AutomobilismoColunistasDestaquesNascarPost

Joey Logano brilha e conquista o tricampeonato da NASCAR Cup Series

Piloto da Penske superou o companheiro de equipe Ryan Blaney e garante o título com a vitória em Phoenix

A decisão da NASCAR Cup Series na etapa decisiva no circuito oval de Phoenix entrou para a história com a coroação de Joey Logano entre os grandes da história da modalidade. O piloto da Penske levou a melhor em um duelo interno na esquadra do Capitão contra Ryan Blaney e conquistou seu terceiro título na divisão principal.

Logano entra para um grupo de tricampeões da categoria, no qual conta com Lee Petty, David Pearson, Cale Yarborough, Darrell Waltrip e Tony Stewart. Além disso, o piloto da Penske deixa Kyle Busch para trás e se torna o maior vencedor da NASCAR Cup Series em atividade regularmente.

A conquista também destaca uma fase de sucesso da Penske na categoria, pois, pela primeira vez na sua participação na NASCAR, a equipe consegue a dobradinha na classificação final do campeonato e emenda o terceiro título consecutivo na Cup Series, contando dois de Logano e um de Blaney.

Joey Logano e Ryan Blaney formaram a dobradinha da Penske na classificação final (James Gilbert/Getty Images)

A prova desta dominância se viu em Phoenix, com Logano e Blaney tendo desempenho muito superior aos rivais. O único que conseguiu ser competitivo nos dois primeiros estágios foi Christopher Bell, que não estava na luta pelo título. Os outros postulantes ao caneco, William Byron e Tyler Reddick, tentaram estratégias e abordagens diferentes, mas não conseguiram fazer frente.

A corrida não teve tantas bandeiras amarelas, com destaque ao bizarro incidente com o Safety Car, que bateu na barreira de proteção da entrada dos boxes no começo do segundo estágio e causou a bandeira vermelha.

Mesmo com a paralisação, o panorama não mudou muito e alguns pilotos tentaram táticas diferentes, com uma bandeira amarela causada por Zane Smith faltando cerca de 50 voltas para fim serviu para embaralhar as cartas.

Byron tentou o pulo do gato relargando na ponta, mas acabou tendo que duelar com Bell no reinício. Foi neste momento em que Logano apareceu para dar o bote certeiro e assumir a ponta de forma definitiva.

Por sua vez, Blaney demorou um pouco para se recompor no pelotão, mas chegou ao segundo posto há 20 voltas do fim. O campeão de 2023 foi à caça do companheiro de equipe em busca do bicampeonato, mas Logano se aproveitou da experiência para conseguir se posicionar sem oferecer a chance ao colega e garantir o tricampeonato.

A etapa final da temporada de 2024 também marcou algumas despedidas marcantes. Largado na pole, Martin Truex Jr andou entre os líderes no começo da prova, mas perdeu desempenho e terminou a corrida final de sua carreira como piloto regular na 17ª posição. Já a equipe Stewart-Haas, equipe tradicional que encerrou sua participação com a formação de quatro carros nesta temporada, teve um desempenho discreto e viu como melhor piloto Noah Gragson, que concluiu a prova na 12ª colocação.

A NASCAR entra de férias e retorna no começo de fevereiro, com o Clash no dia 2 de fevereiro, que será realizado no Bowman Grey Stadium. Já a abertura oficial da temporada 2025 será em 16 de fevereiro, com as 500 Milhas de Daytona.

Top-10 da etapa de Phoenix:

1 – Joey Logano (Penske/Ford)
2 – Ryan Blaney (Penske/Ford)
3 – William Byron (Hendrick/Chevrolet)
4 – Kyle Larson (Hendrick/Chevrolet)
5 – Christopher Bell (Joe Gibbs/Toyota)
6 – Tyler Reddick (23XI/Toyota)
7 – Bubba Wallace (23XI/Toyota)
8 – Chase Elliott (Hendrick/Chevrolet)
9 – Chris Buescher (RFK/Ford)
10 – Daniel Suarez (Trackhouse/Chevrolet)


O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo