Durante o GP da Áustria a Ferrari apostou na estratégia de três paradas, mas a escolha do time italiano não surtiu o mesmo efeito de Barcelona. Lewis Hamilton que iniciou a corrida da terceira colocação, avançou para segundo na primeira volta, mas não conseguiu sustentar o pódio.
Tanto o heptacampeão mundial, como Charles Leclerc ainda não tinham compreendido o motivo para queda de desempenho da classificação para corrida.
Ainda no início da corrida, Hamilton precisou lidar com as investidas de Max Verstappen pela segunda colocação. Após a conclusão da primeira troca de pneus, o neerlandês conseguiu a ultrapassagem e avançou.
A Ferrari então partiu para estratégia de três paradas quando o Virtual Safety Car surgiu na pista, pelo abandono de Carlos Sainz. No entanto, a estratégia de três paradas, obrigou Hamilton forçar mais o carro, porém, com as temperaturas elevadas da pista e a degradação apresentada pelos pneus, a escolha não surtiu o efeito esperado.
“Não sei por que fomos tão lentos hoje. Tivemos muita dificuldade em manter o ritmo, a degradação dos pneus foi muito, muito alta, muito pior do que o previsto”, disse Hamilton.
“Eu achava que seria assim e disse isso à equipe, eles disseram que seriam duas paradas e eu respondi: ‘Acho que não serão duas paradas hoje, acho que não vou conseguir fazer uma estratégia de duas paradas funcionar’.”
“Eu não me adaptei com nenhum dos pneus hoje. Foi uma corrida muito, muito difícil. Posso dizer que foi uma prova realmente complicada, em parte pelo calor extremo.”
Apesar de não estar certo sobre a estratégia de duas paradas funcionar – mesmo sendo a mais rápida para os rivais – a Ferrari não conseguiu um bom rendimento com nenhum dos três compostos.
“Foi um grande problema no primeiro período, tentando acompanhar o George [Russell], e depois em todos os outros períodos, estávamos basicamente lutando com a potência.”
Apesar dos problemas com as temperaturas elevadas, Hamilton ainda encontrou um espaço para elogiar o trabalho da equipe de box.
“Foi uma corrida extremamente quente e exigente. Tive algumas boas disputas em certos momentos. A equipe fez um ótimo trabalho com os pit-stops, mas é claro que ainda estamos com dificuldades nas retas e a degradação dos pneus foi bastante alta, o que acabou tornando as coisas desafiadoras.”
“Antes da corrida, achávamos que uma estratégia de três paradas poderia ter sido viável devido à temperatura da pista. É sempre difícil saber como as coisas teriam se desenrolado, mas não acho que muito mais fosse possível, considerando a nossa situação hoje. Temos uma semana até Silverstone e vamos analisar tudo o que aprendemos e ver o que podemos fazer lá.”
Mesmo deixando a Áustria como terceiro colocado da tabela, Hamilton admite que está gostando do duelo pelo campeonato.
“Estou definitivamente gostando da disputa. Claro que não é onde queremos estar, mas este circuito geralmente tem sido um pesadelo para mim”, disse Hamilton.
“Provavelmente é um dos meus piores circuitos, então terminar em terceiro na classificação ontem foi ótimo, e terminar em quinto hoje, considerando que o Charles costuma ser forte aqui ao longo dos anos, está ótimo.”
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.
Descubra mais sobre Boletim do Paddock
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.







