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Max Verstappen supera Carlos Sainz e lidera único treino livre do GP da Áustria

Verstappen anotou 1m05s742, superando Sainz e a Ferrari no final da atividade. Os pilotos tiveram apenas uma sessão para avaliar os carros, quando retornarem ao traçado vão definir o grid de largada do GP da Áustria

A Fórmula 1 está na Áustria neste fim de semana para a realização da 9ª etapa da temporada 2023. Max Verstappen encerrou a sessão na liderança depois de anotar 1m05s742, o tempo foi estabelecido no final da sessão usando os pneus médios. O piloto holandês da Red Bull ficou separado por 0s241 de Carlos Sainz.

O começo da atividade foi voltado para a simulação de corrida, os pilotos trabalharam com os stints mais longos, dando atenção aos pneus médios e duros. Com duas corridas pela frente neste fim de semana, as esquipes precisavam testar as configurações para o circuito e por sua vez definir quais serão as estratégias para o restante do fim de semana.

Seis times levaram atualizações para o Red Bull Ring, desta forma o TL1 também colaborou para verificar as mudanças que foram realizadas para este traçado. A McLaren aproveitou a sessão para comparar o desempenho de Lando Norris (que estava com as novas peças) e Oscar Piastri, no entanto, enquanto o britânico ficou focado na corrida, o australiano teve a oportunidade de avaliar os pneus macios em um conjunto de giros no traçado.

A Ferrari ficou focada em preparar os carros para a corrida, mas teve a chance de fazer algumas voltas rápidas no final da sessão. Charles Leclerc ocupou a terceira posição, seguido por Lewis Hamilton. Sergio Pérez foi o quinto colocado com o segundo carro da Red Bull, enquanto Lance Stroll completou a atividade a sexta posição, depois de ter surgido no segundo lugar momentaneamente.

Kevin Magnussen foi o sétimo colocado com a Haas, enquanto Fernando Alonso que focou na preparação para a corrida, foi o oitavo colocado. George Russell com a Mercedes e Zhou Guanyu da Alfa Romeo completaram a tabela de tempos no Top-10.

A Fórmula 1 retorna ao meio-dia para a realização da classificação, a atividade define o grid de largada da Corrida Principal que será disputada no domingo.

Saiba como foi o TL1 da Fórmula na Áustria

Por conta do fim de semana com Sprint, os pilotos contavam com apenas um treino livre para preparar os seus carros para o restante do fim de semana. A McLaren e a Ferrari levaram para o traçado um novo pacote de atualizações, chamando a atenção pelo pouco tempo para avaliar as mudanças. Seis equipes realizaram algum tipo de alteração nos seus carros para o GP da Áustria.

Max Verstappen rapidamente se lançou ao traçado, anotando 1m08s094, mas na sequência anotou 1m07s145. Sergio Pérez e o piloto holandês se alternavam na primeira posição. Nestes primeiros minutos de atividade os pilotos focaram na utilização dos pneus médios e duros, realizando um stint mais longo para as suas verificações. O mexicano não participou dos compromissos com a mídia na quinta-feira pois estava se recuperando de uma gripe, mas voltou ao traçado normalmente nessa sexta-feira.

Em dez minutos de atividade, Fernando Alonso, Nyck De Vries e Valtteri Bottas extravasaram os limites de pista. As zebras neste traçado são bem violentas e ao atacá-las os pilotos cometiam alguns erros pelo traçado, desta forma o carro saía de frente e o piloto perdia o controle. Usando os pneus médios, Fernando Alonso anotou 1m06s656, para ocupar a primeira posição, na sequência Lewis Hamilton surgiu no segundo lugar ao anotar 1m06s742, enquanto Pérez e Verstappen apareciam no terceiro e quarto lugar respectivamente.

Grande parte do grid avaliava os pneus médios, enquanto os pneus duros eram testados por apenas seis competidores. Durante os primeiros quinze minutos de sessão, Alexander Albon completou apenas duas voltas no traçado, enquanto Logan Sargeant permanecia nos boxes.

Restando cerca de 43 minutos para o final da atividade, os dez primeiros eram: Verstappen, Alonso, Hamilton, Pérez, Bottas, Ocon, Stroll, Norris, Gasly e Zhou. A dupla da Ferrari seguia no final da tabela, Leclerc era o 14º colocado, enquanto Sainz ocupava a 16ª posição, aparentemente os pilotos estavam focados no ritmo de corrida, trabalhando com um pneu duro que passava das 10 voltas completadas na sequência.

Depois de 20 minutos de atividade, a Williams liberou os seus pilotos com os pneus macios instalados. No carro de Sargeant era possível observar um pouco de flow-vis espalhado na parte traseira do carro, para a realização de alguns testes aerodinâmicos. Usando os pneus mais rápidos do fim de semana, Albon saltou para a quinta posição ao anotar 1m06s794.

Hamilton era o líder da atividade depois de anotar 1m06s416 com os pneus duros, o piloto da Mercedes seguia utilizando esses compostos para fazer as suas verificações. Na Williams, os pilotos também estavam fazendo a sua simulação de corrida, mas optaram por verificar a durabilidade dos pneus macios. Nesta pista e com a sequência de atividades que serão realizadas neste fim de semana, o melhor momento para usar os pneus macios é durante a classificação e talvez na corrida Sprint – para o domingo, geralmente as estratégias são focadas no uso dos pneus médios e duros, esse é um dos motivos para mais equipes e pilotos avaliarem esses compostos no TL1.

Com apenas uma hora de atividade o foco era na simulação de corrida e na coleta de dados. A Áustria se tornou um território bem conhecido das equipes e pilotos, principalmente durante a pandemia, quando o GP da Áustria e GP da Estíria foram realizados no mesmo traçado.

Entrando nos últimos 20 minutos de atividade, os dez primeiros eram: Hamilton, Verstappen, Alonso, Pérez, Albon, Stroll, Tsunoda, Ocon, Bottas e Norris. Parte do pelotão estava nos boxes se preparando para uma nova saída ao circuito. Oscar Piastri por sua vez abandonou o uso dos pneus médios, para instalar os compostos macios, desta forma o piloto australiano que ocupava a 19ª posição, saltou para o sexto lugar anotando 1m06s809, para ficar logo atrás de Alexander Albon.

Chegando aos últimos minutos de atividade, enquanto os pilotos instalavam os pneus macios, Lance Stroll anotou 1m06s550 para ocupar o segundo lugar na tabela de tempos. Pierre Gasly que era o 11º colocado obteve 1ms07s287 enquanto explorava os pneus de faixa vermelha.

Alguns erros eram observados enquanto os pilotos testavam os limites dos seus carros. Leclerc que era o 18º colocado, saltou para a ponta com os pneus macios, dando atenção para o ritmo de classificação no final da atividade, desta forma o monegasco anotou 1m06s209. Na sequência Verstappen cravou 1m06s084, mas o piloto holandês trabalhava com os pneus médios.

Na guerra pela liderança no final da atividade, Sainz superou Verstappen por 0s101 quando anotou 1m05s983 com os pneus macios. Lewis Hamilton deixou os pneus duros de lado, para fazer parte dos competidores que trabalhavam com os pneus C5, desta forma o inglês superou Pérez para ocupar a quarta posição com 1m06s251.

Com a evolução da pista e a possibilidade de trabalhar com os pneus macios no final da atividade, a tabela de tempos sofreu uma boa alteração. Max Verstappen encontrou mais uma volta rápida, depois de ter andado lentamente pelo traçado. O holandês cravou 1m05s742, para acabar a sessão no primeiro lugar, separado por 0s241 de Sainz.

A atividade foi encerrada com o teste do Virtual Safety Car e na sequência os pilotos que estavam em pista conseguiram fazer um teste de largada.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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