O terceiro dia em Madri contou com duas sessões de três horas, além de uma simulação de corrida realizada à tarde. Pela manhã a atividade foi liderada por David Beckmann, com o carro da Kiro, equipado com o powertrain da Porsche, com a marca de 1m27s755, ela se torna o melhor tempo do Gen3 EVO até o momento que as avaliações foram iniciadas. A tarde a liderança ficou com Nyck De Vries e o carro da Mahindra.
Beckmann foi a estrela da manhã, aproveitando o seu tempo em contato com os carros da Fórmula E, já que o competidor foi escalado apenas para a pré-temporada. Dan Ticktum também tem aproveitado bem o tempo no carro e o equipamento realmente parece rápido.
Na sessão, Pascal Wehrlein e Antonio Felix da Costa, também impulsionados pelo powertraind da Porsche, ficaram na segunda e terceira posição, respectivamente. Maximilian Günther seguiu o ritmo forte apresentado nos últimos dias, para fechar a atividade na quarta posição, com Jake Hughes em quinto.
Quando a sessão da manhã iniciou, Pascal Wehrlein logo apareceu na liderança e permaneceu na tabela de pontos por quase uma hora, quando Oliver Rowland marcou o melhor tempo.
A sessão começou a ficar mais dinâmica, com os pilotos que estavam em pista forçando mais os carros, em busca de melhorar as suas marcas. Os tempos da tabela continuaram caindo até o final da manhã, já bem abaixo da marca obtida na terça-feira por Günther.
Corrida Teste
Como já é tradicional nos testes de pré-temporada, a Fórmula E sempre organiza uma corrida curta para avaliar os sistemas. A sessão da tarde começou dessa forma, com as equipes tendo a oportunidade de testar o pit-stop com o Attack Charge, para possibilitar uma carga rápida na bateria.
A largada fora programada para acontecer às 14h, mas precisou ser adiada, pois o novato da Lola Yamaha Abt, Zane Maloney não conseguiu sair do grid simulado, por conta de um problema técnico. O carro então foi empurrado para fora do grid e uma largada atrás do Safety Car deu prosseguimento aos trabalhos.
O grid foi formado pela ordem que o campeonato de equipes teve na 10ª temporada, desta forma os dois pilotos da Jaguar tomaram a liderança.
O pit- stop foi avaliado um pouco antes do meio a corrida. Todos os pilotos do grid precisaram fazer uma recarga de 30 minutos. Após as paradas serem concluídas, Jean-Eric Vergne liderava, seguido por Jake Dennis e Günther. As posições foram mudando com a utilização do Modo Ataque, então Pascal Wehrlein pode assumir a liderança brevemente, mas foi superado por Oliver Rowland.
A direção de prova também realizou a simulação de Safety Car, antes de deixar a corrida rolar até a sua conclusão. Rowland então se lançou para os boxes, dando por encerrada a sua participação na prova, antes que a atividade chegasse de fato ao final. O mesmo aconteceu com a dupla da McLaren. A dupla da Nissan ficou de for da fase final da simulação de corrida.
Com a última volta sendo iniciada, Vergne, também foi aos boxes, desta forma a “vitória” a corrida avaliativa ficou com Pascal Wehrlein, seguido por Da Costa, com os carros da Porsche. Nick Cassidy faturou a terceira posição, acompanhado por Jake Dennis e Mitch Evans.
O período Vespertino
Depois da simulação de corrida, os carros precisaram ser recarregados, antes que as equipes iniciassem a sua coleta de dados. A pista ficou vazia por cerca de 45 minutos. Zane Maloney deu por encerrada a sua participação pelo restante do dia, por conta de um problema que surgiu na sua Lola.
A tabela de tempos começou a ganhar os tempos que eram registrados pelos pilotos, mas diferente do que tinha acontecido no dia anterior. Da Costa apareceu na liderança, mas foi superado por De Vries, quando restavam cerca de 30 minutos para o final. Mortara apareceu na segunda posição para fechar uma dobradinha para a Mahindra.
Nos últimos dez minutos de sessão, Mitch Evans superou os pilotos da Mahindra, para tomar a ponta, mas por contar uma curva, sua volta foi deletada e a liderança devolvida para De Vries.
Pouco antes do encerramento, o brasileiro Lucas di Grassi apareceu na quinta posição.
Os tempos da tarde não chegaram a atingir o que foi obtido no início do dia.
Informações obtidas no site e-formula.news
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