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McLaren apresenta bom desempenho e Piastri fatura primeira vitória na F1 em GP da Hungria; Norris completa a dobradinha

Piastri domina prova, McLaren erra e solicita inversão de posições. O australiano conseguiu desfrutar da sua primeira vitória na Fórmula 1, em ultrapassagem realizada no final da prova

Oscar Piastri conquistou a sua primeira vitória em uma corrida principal da Fórmula 1 neste domingo (21). O piloto australiano fez uma excelente largada e assumiu a liderança, permanecendo na ponta em boa parte da prova. No entanto, a McLaren cometeu um erro no último pit-stop e acabou colando Lando Norris em uma saia justa.

Norris não teve uma boa reação na largada, acabou fechando Piastri e os dois pilotos da McLaren só não perderam a ponta, pois Verstappen foi para fora da pista. A prova seguiu e chegamos no final da corrida quando a McLaren cometeu novamente um erro nos boxes. A equipe escolheu parar Norris primeiro, ocorrendo o undercut, as próximas voltas após a segunda parada foram de uma conversa insistente no rádio, solicitando que Norris devolvesse a posição para Piastri.

Porém, da forma como Piastri foi devolvido para a pista, mais de três segundo separaram os competidores. A diferença foi ampliada para quase seis segundos. Norris falou que até devolveria a ponta, mas precisava que o companheiro de equipe realizasse a aproximação. Não ocorreu, então com três voltas para o final, onde Lewis Hamilton não era uma ameaça para a posição das McLaren’s, o britânico desacelerou tudo que dava e deixou Oscar Piastri tomar a primeira posição.

Norris abriu mão de pontos importantes, assim como a McLaren, por ainda não ter definido o preterido dentro da equipe ou por achar que ainda não é necessário quebrar a harmonia entre sua dupla de pilotos que é uma das melhores do grid atualmente. Piastri celebrou a sua primeira vitória na Fórmula 1, enquanto Norris ficou novamente próximo de obter a sua segunda vitória.

Lewis Hamilton defendeu com unhas e dentes a possibilidade de ir ao pódio com a Mercedes neste domingo. O piloto novamente travou um embate acirrado com Max Vertappen, os competidores se tocaram, mas Hamilton se saiu melhor, ficando com o terceiro lugar. Após o toque, o holandês recuou para o quinto lugar e não teve mais tempo habil para ultrapassar Charles Leclerc e muito menos buscar Hamilton. O britânico com o resultado obteve o seu pódio de número 200, depois de vencer oito vezes neste circuito.

A largada de Leclerc definiu a possibilidade do monegasco ficar com o quarto lugar, enquanto Carlos Sainz ficou com o sexto lugar. Sergio Pérez fez a sua corrida discreta de recuperação, faturando o sétimo lugar, acompanhado por George Russell que também remou do final do pelotão e obteve o oitavo lugar. A corrida do mexicano e do britânico até foram surpreendentes, levando em consideração que eles estavam correndo em um circuito que não permite muitas ultrapassagens e a estratégia faz toda a diferença.

Yuki Tsunoda obteve o nono lugar, com Lance Stroll representando a Aston Martin em décimo, após o canadense superar Fernando Alonso, munido por uma estratégia melhor.

A Fórmula 1 retorna neste próximo fim de semana para a disputa do GP da Bélgica.

Saiba como foi o GP da Hungria

Após a classificação do GP da Hungria, aguardamos uma posição da Red Bull e Racing Bulls sobre os carros de Sergio Pérez e Yuki Tsunoda, os pilotos bateram os carros no Q1 e Q3, respectivamente. No entanto, as equipes conseguiram recuperar os equipamentos, usando peças com as mesmas especificações, sem gerar uma punição para os competidores ou a necessidade de começar a corrida do pit-lane.

No entanto, a Alpine fez novas substituições no carro de Pierre Gasly, aproveitando que os carros da equipe não fizeram uma boa classificação e já começariam a corrida do final do grid.

Instantes antes da largada, Lando Norris sentia um problema com o acelerador, incomum. O time passou a realizar reparos no carro com o equipamento parado no grid de largada.

A Aston Martin optou por utilizar os pneus macios na largada, assim como Alexander Albon e Kevin Magnussen. Apostaram nos pneus duros Sergio Pérez, George Russell e Pierre Gasly. O restante do grid apostou nos pneus médios.

Larada autorizada, Norris não largou tão bem como o esperado e caiu para a quarta posição, depois que fechou Oscar Piastri. O australiano conseguiu saltar para a ponta, enquanto Verstappen ficou com a segunda posição, depois da trapalhada. Norris recuperou a terceira posição e esperava o momento para ver se o holandês devolveria a posição para o piloto da McLaren.

Lewis Hamilton era o quarto colocado, enquanto Carlos Sainz foi superado por Charles Leclerc e Fernando Alonso, desta forma o espanhol da Ferrari caiu para o sétimo lugar.

A corrida seguiu, Piastri liderava a corrida, tentando administrar uma distância de cerca de 1s6 de vantagem para Verstappen. O holandês reclamava sobre devolver a posição, pois alegava ter sido expremido pelos pilotos da McLaren.

Com apenas três voltas, Nico Hülkenberg foi aos boxes substituir os seus pneus e instalar os compostos duros. Neste momento da sessão, os dez primeiros eram: Piastri, Norris, Verstappen, Hamilton, Leclerc, Sainz, Alonso, Stroll, Albon e Magnussen. Verstappen então devolveu a posição para Norris e recuou para o terceiro lugar, mas o piloto da Red Bull já estava colado no adversário, usando o DRS para atacá-lo.

Os pilotos que estavam de pneus macios, tiveram vantagem na largada, mas era necessário pensar no desgaste dos pneus, por conta da temperatura da pista que estava na casa dos 47 °C, com 29 °C no ambiente.

Com sete voltas, Albon e Magnussen que tinham largado com os pneus macios, substituíram os seus compostos para instalar jogos de pneus duros. Neste momento da prova, Piastri liderava com mais de 2 segundos de vantagem para Norris, enquanto Verstappen estava separado por 1s5 do britânico da McLaren, quase a mesma distância que o holandês tinha para Hamilton.

No giro seguinte foi a vez de Fernando Alonso, e Daniel Ricciardo se lançarem aos boxes, o piloto da Aston Martin apostou nos pneus médios, contra os compostos duros usados no carro de Ricciardo.

Logan Sargeant que ocupava a décima segunda posição e tinha largado com os pneus médios, também fez a sua parada no início da corrida, para instalar os pneus duros na nona volta.

No grid, Russell perseguia Valtteri Bottas, na busca pela nona posição, enquanto Sergio Pérez estava logo atrás, tentando se aproximar do britânico. Russell podia abrir a asa para atacar o piloto finlandês.

A corrida seguiu e na volta 15, Stroll abandonou a oitava posição para substituir os pneus macios e instalar os compostos médios. A parada não foi tão boa quanto era esperado, pois a equipe enfrentou certa dificuldade para trocar o pneu dianteiro esquerdo.

No giro seguinte, Stroll superou Magnussen para ocupar o décimo quinto lugar. Na sequência foi a vez de Lewis Hamilton substituir os seus compostos para usar o jogo de pneus duros, no lugar dos pneus médios. O piloto da Mercedes foi devolvido na sétima posição, com uma diferença para Tsunoda.

No giro 18, Norris parou instalando os pneus duros. A McLaren tinha reservado dois pneus médios e um composto duro para a corrida. Na volta seguinte foi a vez da McLaren chamar o líder da corrida. A parada de Piastri foi boa e ele conseguiu ser devolvido à frente de Norris.

Neste momento da prova, Verstappen liderava, seguido por Leclerc e Sainz, que ainda não tinham recorrido as paradas obrigatórias. A dupla da McLaren estava logo atrás. Hamilton tinha registrado a melhor volta da corrida com 1m23s201, até o momento.

Max Verstappen abandonou a liderança da prova na volta 22, a sua parada foi na casa dos 3 segundos e o competidor foi devolvido na quinta posição, atrás de Hamilton. O holandês estava separado por 7 segundos do piloto da Mercedes. Sainz era apenas o nono colocado, atrás de Sergio Pérez que estava com os pneus da largada.

Leclerc liderava, aguardando o momento de fazer a sua parada. O monegasco trocou os compostos no giro 24, neste momento o piloto da Ferrari retornou na quinta posição, à frente de Tsunoda. Os dez primeiros eram: Piastri, Norris, Hamilton, Verstappen, Leclerc, Tsunoda, Russell, Sainz, Pérez e Gasly. Na sequência Sainz recuperou a posição perdida para Russell depois da parada, passando a ocupar o sétimo lugar.

Estavam com os compostos da largada, Tsunoda, Russell, Pérez e Gasly. Hülk estava quase na mesma situação que esses competidores, pois trocou os pneus bem no começo da corrida.

Mostrando a diferença dos pneus, Sainz também superou Tsunoda, recuperando o sexto lugar. Mais atrás no pelotão, Alonso estava preso atrás de Hülkenberg. No giro 27, Hülk espalhou e Alonso conseguiu assumir o décimo primeiro lugar, deixando o piloto alemão para Stroll.

Alonso estava em duelo com Gasly. Enquanto Strolll superou Hülk apenas no início da volta 29. Foi neste momento da prova que Pérez, Gasly e Ricciardo foram chamados aos boxes. O piloto da Racing Bulls fazendo a sua segunda substituição na corrida.

O mexicano foi devolvido apenas na décima quinta posição e precisaria mais uma vez remar o pelotão, mas agora com auxílio de pneus mais novos. Tsunoda também fez a sua troca de pneus, abandonando os pneus médios, para instalar os pneus duros. Hülk e Albon também pararam, para contar com um novo jogo de pneus duros.

Com 31 voltas, os dez primeiros eram: Piastri, Norris, Hamilton, Verstappen, Leclerc, Sainz, Russell, Alonso, Stroll e Tsunoda. Russell resistia com os pneus da largada na pista, enquanto alguns pilotos já estavam na sua segunda troca de pneus, como aconteceu com Ocon.

Pérez já era o décimo colocado, depois de ultrapassar Tsunoda. Hamilton era perseguido por Verstappen, que buscava recuperar o terceiro lugar.

Na volta 34, Russell foi trocar os pneus, abandonando os compostos duros pelos pneus médios. Gasly então foi orientado pela equipe para seguir aos boxes e abandonar a corrida. Sargeant fez mais uma parada, dando continuidade a sua corrida.

Na sequência, Hamilton mudou de direção na curva 1, Verstappen freou o carro um pouco mais além e perdeu o controle do carro, precisando recuar novamente para o quarto lugar.

Pérez já era oitavo colocado na volta 38, superando Stroll. O piloto mexicano tentava se beneficiar do uso dos pneus médios mais novos do que os compostos dos adversários.

Piastri permanecia na ponta, mas Norris começava a se aproximar do companheiro de equipe, com uma diferença de apenas 1s3 entre eles.

Duas voltas depois, Leclerc tinha chegado na disputa com Hamilton e Verstappen. No entanto, Mercedes e Ferrari optaram por parar os seus pilotos e instalar os compostos que tinham disponíveis para o final da prova, no caso de Hamilton era os pneus duros novos e no carro de Leclerc, médios novos.

Piastri tinha cometido um erro na liderança, foi por conta disso que Norris tinha feito a aproximação.

Bottas começou a se tornar uma chicane na pista, por conta dos pneus duros de 27 voltas. O finlandês foi superado por Alonso e Ricciardo, caindo para a décima terceira posição.

No giro 45, Norris parou pela segunda vez, para fazer o último trecho da corrida com os pneus médios. O piloto da McLaren foi devolvido na quarta posição, em cima de Zhou Guanyu que era retardatário.

Três voltas depois foi a vez de Piastri ser chamado aos boxes. O piloto australiano foi devolvido atrás de Norris, por conta da troca de pneus. A diferença era de 2s9 segundos entre os competidores. Pérez também tinha se direcionado aos boxes, agora usando os pneus médios novos.

Piastri cometeu um erro, aumentando um pouco mais a diferença para o companheiro de equipe. Verstappen então foi aos boxes abandonando novamente a liderança da corrida. O piloto holandês retornou atrás de Hamilton e Leclerc.

Com 50 voltas, os dez primeiros eram: Norris, Piastri, Hamilton, Leclerc, Verstappen, Sainz, Russell, Pérez, Tsunoda e Alonso. Neste momento da corrida 4s5 separavam o holandês de Leclerc. Enquanto o monegasco tentava ficar abaixo de um segundo de Hamilton para usar o DRS.

A corrida seguiu e Verstappen pressionava Leclerc pelo quarto lugar. Com Hamilton separado por 1s6 do monegasco.

Na volta 57 o holandês então atacou Leclerc para ocupar o quarto lugar, na curva 1.

Restando dez voltas para o final, os dez primeiros eram: Norris, Piastri, Hamilton, Verstappen, Leclerc, Sainz, Pérez, Russell, Tsunoda e Alonso. Neste momento da corrida o holandês se aproximava de Hamilton.

Na ponta, Norris tinha mais de cinco segundos de vantagem para Piastri e para fazer a inversão de posição solicitada pela equipe, solicitou ao companheiro de equipe para fazer a aproximação, pois ele não tinha como reduzir para aguardar o australiano.

No giro 63, Hamilton e Verstappen se tocaram, o holandês extravasou os limites de pista, retornando na quinta posição. O carro do piloto da Red Bull foi catapultado, quando a batida entre eles ocorreu. A direção de prova passou a investigar o encontro entre eles.


Restando três voltas para o final, Norris reduziu completamente a velocidade para Piastri assumir a ponta.

O australiano faturou a sua primeira vitória na Fórmula 1, mas envolta de toda uma polêmica. Norris foi o segundo colocado, depois de pensar melhor e deixar o companheiro de equipe obter a vitória que todo o piloto merece. Lewis Hamilton conquistou o seu pódio de número 200, com o feito na Hungria.

Leclerc cruzou a linha de chegada ocupando o quarto lugar, enquanto Verstappen foi o quinto colocado, com Sainz logo atrás.

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Rubens Gomes Passos Netto

Editor chefe do Boletim do Paddock, me interessei por automobilismo cedo e ao criar este site meu compromisso foi abordar diversas categorias, resgatando a visão nerd que tanto gosto. Como amante de podcasts e audiolivros, passei a comandar o BPCast desde 2017, dando uma visão diferente e não ficando na superfície dos acontecimentos no mundo da velocidade. Nas horas vagas gosto de assistir a filmes e séries de ação, ficção científica e comédia. Atuando como advogado, também gosto de fazer análises e me aprofundar na parte técnica.

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