Após a realização da pré-temporada da Fórmula E na Espanha, a categoria elétrica se prepara para disputar a primeira prova que marca o início da 11ª temporada, com corrida marcada para acontecer no Sambódromo do Anhembi no próximo mês. No entanto, em São Paulo ainda serão realizados treinos referentes ao pit-boost.
Com o evento programado para acontecer no dia 7 de dezembro, a Fórmula E realizará uma sessão focada para testes de pit-stop (pit-boost) no dia 6 (sexta-feira). A informação foi divulgada pelo site The Race.
Em Jarama, a Fórmula E aproveitou a pré-temporada e a presença de todas as equipes para conduzir um teste de pit-stop durante uma corrida teste. A atividade não aconteceu sem problemas, já que o Nissan guiado por Norman Nato e os DS Penske de Jean-Eric Vergne e Max Günther tiveram que lidar com um problema com o cabo de carregamento, equipamento usado durante a recarga rápida.
A Fórmula E está em processo de retomar a realização dos pit-stops. Quando a categoria surgiu, era necessário trocar de carros, mas com a evolução das baterias e dos carros usados pela categoria, foram implementados outros meios para tornar as corridas dinâmicas.
A recarga rápida é um meio que a categoria vem estudando, para tentar implementar novamente o pit-stop. O teste em Jarama se mostrou muito positivo e as equipes declararam que existe uma melhora clara no equipamento de recarga nos boxes e a simulação aconteceu como era planejado.
Como esclareceu o chefe de equipe da Nissan, Dorian Boisdron: “Devo dizer que a principal prioridade até agora era apenas ter clareza sobre se é tecnicamente possível fazer isso, os passos dados são ótimos”.
Na sessão em São Paulo no próximo mês, o grid será dividido em dois, com as equipes livres para definir qual será o piloto que fará parte da sessão de pit-stop, desde que os dois pilotos participem de uma atividade. Cada grupo terá uma sessão de sete minutos para completar o plano de corrida, sendo uma volta de saída, uma volta de entrada e uma parada com recarga nos boxes. Na sequência o piloto realizará uma volta de saída dos boxes e uma volta cronometrada, antes de retornar ao pit.
Além da simulação voltada para a avaliação do equipamento, as equipes também estão tentando entender como fazer esse trabalho, contando com vários carros ao mesmo tempo, no pit-lane.
O sistema de pit-stop não poderá ser realizado em todas as provas, por falta de espaço para acomodar os carros. O objetivo é que a FIA e a Fórmula E possam realizar as paradas nos boxes em conjunto com o formato de modo ataque já estabelecido para uma das seis rodadas duplas da temporada 2024/25 – programadas para acontecer em Jeddah, Tóquio, Mônaco, Xangai, Berlim e Londres.
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.