Os dois treinos livres abriram os trabalhos da rodada dupla em Nova York. Robin Frinjs e Sebastien Buemi foram os mais rápidos da manhã na megalópole americana. O TL1 foi marcado pela bandeira vermelha causada por Sam Bird, o TL2 teve apenas incidentes menores.
Treino livre 1
A primeira sessão de treinos livres começou bem movimentada nas ruas de Nova York. Oliver Rowland marcou 1:13.103 ainda no início do treino e se manteve na primeira posição durante boa parte da prática. Atrás dele, a troca de posições foi intensa. Buemi, Vergne, Dennis e as duplas da Venturi e Mercedes tentavam a todo custo se aproximar do tempo do inglês na Nissan.
Stoffel Vandoorne até conseguiu um tempo mais rápido que o de Rowland, mas foi superado por Lucas di Grassi segundos depois, o brasileiro anotou 1:12.369, ficando com a P1. Sérgio Sette Câmara marcou o 12º tempo, 1:13.648.
Wehrlein e Lotterer levaram a Porsche ao top 10. Lotterer, que até então havia feito o 8º tempo, pulou para a liderança da tabela. Na volta seguinte, seu companheiro de equipe bateu seu tempo por apenas 0.021. Wehrlein marcou 1:12.025.
Tom Blomqvist levou a NIO a um bom 7º lugar com o tempo de 1:12.443.
Alex Lynn causou uma bandeira amarela no fim da reta de largada. O carro da Mahindra apresentou problemas e parou na saída da curva 1. O inglês conseguiu usar a ré para ir até a área de escape e se dirigiu aos boxes logo em seguida. Ele tinha o 7º tempo no momento.
Looks like an issue for @alexlynnracing as he stops on track.
After a quick reset, he’s back on the move 🙌
Click here for live updates 👉 https://t.co/3p66k7GK3d
🇺🇸 ABB #NYCEPrix pic.twitter.com/xaL36Jj2KE
— ABB FIA Formula E World Championship (@FIAFormulaE) July 10, 2021
Com a melhora das condições da pista, Pascal Wehrlein foi o primeiro a marcar tempo abaixo da casa de 1:11 ao fazer 1:10.970. O alemão só não pode aproveitar muito a posição pois foi rapidamente superado por Robin Frijns com o super tempo de 1:10.282. O piloto da Virgin passou boa parte da sessão na garagem e tinha apenas o último tempo até então.
Antonio Félix da Costa errou a freada no hairpin da curva 10 que dá acesso à zona de ativação do Modo Ataque e precisou fazer um “Zerinho” para voltar à pista.
Joel Eriksson conseguiu o excelente tempo de 1:10.282, que lhe rendeu o 3º lugar com a Dragon. O companheiro de Sette Câmara terminou o treino em 6º. Outra surpresa foi a presença de Oliver Turvey na 2ª posição, o piloto anotou 1:10.377, sendo de perto por Max Guenther.
Faltando 15 minutos para o encerramento da sessão, Sam Bird atingiu o muro e causou uma bandeira vermelha. O treino teve que ser encerrado mais cedo para conserto da barreira de proteção. A Jaguar informou depois que seria necessário trocar o chassis do carro do inglês.
.@jmsbarclay explains what happened to the @JaguarRacing driver 👇
Can the team get the car ready for FP2? 🤞
🇺🇸 ABB #NYCEPrix pic.twitter.com/kvaJohRZbo
— ABB FIA Formula E World Championship (@FIAFormulaE) July 10, 2021
Lucas di Grassi terminou em 4º e Sette Câmara foi o 10º.
Treino Livre 2
A diferença entre os tempos durante o TL2 foi bem menor que na primeira. Durante boa parte do treino, os 13 primeiros colocados estavam dentro do mesmo segundo. Vandoorne, por exemplo, ficou a apenas 0.004 à frente de Mortara com o tempo de 1:10.124.
Vergne causou uma rápida bandeira amarela ao rodar na saída da curva 1, ele conseguiu trazer o carro de volta sem maiores problemas. Poucas voltas depois, Sims também rodou na curva 10, mas logo se recuperou.
Vandoorne só perdeu a liderança quando a sessão se encaminhava para o final, Lucas di Grassi conquistou a P1 ao marcar 1:09.957. Duas voltas depois, Buemi saiu da P4 para a P1 com o tempo de 1:09.386, o mais rápido do dia até o momento.
Vergne errou a freada na curva 6, mas evitou a batida no muro. A dupla da Dragon ocupou as últimas posições da tabele durante quase toda a sessão, mas nos últimos minutos do treino, Sette Câmara conseguiu marcar 1:10.542, subindo temporariamente para a 15ª posição.
Com a bandeira quadriculada anunciando o fim do TL2, Buemi ficou com a primeira posição, seguido por Guenther e Wehrlein. Sette Câmara fez uma última tentativa e chegou a melhorar os dois primeiros setores, mas no final da volta cometeu um pequeno erro, passou raspando pelos muros do circuito e não melhorou o tempo, ficando com a 21ª posição. Lucas di Grassi foi o 14º.
Sam Bird não participou do treino por causa do acidente no TL1.
FP2 classification ⬇️
Next up: QUALIFYING!
Click here for live updates 👉 https://t.co/3p66k7GK3d
🇺🇸 ABB #NYCEPrix pic.twitter.com/hGZV8iU4L0
— ABB FIA Formula E World Championship (@FIAFormulaE) July 10, 2021