Em uma das corridas mais movimentadas nesta temporada, os carros da Toyota finalmente tiveram um desempenho competitivo na corrida realizada no Kansas e conseguiram dominar as posições de honra no grid. Mas quem soube capitalizar melhor foi Kurt Busch, que superou Kyle Larson nas voltas finais em uma disputa dura, mas limpa.
Com o resultado, Buschão conseguiu a vaga nos playoffs da NASCAR Cup Series, embolando ainda mais a disputa por pontos no campeonato, já que temos 11 vencedores diferentes nas 13 primeiras etapas de 2022. O triunfo do campeão da Cup em 2004 foi a sua primeira pela equipe 23XI, equipe de Michael Jordan e Denny Hamlin (e a segunda da escuderia).
A corrida foi marcada por muitos problemas, sobretudo nos pneus, com muitos pilotos sendo prejudicados com furos e estouros, como Martin Truex Jr, Tyler Reddick, William Byron e Chase Elliott.
Além disso, outro problema curioso aconteceu com Erik Jones, que ficou com a porca da roda presa no pneu traseiro direito e os mecânicos levaram longos minutos e usaram todo tipo de ferramenta para tirar a peça do carro e conseguir concluir a troca. O cenário se assemelhou muito ao problema ocorrido com Valtteri Bottas no GP de Mônaco de 2021.
That was a wild one. @JamieLittleTV talks with James Houk of @PettyGMS about the issue at Kansas. pic.twitter.com/TU5So5c5pO
— FOX: NASCAR (@NASCARONFOX) May 15, 2022
Na briga pela vitória, os carros da Toyota (Joe Gibbs e 23XI) estavam bem e se mostraram competitivos. Tanto que todos os seis carros chegaram entre os dez primeiros. Mesmo Martin Truex Jr (que teve um pneu furado) e Bubba Wallace (punido após a equipe deixar um pneu escapar em um dos pits) conseguiram se recuperar e terminar no top-10.
Kurt Busch demonstrava ter o carro dominante desde o segundo estágio (do qual foi o vencedor) e estava buscando a vitória, mas teve dificuldades com as paradas nos boxes e perdeu posições na última parada para Kyle Busch e Kyle Larson.
Larson, aliás, já vinha desafiando o piloto da 23XI pela liderança. Inclusive, o atual campeão da Cup teve que fazer de tudo para permanecer na briga, inclusive com uma bela salvada em uma disputa no meio do último estágio.
Unbelievable. 👁 👄 👁 pic.twitter.com/knPsCMYvxS
— FOX: NASCAR (@NASCARONFOX) May 15, 2022
Todavia, Buschão estava mais competitivo e buscou a manobra decisiva. Faltando oito voltas para o fim, os dois duelaram lado a lado até que Larson raspou o muro e perdeu definitivamente a posição.
What. A. Battle. Kurt Busch to the lead late at Kansas! pic.twitter.com/2siItDiagM
— FOX: NASCAR (@NASCARONFOX) May 15, 2022
O próximo evento da NASCAR Cup Series será o All-Star Race, que será no próximo domingo, no circuito oval do Texas. A próxima corrida valendo pontos será no dia 29, com a tradicional Charlotte 600.
Top-10 da etapa do Kansas:
1 – Kurt Busch (23XI/Toyota)
2 – Kyle Larson (Hendrick/Chevrolet)
3 – Kyle Busch (Joe Gibbs/Toyota)
4 – Denny Hamlin (Joe Gibbs/Toyota)
5 – Christopher Bell (Joe Gibbs/Toyota)
6 – Martin Truex Jr (Joe Gibbs/Toyota)
7 – Ross Chastain (Trackhouse/Chevrolet)
8 – Ricky Stenhouse Jr (JTG Daugherty/Chevrolet)
9 – Alex Bowman (Hendrick/Chevrolet)
10 – Bubba Wallace (23XI/Toyota)