AutomobilismoColunistasDestaquesELMSPost

Jamie Chadwick faz história no ELMS com vitória na LMP2 em sua estreia

Com corrida segura durante as 4 Horas de Barcelona, trio triunfa na LMP2 em estreia na categoria

Jamie Chadwick entrou para a história do endurance neste domingo (6), ao se tornar a primeira mulher a vencer uma corrida na classe LMP2 da European Le Mans Series (ELMS). A pilota britânica triunfou nas 4 Horas de Barcelona ao lado dos companheiros Daniel Juncadella e Mathys Jaubert, em uma exibição consistente e estratégica com o carro #18 da IDEC Sport — equipe que também fazia sua estreia na categoria.

Em sua primeira participação em provas de protótipos, Chadwick assumiu a responsabilidade de largar com o Oreca 07-Gibson e conduziu o equipamento no turno inicial da corrida. Largando da quinta posição na LMP2, a tricampeã da W Series demonstrou maturidade ao lidar com o tráfego, por conta das outras classes presentes na prova e os incidentes da largada, mantendo o carro na disputa mesmo diante da degradação dos pneus e da pressão dos rivais.

Após seu stint duplo, entregou o carro para os companheiros de equipe que também fizeram uma prova sólida, mesmo em sua primeira prova na LMP2. O trio impressionou com a prova bem executada, conquistando posições de forma gradual, antes de faturar a vitória na sua classe. Além disso, vale destacar o resultado na geral, já que obtiveram o segundo lugar, atrás apenas do Oreca #83 da AF Corse.

A conquista de Chadwick marca não apenas a primeira vitória de uma mulher na LMP2 da ELMS, mas também a segunda vez que uma pilota sobe ao pódio geral da categoria — repetindo o feito de Sophia Flörsch em 2022. Aos 26 anos, Chadwick volta à Europa após duas temporadas na Indy NXT, onde encerrou sua passagem com vitória e pole em Road America em 2024.

Sua chegada à IDEC Sport se deu por meio do projeto Genesis Magma Racing, em sua primeira campanha completa na LMP2. A experiência anterior da britânica em provas da GT4 British GT e corridas de longa duração, como a vitória na classe LMP1 das 24 Horas de Nürburgring, mostrou-se essencial para seu desempenho equilibrado e eficiente.

Agora líderes do campeonato da LMP2 após a etapa de abertura, Chadwick, Juncadella e Jaubert voltam à pista nas 4 Horas de Le Castellet, no dia 4 de maio, com o objetivo de manter o bom momento em uma temporada que já começou com um feito histórico.

Na LMGT3 também tivemos uma conquista feminina, as pilotas da Iron Dames tiveram um desempenho fantástico. A equipe 100% feminina formada por Celia Martin, Sarah Bovey e Michelle Gatting levou o Porsche #85 à vitória, em uma disputa acirrada contra o Ferrari #57 da Kessel Racing, conduzido por Daniel Serra. Foi o terceiro triunfo das Iron Dames no ELMS.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo