Neste fim de semana a Fórmula 1 retorna para a disputa do GP do Azerbaijão. A prova corresponde a 17ª etapa do campeonato e será disputada em um circuito de rua.
A batalha pelo campeonato segue aquecida, com a Red Bull sentindo que está ameaçada nas duas frentes: construtores e o título de pilotos. O crescimento da McLaren, ocorrendo no mesmo momento que o time austríaco encontra dificuldades para compreender o carro, abriu a possibilidade das outras equipes roubarem pontos importantes.
Baku é um circuito que Sergio Pérez conhece bem e já venceu duas vezes. O traçado é bem desafiador por conta da sua quantidade de curvas, mas combinado a retas importantes.
Se prepare para a etapa.
• A primeira corrida em Baku foi disputada em 25 de junho de 2016, mas com o nome de GP da Europa;
• A corrida só recebeu o nome de GP do Azerbaijão em 2017;
• No ano passado a prova no Azerbaijão foi disputada com o formato Sprint, mas desta vez segue como um evento normal da F1;
• Por conta de uma nova configuração do calendário, a prova, que era disputada em abril ou junho, mudou para a segunda parte do calendário e formará uma rodada dupla com Singapura;
• Este é mais um circuito de rua no calendário da Fórmula 1;
• Baku é a capital mais baixa do mundo, ela fica há 28 metros abaixo do nível do mar, algo que acaba impactando no funcionamento dos motores na F1;
• As estatísticas da pista são bem recentes, foram disputadas sete provas e tivemos seis vencedores diferentes;
• Nos construtores, a Red Bull conta com 4 vitórias no circuito, contra três da Mercedes;
• Apenas Charles Leclerc conquistou três poles no Azerbaijão;
• Antes de deixar a F1, Sebastian Vettel fica com a marca de ser o único piloto que pontuou em todas as corridas realizadas no Azerbaijão;
• São disputadas 51 voltas;
• É um traçado extremamente desafiador, por conta das curvas fechas, depois de longas retas;
• São 20 curvas que compõe o circuito, sendo o segundo com o maior número do calendário;
• O Safety Car é sempre um ponto de atenção para a prova e pode modificar as estratégias;
• O circuito tem 6.003 km, sendo o quarto traçado mais longo da F1, perdendo apenas para Spa, Jeddah e Las Vegas;

• A Pirelli escolheu os pneus mais macios da gama para o fim de semana C3 (duro – faixa branca
), C4 (médio – faixa amarela
) e C5 (macio – faixa vermelha
) para a disputa;
•
Confira mais sobre o GP no site!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.