Nesta terça-feira (11) a Haas informou que Pietro Fittipaldi participará do TL1 dos GPs da Cidade do México e de Abu Dhabi. O brasileiro ajudará a equipe americana a cumprir o regulamento atual que tem o intuito de viabilizar testes para jovens pilotos da F1.
Pietro Fittipaldi retorna ao carro da Haas, depois de ter guiado o VF-22 durante a última fase de testes de pré-temporada no Bahrein. O brasileiro substituiu Nikita Mazepin depois que a equipe residiu o contrato com o piloto russo. Na ocasião, acreditava-se que Pietro teria a oportunidade de se tornar titular da equipe, mas a Haas recontratou Kevin Magnussen para guiar o carro ao lado de Mick Schumacher.
Fittipaldi permanece como piloto de testes da Haas, então a oportunidade de guiar o carro mais uma vez na temporada 2022. O brasileiro participou do GP de Sakhir e Abu Dhabi de 2020, substituindo Romain Grosjean após o acidente do piloto francês no GP do Bahrein.
Pietro Fittipaldi will return to the #VF22 for the two mandated FP1 rookie sessions, at both the Mexican GP and Abu Dhabi GP.#HaasF1 pic.twitter.com/bL9Wh9habF
— MoneyGram Haas F1 Team (@HaasF1Team) October 11, 2022
“Estou muito feliz por guiar o VF-22 no TL1 do México e Abu Dhabi. Sou muito grato por essa oportunidade. Guiei o carro no começo do ano, no Bahrein (pré-temporada), mas ter outra oportunidade de pilotar o VF-22 é incrível. É um carro muito veloz”, afirmou o piloto brasileiro.
Atualmente a categoria exige que as equipes forneçam ao longo da temporada (durante o TL1), os seus carros para pilotos que participaram de menos de dois GPs. Foi uma forma de forçar os times a dar essa oportunidade, principalmente por nem sempre as equipes considerarem colocar jovens pilotos em seus carros.
Mesmo com Pietro correndo em 2020, o brasileiro ainda cumpre os requisitos e pode colaborar com a Haas nesta atividade. O time americano também contará com a participação de Antonio Giovinazzi durante o TL1 do GP dos Estados Unidos, pois a Ferrari solicitou a participação do piloto italiano em duas sessões de treinos livres neste final de temporada.