Neste domingo (06) em Monza, Franco Colapinto participou de um teste, guiando o Alpine A523, carro usado pela equipe durante a temporada 2023.
O argentino esteve em Monza para a sessão, como parte do cronograma de Testes com Carros Anteriores (TPC), que conduzirá ao longo da temporada 2025, pois ocupa o posto de reserva da Alpine na Fórmula 1.
🚨 ¡ÚLTIMA HORA!
Franco Colapinto está rodando en Monza con Alpine. pic.twitter.com/dpZIVQ5AtD
— ElReyGuiri (@ElReyGuiri) April 6, 2025
A realização do teste chama a atenção, principalmente em mais um episódio sob pressão protagonizado por Jack Doohan. O australiano sofreu um forte acidente logo no início da segunda sessão de treinos livres, o que resultou em danos significativos ao A525. A colisão levantou novas dúvidas sobre a permanência de Doohan como piloto da Alpine.
Após a batida e verificação da Alpine, foi constatado pelo time de Enstone que Doohan teve “um erro de julgamento” ao não fechar o DRS na curva 1. O erro comprometeu a sua participação no TL2, enquanto a equipe precisou reconstruir o carro para ter dois equipamentos participando do restante do GP do Japão.
Para completar a saga de Doohan na Alpine, o piloto já contava com um tempo mais limitado em pista, pois cedeu o carro para Ryo Hirakawa no TL1, que fez um bom trabalho ao longo da sessão.
Enquanto isso, Colapinto dividiu a pista de Monza com outros jovens talentos, como Paul Aron, Luke Browning e Victor Martins — estes dois últimos realizando testes com a equipe Williams. A participação do argentino foi confirmada por registros feitos nas redes sociais.
Nos bastidores, acredita-se que Doohan será substituído em breve por Franco Colapinto. O jovem que participou de 9 corridas no ano passado, substituindo Logan Sargeant, sua performance chamou a atenção e foi suficiente para entrar na mira de Flávio Briatore. Pouco tempo o argentino foi contratado pela Alpine, aproveitando o fato da Williams não ter um assento vago no momento.
O consultor da Alpine já deixou claro que Doohan e Pierre Gasly foram escolhidos para representar a equipe no início do campeonato, mas tudo pode acontecer e a equipe trabalha, sim, com a possibilidade de usar os seus reservas ao longo do campeonato.
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.