Tanti Auguri, Mattia!
Hoje, 3 de novembro é aniversário do Mattia Binotto.
Ok, Erika… quem é esse cara?
Mattia Binotto é o atual “Engenheiro Chefe” da equipe técnica da Ferrari.
Nascido em 1969 em Lausana (Suiça) e naturalizado italiano, graduou-se Engenheiro Mecânico na Suiça em 1994, e em engenharia automotiva em 1995 em Modena (Itália).
A história de Mattia com a Ferrari vem desde 1995, quando ele entrou na equipe de testes de da Ferrari, e de 1997 á 2003 coordenou os testes na equipe principal de corrida.
Em 2004, O Suíço-Italiano assumiu a engenharia de motores de corrida, desenvolvendo os motores da Ferrari até 2007, quando subiu a engenheiro chefe de corrida e montagem dos carros.
Em 2009, Mattia se tornou engenheiro chefe da operação do KERS. Para quem não sabe, o KERS é o sistema de recuperação de energia dos carros da F1, que transforma a energia cinética (ou força rotacional) em calor e armazenada. Quando acionado o mecanismo do KERS, essa energia é convertida novamente em potência, aumentando os cavalos do carro.
Para entender melhor esse b.o. do Kers, sugiro que vocês leiam este texto aqui KERS (Sistema de Recuperação de Energia Cinética)
Como Binotto nunca para, em 2013 foi nomeado diretor da equipe de unidades de potência da Ferrari.
Hoje, conhecemos melhor Binotto pois desde 2016, com a saída de James Alisson, Binotto é chefe da equipe técnica da Ferrari.
Mattia explica seu baby Ferrari neste vídeo do GP da Rússia de 2016:
O SF70H fala por si só os resultados de Binotto, uma vez que o carro começou a ser produzido em maio de 2016, e teve seu projeto quase 100% coordenado pelo engenheiro.
Para saber como Mattia se sente sobre o carro, temos este vídeo:
(O inglês é fácil de entender graças ao sotaque italiano fofinho dele)
lll A Série 365 Dias Mais Importantes do Automobilismo, recordaremos corridas inesquecíveis, títulos emocionantes, acidentes trágicos, recordes e feitos inéditos através dos 365 dias mais importantes do automobilismo.