AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Hamilton converte pole em vitória e domina prova Sprint na China

Com grande performance, Hamilton evita aproximação de adversários e comanda corrida de 100 km em Xangai

Lewis Hamilton conseguiu converter a pole em vitória neste sábado (22). O heptacampeão mundial fez uma corrida Sprint muito segura, conseguiu manter a dianteira e Max Verstappen afastado ao longo da prova. O piloto, que neste ano representa a Ferrari em pista, faturou a sua primeira vitória em uma Sprint, assim como celebrou a primeira vitória da equipe italiana em uma corrida de 100 km.

Oscar Piastri conseguiu encontrar um bom ritmo e aproveitou o momento que Max Verstappen já não tinha pneus, para fazer o ataque e faturar a segunda posição. Depois do resultado duro na Austrália, o competidor tenta superar as adversidades e conquistar o máximo de pontos que forem possíveis pelo restante do campeonato. Piastri não tinha carro para superar Hamilton, mas também conseguiu fazer uma prova segura.

O piloto que mais dominou o formato Sprint até o momento, foi o terceiro colocado com a Red Bull. Verstappen sofreu com os pneus, principalmente no final da prova, um problema que ele já vem relatando desde a primeira corrida do ano.

George Russell ficou com a quarta posição, depois de superar Charles Leclerc no início da prova. Yuki Tsunoda representou a Racing Bulls na sexta posição, seguido por Andrea Kimi Antonelli. Lando Norris foi o oitavo colocado, salvando mais um pontinho para a McLaren, depois de uma classificação e largada difíceis.

Lance Stroll e Fernando Alonso fecharam o top-10 com o carro da Aston Martin.

Saiba como foi a Corrida Sprint na China

Antes da largada a Sauber modificou uma alteração na suspensão do carro de Nico Hülkenberg, dessa forma o piloto alemão começará a prova Sprint do pit-lane.

A expectativa era para o desempenho da Ferrari, principalmente se Lewis Hamilton conseguirá manter a pole depois do grande resultado obtido na sexta-feira.

Todos os pilotos estavam com pneus médios usados para a largada da Sprint. Os times priorizaram na sexta-feira o trabalho de verificação com os pneus de faixa amarela, visando a prova de 100 km. Além disso, deve ser o composto utilizado para a combinação estratégica da prova principal, por conta das características do traçado, combinado ao novo asfalto.

Largada autorizada, Hamilton manteve a ponta e conseguiu bloquear uma investida de Max Verstappen. Piastri e Leclerc batalhavam pela terceira posição, enquanto Norris não fez uma boa largada e caiu para a nona posição. Pierre Gasly superou o companheiro de equipe, enquanto Jack Doohan caiu para a décima oitava posição.

No segundo giro, Russell fez uma excelente ultrapassagem em cima de Leclerc, conseguindo assumir o quarto lugar que era do monegasco.

O DRS já era trabalhado pelos competidores, na tentativa de aumentar a competitividade da prova. Sainz e Gasly batalhavam pela décima terceira posição, enquanto Bortoleto desafiava o piloto da Alpine, tentando participar do duelo.

Com cinco voltas, os dez primeiros eram: Hamilton, Verstappen, Piastri, Russell, Leclerc, Tsunoda, Antonelli, Norris e Alonso. Hamilton tinha estabelecido pouco mais de 1 segundo de vantagem para Verstappen, evitando uma aproximação do neerlandês. Na sequência, Lawson tinha batido roda com roda, por conta de um duelo direto com Doohan, foi desta forma que o piloto da Red Bull conseguiu avançar da décima nona para a décima oitava posição.

No sexto giro, Bortoleto era atacado por Hadjar, mas o piloto apostava em um traçado defensivo para bloquear as investidas do rival.

Instantes depois, Lawson também superou Esteban Ocon.

Abrindo a oitava volta, Hamilton lidava com a aproximação de Verstappen, a distância entre eles tinha caído para 0s600. Piastri também tentava uma aproximação no piloto da Red Bull, para ter a chance de brigar por uma posição melhor na Sprint. Bortoleto então foi superado por Hadjar, na sequência o piloto da Racing Bulls partiu para cima de Pierre Gasly.

Sainz segurava Gasly, Hadjar, Lawson e Bortoleto, enquanto os pilotos duelavam no final do pelotão. Na ponta, Hamilton conseguiu novamente estabelecer uma distância de mais de 1s2 para Verstappen. Piastri então tinha se aproximado do piloto da Red Bull e podia fazer o uso do DRS para pressionar o piloto neerlandês.

Com 11 voltas, os dez primeiros eram: Hamilton, Verstappen, Piastri, Russell, Leclerc, Tsunoda, Antonelli, Stroll, Norris e Alonso. No giro seguinte, Sainz foi chamado aos boxes, a Williams instalou outro conjunto de pneus médios para o espanhol finalizar a prova.

Restando cinco voltas para o final, Verstappen informava a equipe que os seus dois pneus dianteiros estavam comprometidos.

No giro 15, Piastri concluiu a ultrapassagem em Verstappen, o australiano fez um excelente mergulho para conquistar a segunda posição.

Próximo do encerramento da prova, Hamilton contava com mais de 4s8 segundos de vantagem para Piastri. Norris por sua vez, conseguiu entrar na zona de pontuação, superando Lance Stroll na penúltima volta.

Na última volta, enquanto Hamilton recebia a bandeirada na liderança, Leclerc tentava superar Russell para recuperar a quarta posição.

Bortoleto foi atingido por Doohan no último giro, enquanto Hülkenberg acabou com a asa dianteira, pois foi surpreendido pelo enrosco que aconteceu à sua frente.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo