ColunistasFórmula 1Post

Leclerc lidera boa parte da Sprint em Ímola, mas Verstappen supera monegasco no final

Mesmo sendo uma pista travada, a Sprint em Ímola conseguiu ser bem movimentada. A classificação na chuva deu uma bagunçada no grid, portanto alguns times tinham que ‘arrumar a sua bagunça’. Neste sábado (23) vimos Charles Leclerc largando muito bem e ultrapassando Max Verstappen. O monegasco liderou grande parte da prova, mas nas últimas voltas um novo embate com o holandês ocorreu. Os pneus de Leclerc tinham acabado,  Verstappen que conservou o seu ritmo para o final atacou o rival para obter a ponta. Passou de passagem e disparou na liderança.

Verstappen ganha assim o direito de largar da primeira posição neste domingo. Leclerc deve tentar atacar Verstappen na largada e buscar a vitória, administrando a corrida de um jeito diferente. Sergio Pérez foi galgando posições pós-largada depois de começar da sétima posição, portanto obteve a terceira lugar.

Carlos Sainz que começou a corrida do décimo lugar depois de um erro na classificação, foi outro piloto que precisou realizar ultrapassagens para o quarto lugar – desta forma estará mais próximo do seu companheiro de equipe durante a segunda corrida do fim de semana.

Lando Norris e Daniel Ricciardo terminaram no quinto e sexto lugar respectivamente, sendo uma boa posição de largada para a McLaren, além disso conquistaram mais alguns pontos neste sábado. Valtteri Bottas perdeu posições na largada, mas fechou a Sprint no sétimo lugar. Kevin Magnussen não conseguiu fazer uma prova espetacular, o começo foi bom, mas ele perdeu rendimento e caiu para a oitava posição, de qualquer foram ganha o último ponto concedido neste sábado.

Fernando Alonso e Mick Schumacher completaram o Top-10.

Neste sábado a largada para o GP da Emilia-Romagna será dada às 10h do horário de Brasília.

Saiba como a Sprint de Ímola 

O grid de largada da prova Sprint foi definido na sexta-feira (22), onde Max Verstappen conquistou a pole, depois de superar o tempo estabelecido por Charles Leclerc.

A temperatura da pista para o momento da largada estava 29°C, com 21°C no ambiente.

A prova com 30 minutos de duração começou com pista seca, diferente do que foi enfrentado na sexta-feira e do que é esperado para o domingo.

Uma prova curta e com pouco tempo para tomar decisões. Os pilotos também não precisam realizar uma parada nos boxes, podendo utilizar apenas uma goma de pneus. Largaram com os pneus médios Magnussen, Schumacher e Latifi, o restante do pelotão estava com os pneus macios instalados.

Alonso demorou de sair do grid quando a volta de alinhamento do começou.

Leclerc largou muito bem, conseguindo passar Max Verstappen, enquanto Verstappen era perseguido por Norris. Magnussen manteve o quarto lugar e Fernando Alonso que tinha começado do quinto lugar, caiu para sétimo, sendo ultrapassado por Sergio Pérez e Daniel Ricciardo. Na largada Guanyu Zhou bateu tocou em Pierre Gasly. O carro da Alfa Romeo ficou imediatamente parado, enquanto Gasly conseguiu seguir para os boxes, mesmo com pneu furado. O piloto da AlphaTauri voltou na décima nona posição. O Safety Car foi ativo pelo abandono de Zhou.

Na segunda volta os dez primeiros eram: Leclerc, Verstappen, Norris, Magnussen, Pérez, Ricciardo, Alonso, Sainz, Vettel e Bottas. Sainz largou muito bem, assim como Leclerc. Magussen fechou Ricciardo, portanto Pérez se aproveitou para fazer a ultrapassagem no australiano. Schumacher conquistou a décima primeira posição.

A relargada ocorreu ao final da quarta volta. O monegasco manteve a liderança sem nenhum problema, mas Verstappen tentou se manter próximo do rival. Alonso cometeu um erro, passou pela zebra e perdeu um pouco de tração no carro. Sainz se aproximou do espanhol, tentando buscar a sétima posição. Magnussen receber o alerta de uma bandeira preta e branca na pista, por ter sambado na frente de Pérez.

No sétimo giro Sainz realizou a ultrapassagem em Alonso, partindo para buscar a posição de Ricciardo. Leclerc era o líder da prova com mais de um segundo de vantagem para Verstappen, enquanto o holandês tinha separado mais de três segundos de vantagem para Norris. Pérez assumiu a quarta posição, depois de realizar a ultrapassagem em Magnussen, mostrando a grande diferença dos carros quando o DRS era ativo.

Bottas aproveitou o DRS para ultrapassar Sebastian Vettel na nona volta. Schumacher tinha grudado no carro do piloto da Aston Martin. Sainz tinha chegado em Ricciardo, mas o piloto da McLaren estava usando o DRS para se defender dos ataques e também buscar o quinto lugar que era de Magnussen.

Durante a décima primeira volta, Magnussen foi ultrapassado por Ricciardo, caindo para o sexto lugar. Sainz atacava o piloto dinamarquês. Pérez tinha assumido a terceira posição, depois de ganhar a posição de Norris.

Na décima segunda volta, os dez primeiros eram: Leclerc, Verstappen, Pérez, Norris, Ricciardo, Sainz, Magnussen, Alonso, Bottas e Vettel. O monegasco tinha mais de um segundo e meio de vantagem para Verstappen. Duas voltas depois foi a vez de Sainz ganhar a posição de Ricciardo, agora o espanhol estava separado por mais de cinco segundos de Norris.

Schumacher tinha passado Vettel, assumindo a décima posição. Alonso também foi alertado com uma bandeira preta e branca, por conta do duelo com Bottas. O espanhol que começou a corrida da quinta posição era o nono colocado na décima sexta volta.

A diferença entre Leclerc e Verstappen foi reduzida, caindo para menos de um segundo na décima sétima volta. O monegasco passou a administrar a liderança da prova. Na vigésima volta Sainz tinha ganhado a quarta posição de Norris. Usando o DRS, Verstappen assumiu a ponta.

Na última volta Verstappen tinha mais de dois segundos de vantagem para Leclerc, portanto cruzou a linha de chegada na primeira posição, acompanhado pelo monegasco da Ferrari, seguido por Sergio Pérez da Red Bull.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading