando e rapidamente Alonso melhorou a sua marca para 1m15s662, com Norris assumindo a liderança ao registrar 1m15s646.

Os pilotos estavam experimentando os pneus mais duros e os de mais difícil aquecimento da gama disponível para o fim de semana. Os ventos no circuito eram de 8.6 km/h, sendo um problema para os competidores. A Aston Martin tinha liberado Sebastian Vettel ao traçado com as grades que auxiliam na avaliação aerodinâmica do carro.

Durante a manhã os pilotos estavam verificando peças diferentes em seus carros, para encontrar o ajuste ideal para os equipamentos. Max Verstappen fora liberado ao traçado com o flow-vis espalhado perto da roda dianteira esquerda, assim como em parte da entrada de ar do carro.

Com menos de dez minutos de atividade, o virtual Safety Car foi acionado, mas que levou a uma bandeira vermelha na sequência, pois Max Verstappen enfrentou um problema no carro. Após começar a abrir a sétima volta no traçado, o RB18 falhou, aparentemente com um problema na transmissão do câmbio.

Neste momento da atividade, os dez primeiros eram: Verstappen, Ricciardo, Norris, Alonso, Stroll, Pérez, Sainz, Leclerc, Schumacher e Russell.

Assim que a atividade foi reestabelecida, vários pilotos retornaram ao traçado usando os pneus macios. Alonso melhorou mais uma vez a sua marca para 1m13s635, mas instantes depois foi a vez de Norris registrar 1m12s929 e saltar para a ponta.

A atividade teve sequência e Albon apareceu na oitava posição com a Williams, depois de anotar 1m14s566, com os pneus macios. Daniel Ricciardo foi outro piloto assim como Schumacher e Magnussen, a escapar na curva 12, passando pela brita.

Zhou Guanyu foi o último piloto a se dirigir para a pista, registrando 1m19s833 em seu primeiro giro no traçado.

Quando restavam 20 minutos para o encerramento da sessão, os dez primeiros eram: Sainz, Norris, Ricciardo, Leclerc, Pérez, Alonso, Ocon, Albon, Schumacher e Magnussen. Alguns pilotos já estavam trabalhando a simulação de corrida, andando na pista com carros mais pesados.

George Russell deixou os boxes com os pneus macios nos últimos vinte minutos de atividade, conseguindo saltar para a terceira posição. Na sequência, Russell melhorou ainda mais a sua marca, anotando 1m12s455, para superar Sainz por 0s390.

Quando a sessão entrou nos últimos dez minutos de atividade, Lewis Hamilton saltou para a segunda posição com o tempo de 1m12s695, ficando separado por 0s240 do companheiro de equipe. Lewis atrapalhou alguns competidores ao longo da sessão, principalmente por conta da sua volta de desaceleração e recarregamento das baterias.

Alguns pilotos neste TL1 extravasaram os limites de pista, atacando as zebras de forma mais dura e até mesmo levantando um pouco de sujeira pela passagem na curva 6.

O grid segue bem variado, mas a Mercedes chamou a atenção por ter liderado o TL1, formando uma dobradinha em Zandvoort. Sainz que ocupou a primeira posição em parte da atividade, foi empurrado para o terceiro lugar.

Lando Norris e Sebastian Vettel se atrapalharam, por conta do traçado curto e apertado.

Com o cronômetro zerado os pilotos aproveitaram o momento para testar a largada.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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