AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Franz Tost reforça aposta da Red Bull e diz: “Lawson nunca será tão rápido quanto Tsunoda”

Ex-chefe de quipe da Racing Bulls, fala abertamente sobre troca de Liam Lawson por Yuki Tsunoda realizada pela Red Bull, e vê que essa como uma "decisão simples"

Ex-chefe de equipe da AlphaTauri/Racing Bulls, Franz Tost fez um comparativo entre Liam Lawson e Yuki Tsunoda, apoiando a troca realizada pela Red Bull.

Tost foi o chefe de equipe do time subsidiário da Red Bull de 2006 até 2023, desta forma ele acompanhou de perto o momento que Yuki Tsunoda chegou na equipe e seus primeiros passos na Fórmula 1.

No início ficou claro que Tsunoda era um piloto muito rápido, mas precisava de um suporte para conseguir aperfeiçoar o seu talento. O jovem japonês progrediu rapidamente nas categorias de base e quando chegou na categoria principal, cometeu uma sequência de erros e suas declarações na época ficaram muito marcadas.

Para acompanhar Tsunoda mais de perto, Tost trouxe o japonês para perto da fábrica da AlphaTauri, em Faenza, na Itália. O piloto começou a participar de mais atividades, além de ter um treino regrado e aulas de inglês – pois primeiramente ele tinha aprendido algumas coisas com os mecânicos, e como precisaria conversar com a imprensa em inglês e ser mais bem compreendido, era um tópico a ser desenvolvido.

Por estar mais regrado, Tsunoda começou a entregar mais na pista e foi possível ver um progresso.

Sobre se teria optado por Yuki Tsunoda ou Lawson, Tost disse: “Eu teria ido com Yuki Tsunoda desde o começo. Eu já disse isso, deixei claro no outono passado. Por quê? Yuki é muito mais rápido que Lawson. Você poderia dar 100 anos a Lawson, e ele ainda não seria tão rápido quanto Yuki. E Yuki é mais experiente, então qual o problema? É uma decisão simples”, comentou.

LEIA MAIS: Após breve passagem na Red Bull, Lawson fala sobre substituição: “Foi inesperado”

Embora fosse uma “decisão simples”, a Red Bull optou por Lawson, por conta das avaliações realizadas no final de 2024. Também era visto como uma forma de promover um piloto puro da Academia de Pilotos da Red Bull, não um competidor apoiado pela Honda. Após duas corridas como piloto oficial da Red Bull, Lawson foi então substituído por Tsunoda.

“É definitivamente uma confirmação de que a decisão certa foi tomada. Yuki tem uma velocidade natural incrível – eu venho dizendo isso há anos. Agora, ele só precisa juntar tudo corretamente. Ele ainda é muito emocionado no carro às vezes, e talvez essa tenha sido uma das razões pelas quais eles não o escolheram em vez de Lawson em primeiro lugar.”

Tost não está errado, de certa forma a equipe principal tinha a visão que Lawson estavam mentalmente mais preparados para estar ao lado de Verstappen.

No entanto, o que todos que estão ao entorno de Tsunoda falam, é que ele é um piloto extremamente rápido e isso pode ajudá-lo nesta fase na Red Bull.

“Mas em termos de ritmo bruto, Yuki certamente está entre os melhores pilotos de Fórmula 1. E se ele puder traduzir isso em consistência, ter bom desempenho nas corridas e manter suas emoções mais ou menos sob controle, então será uma temporada muito, muito boa para a Red Bull Racing e para Yuki Tsunoda.”

Tsunoda continua em fase de adaptação, mas o TL1 chamou a atenção de modo muito positivo. O piloto está tentando entender os limites do carro e ganhar a tão falada confiança. A classificação do GP do Japão será muito analisada, pois o competidor tem constantemente levado o carro da Racing Bulls para o Q3, se ele conseguir fazer o mesmo com a Red Bull, será já um ponto positivo.

Correndo no Japão, Tsunoda não tem apenas que lidar com a estreia na Red Bull, mas existe a carga de correr em casa, em um circuito que é bem desafiador.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo