Jamie Chadwick entrou para a história do endurance neste domingo (6), ao se tornar a primeira mulher a vencer uma corrida na classe LMP2 da European Le Mans Series (ELMS). A pilota britânica triunfou nas 4 Horas de Barcelona ao lado dos companheiros Daniel Juncadella e Mathys Jaubert, em uma exibição consistente e estratégica com o carro #18 da IDEC Sport — equipe que também fazia sua estreia na categoria.
Em sua primeira participação em provas de protótipos, Chadwick assumiu a responsabilidade de largar com o Oreca 07-Gibson e conduziu o equipamento no turno inicial da corrida. Largando da quinta posição na LMP2, a tricampeã da W Series demonstrou maturidade ao lidar com o tráfego, por conta das outras classes presentes na prova e os incidentes da largada, mantendo o carro na disputa mesmo diante da degradação dos pneus e da pressão dos rivais.
Após seu stint duplo, entregou o carro para os companheiros de equipe que também fizeram uma prova sólida, mesmo em sua primeira prova na LMP2. O trio impressionou com a prova bem executada, conquistando posições de forma gradual, antes de faturar a vitória na sua classe. Além disso, vale destacar o resultado na geral, já que obtiveram o segundo lugar, atrás apenas do Oreca #83 da AF Corse.
A conquista de Chadwick marca não apenas a primeira vitória de uma mulher na LMP2 da ELMS, mas também a segunda vez que uma pilota sobe ao pódio geral da categoria — repetindo o feito de Sophia Flörsch em 2022. Aos 26 anos, Chadwick volta à Europa após duas temporadas na Indy NXT, onde encerrou sua passagem com vitória e pole em Road America em 2024.
Sua chegada à IDEC Sport se deu por meio do projeto Genesis Magma Racing, em sua primeira campanha completa na LMP2. A experiência anterior da britânica em provas da GT4 British GT e corridas de longa duração, como a vitória na classe LMP1 das 24 Horas de Nürburgring, mostrou-se essencial para seu desempenho equilibrado e eficiente.
Agora líderes do campeonato da LMP2 após a etapa de abertura, Chadwick, Juncadella e Jaubert voltam à pista nas 4 Horas de Le Castellet, no dia 4 de maio, com o objetivo de manter o bom momento em uma temporada que já começou com um feito histórico.
A trailblazer wherever she goes. ✨
First #ELMS race. First LMP2 class win.
Ladies and Gentlemen… @JamieChadwick!! 👏#4HBarcelona pic.twitter.com/6dm1gRrvPZ
— European Le Mans Series (@EuropeanLMS) April 6, 2025
Na LMGT3 também tivemos uma conquista feminina, as pilotas da Iron Dames tiveram um desempenho fantástico. A equipe 100% feminina formada por Celia Martin, Sarah Bovey e Michelle Gatting levou o Porsche #85 à vitória, em uma disputa acirrada contra o Ferrari #57 da Kessel Racing, conduzido por Daniel Serra. Foi o terceiro triunfo das Iron Dames no ELMS.
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.