Correndo pela segunda vez neste circuito de rua, as equipes de Fórmula 1 tentam entender a dinâmica e se preparar para a corrida. Os treinos livres foram bem desafiadores por conta da baixa temperatura e dificuldade para colocar temperatura nos compostos.
Ao longo das sessões, as equipes experimentaram os pneus médios, mas os compostos macios foram os favoritos, por oferecer um pouco mais de aderência. O problema, é que na corrida os pilotos precisam completar mais voltas e não é muito favorável fazer vários pit-stops.
Na primeira vez que a Fórmula 1 esteve em Las Vegas, a corrida foi marcada pela estratégia de duas paradas, mas a segunda troca de pneus foi motivada pelo surgimento do Safety Car entre as voltas 26 e 28, mas a troca poderia ser evitada se não posse essa neutralização da prova. Max Verstappen venceu a corrida de 2024, largando com os pneus médios e fazendo dois stints de pneus duros, o holandês conseguiu apenas dois segundos de vantagem para Charles Leclerc que recebeu a bandeirada em segundo, trabalhando com apenas uma parada – médio e duro.
A Pirelli aposta que a largada será com os pneus médios, assim como aconteceu no ano passado, fazendo apenas uma troca para instalar um jogo de pneus duros. Os pneus macios quase não foram usados na corrida, por conta da sua degradação, além disso, algumas equipes tiveram que exigir muito desses pneus para avançar na classificação, colaborando para reduzir a sua vida útil e não sendo tão favorável utilizá-los na corrida.
Para a prova desse ano, as equipes guardaram dois jogos de pneus duros, sejam um deles usado, pois foi preparado para a corrida (cozinhado em uma volta controlada de aquecimento) ou dois compostos novos.
Embora as equipes tenham conservado dois jogos de pneus duros, não significa que a segunda parada está no cronograma inicial. Por ser uma corrida de rua, é fácil ocorrer uma intervenção do Safety Car ou Virtual Safety Car e cabe aos times reagirem ou não, afinal, o circuito de Las Vegas é bem extenso.
Com um novo diretor de provas, os times também não sabem como será o comportamento dele durante a corrida. Os treinos livres não foram acidentados como era esperado, Lance Stroll enfrentou um problema no final do Q3 e mesmo com o carro próximo de uma agulha, a direção de prova optou pela paralisação da sessão.
Fazer duas paradas é uma estratégia mais lenta, mas os competidores podem optar por ela se sofrerem com a granulação dos pneus. Max Verstappen, por exemplo, passou todos os treinos livres reclamando da duração dos seus pneus e conseguiu completar apenas 10 voltas com os pneus médios, antes de abandonar o uso dos compostos e voltar ao pneu macio no final do TL3.
A Fórmula 1 evita bastante na montagem do seu calendário, a realização de provas durante épocas do ano que ele precisem lidar com baixas temperaturas ou muita chuva. Mas em Las Vegas essa situação é mais complicada, pois o local é literalmente um deserto, desta forma as temperaturas são mais altas durante o dia, mas apresentam uma boa queda a noite.
A terceira corrida nos Estados Unidos é noturna, tentando valorizar o horário nobre na televisão norte-americana, além da possibilidade de fazer uma corrida que ressalta uma característica principal da cidade – que são suas luzes de neon.
A aposta da Pirelli para a prova, é que aqueles que começarem a corrida com os pneus médios, devem parar entre a volta 14 e 20. Para aqueles que apostarem no início da corrida na utilização dos pneus duros, o ideal é estender a permanência na pista, fazendo duas trocas de pneus na volta 28 e 34 se quiserem realizar apenas uma parada.
A largada certamente será um desafio por conta da temperatura, fora que esse é um circuito que tem acumulado muita sujeita. Os pilotos precisam evitar travamentos de roda depois da largada, fazendo uma volta mais controlada neste primeiro momento da corrida, antes de tentar atacar os adversários. O mesmo vale para a volta de saída dos boxes, pois ela também é um momento delicado, principalmente se a movimentação for intensa na área do pit-lane.
A prova promete ser bem agitada, essa foi uma classificação que misturou o grid, quase como se os competidores tivessem participado de uma sessão em situação de chuva. Este é um circuito de rua que oferece algumas oportunidades de ultrapassagem, mas também cobra cautela.
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