A Fórmula 1 está no Canadá nesta sexta-feira (13) para a realização das primeiras verificações dos carros no Circuito Gilles Villeneuve. A primeira sessão foi liderada por Max Verstappen, com a marca de 1m13s193, fazendo o uso dos pneus macios.
Alexander Albon e Calor Sainz surpreenderam, por ocupar a segunda e a terceira posição, respectivamente. A sessão foi principalmente voltada para a verificação da aerodinâmica dos carros e a utilização dos pneus macios (C6), com várias voltas completadas na sequência com este composto.
George Russell foi o quarto colocado na sessão, seguido por Lewis Hamilton da Ferrari. Isack Hadjar voltou a encaixar o carro da Racing Bull entre os dez primeiros colocados e ficou com o sexto lugar. Lando Norris e Oscar Piastri conduziram testes, por conta das novas peças levadas para o Canadá, desta forma usaram o flow-vis e aero-rakes ao longo do TL1.
Liam Lawson ficou com a oitava posição, seguido por Pierre Gasly e Charles Leclerc.
A Ferrari encerrou a atividade, contanto apenas com os dados coletados por Lewis Hamilton, por conta da batida protagonizada por Leclerc no começo da sessão. O equipamento do monegasco ficou danificado e a equipe precisará fazer uma reconstrução para a realização do TL2.
A Fórmula 1 retorna às 18h (horário de Brasília) para a segunda avaliação do dia.
Saiba como foi o TL1 do GP do Canadá
Neste fim de semana a Fórmula 1 desembarca em Montreal para o duelo da 10ª etapa da temporada 2025. Lance Stroll foi confirmado para o evento e assumiu o carro da Aston Martin, após passar por um novo procedimento no pulso, por conta de uma dor incomoda.
Quando a sessão foi iniciada, a temperatura na pista estava na casa dos 41 °C e 16 °C no ambiente.
Na primeira liberação para a pista, Oscar Piastri foi encaminhado com o aero-rake instalado logo após o conjunto de roda dianteira. A equipe britânica levou uma nova asa dianteira para este evento, além de fazer uma alteração da asa traseira do carro. Levando em consideração a asa dianteira, ela foi revisada em busca de melhorar o desempenho aerodinâmico, enquanto a asa traseira é uma forma de se adequar as necessidades do circuito para ter mais downforce.
Solo 5 equipos con novedades en Canadá
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Logo nos primeiros instantes, Franco Colapinto rodou na curva 1, quando abria a primeira volta rápida, usando um conjunto de pneus macios. Neste início de sessão, os pilotos geralmente são mais cautelosos, pois estão em processo de emborrachamento do asfalto. Poucos pilotos usavam os pneus médios (C5) neste começo da sessão, eram eles, Isack Hadjar, Liam Lawson, Gabriel Bortoleto e Nico Hülkenberg.
Colapinto facing the wrong way at Turn 2
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Com dez minutos de sessão, Max Verstappen liderava a tabela de tempos com a marca de 1m14s478 usando os pneus macios. No entanto, os tempos seguiam em regressiva e não demorou muito para Charles Leclerc cravar o tempo de 1m13s885, também usando um conjunto de pneus macios.
Neste início de contato com a pista, alguns erros eram observados, como Lando Norris que perdeu um pouco o controle da traseira do carro, enquanto, Gabriel Bortoleto extravasou os limites de pista. Por falar em erros, a primeira batida do fim de semana foi protagonizada por Leclerc. O monegasco perdeu o controle do carro ao errar a freada da curva, travar a dianteira e com isso ele foi para a sujeira da pista e acertou a barreira de contenção da curva 3.
A sessão foi interrompida, para a limpeza da pista. Neste momento os dez primeiros eram: Leclerc, Russell, Norris, Verstappen, Hadjar, Albon, Tsunoda, Sainz, Gasly e Alonso. Apenas Oscar Piastri não tinha nenhum tempo cronometrado até a bandeira vermelha.
Here’s the moment Leclerc found the barriers
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Restavam pouco mais de 30 minutos quando a pista foi novamente liberada. Os tempos continuaram evoluindo, principalmente porque vários pilotos usavam um novo conjunto de pneus macios.
Verstappen retornou para a liderança da tabela, com o tempo de 1m13s193. Carlos Sainz surpreendeu, com a volta na casa de 1m13s275, encaixando a Williams na segunda posição, o resultado chamava a atenção, pois a Williams sofreu um apagão na Espanha e não conseguiu um bom rendimento em Barcelona. Alexander Albon saltou para o segundo lugar, com 1m13s232, separado por apenas 0s039.
A McLaren continuou os testes aerodinâmicos, com Oscar Piastri usando o flow-vis na asa traseira, enquanto no carro de Lando Norris ele estava espalhado na suspensão dianteira direita.
Por conta dos testes aerodinâmicos, os times também estavam investindo nas voltas em simulação de corrida, com stints mais longos, mesmo com o composto macio.
Restando dez minutos para o final, os dez primeiros eram: Verstappen, Albon, Sainz, Russell, Hamilton, Lawson, Gasly, Leclerc e Tsunoda.
Os pilotos passaram parte da atividade reclamando do tráfego intenso da pista, com os pilotos precisando negociar os espaços, enquanto tentavam uma volta limpa.
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