Nesta sexta-feira (14) a Fórmula E está na Itália para o início de uma rodada dupla em Roma. A categoria organizou o TL0, uma sessão destinada para os novatos, para que eles possam avaliar os carros, assim como os times estão analisando as suas habilidades no equipamento.
A sessão foi bem movimentada e os competidores tentaram aproveitar ao máximo a atividade. Próximo do encerramento do treino livre, Felipe Drugovich repetiu o feito de Berlim, para ocupar a ponta da tabela o brasileiro anotou 1m43s736 com o carro da Maserati, superando Sheldon Van der Linde em 0s312 – com o equipamento da Jaguar. O piloto sul-africano passou parte da sessão na ponta.
Maximilian Günther cedeu o seu carro para Drugovich participar da atividade. Nenhum dos pilotos regulares do campeonato entraram na pista com os novatos. A sessão aconteceu sem problemas, no entanto, dois competidores foram prejudicados, já que os carros da ABT e Mahindra lideram com um problema técnico.
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Quando os pilotos foram para a pista, estava 37°C no ambiente quando os competidores foram liberados ao traçado. Cada uma das equipes cedeu um dos seus carros para a atividade que tem duração de meia hora no circuito de Roma.
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Felipe Drugovich foi escolhido pela Maserati para realizar a sessão, o piloto brasileiro já tinha participado de uma sessão semelhante em Berlim e deixou a atividade ocupando a ponta da tabela.
Onze pilotos participavam da sessão Yann Ehrlacher/DS Penske, Daniil Kvyat/NIO 333, Felipe Drugovich/Maserati, Jehan Daruvala/Mahindra, Sheldon Van der Linde/Jaguar, Yifei Ye/Porsche, Jack Aitken/Evision, Luca Guiotto/Nissan, Zane Maloney/Andretti, Adrien Tambay/ABT e Charlie Eastwood/McLaren.
Nos primeiros cinco minutos de sessão os pilotos experimentaram uma full course yellow e precisaram reduzir o seu ritmo, aprendendo um pouco sobre os procedimentos da categoria. Kvyat já tinha passado pela área do Modo Ataque.
Rapidamente os primeiros tempos começaram a aparecer na tabela de tempos, mas ainda na casa de 2m18. Ehrlacher era o líder momentâneo, enquanto Daruvala tinha retornado aos boxes e Tambay seguia na garagem da equipe – ambos sem nenhum tempo registrado. Novamente os carros com powertrain da Mahindra enfrentavam problemas técnicos, mas não especificados pelas equipes.
Após oito minutos de sessão, Eastwood apareceu na ponta, registrando 1m51s143. Os pilotos exploravam o traçado e as potências disponíveis em seus carros. Drugovich registrou 1m48s092, saltando para a ponta da tabela de tempos, depois de ter melhorado sua marca no segundo e no terceiro setor do traçado.
Ehrlacher estava separado por 0s238 do tempo obtido pelo piloto brasileiro. Guiotto era outro competidor que estava na casa de 1m48s523 e por sua vez ocupava a terceira posição.
Restando menos de 20 minutos para o final da sessão, a ordem na tabela de tempos era: Van Der Linde, Drugovich, Ehrlacher, Guiotto, Kvyat, Maloney, Aitken, Eastwood e YE. Daruvala e Tambay ainda estavam sem tempos e presos aos boxes de suas equipes.
O piloto sul-africano anotou 1m46s466, superando a marca do brasileiro em 1s036. Os pilotos tinham lidado com uma bandeira amarela localizada, provocada pela saída de Ye do traçado com o carro da Porsche, o piloto perdeu o ponto de freada e precisou recorrer a área de escape do traçado.
Próximo do encerramento da sessão, apenas cinco pilotos aceleravam na pista, enquanto os outros competidores estavam nos boxes para algumas verificações e preparação dos carros para outra saída. Van der Linde seguia na ponta da tabela, com a marca de 1m44s376, aproveitando a evolução do traçado.
O sul-africano foi escolhido mais uma vez pela Jaguar para passar por uma sessão avaliativa.
Drugovich retornou ao traçado para os últimos 10 minutos de atividade. O brasileiro melhorou a sua marca para 1m45s416 para ocupar a terceira posição. Os pilotos precisavam em meia hora extrair o máximo possível dos pneus da Hankook que são de difícil gerenciamento e pilotos mais experientes na categoria ainda brigam com o comportamento desses compostos.
A sessão seguiu sem intercorrências, com os pilotos conseguindo aproveitar a sessão para avaliar os carros da categoria, enquanto as equipes usam esse tempo para observar esses pilotos em pista. Uma oportunidade interessante, levando em consideração que as mudanças de assentos já estão sendo discutidas para a próxima temporada da categoria.
Kvyat também cometeu um erro semelhante ao piloto que testava com a Porsche, perdendo o carro na curva 7 depois de ter errado a freada.
A sessão foi encerrada com nove carros em pista. Drugovich encontrou a chance que precisava no final da sessão para anotar 1m43s736 e encerrar a sessão na primeira posição com a Maserati, repetindo o feito da sessão em Berlim. O brasileiro superou a marca de Van der Linde em 0s312.