Nesta segunda-feira (24) em Berlim a Fórmula E e suas equipes ofereceram um teste para diversos pilotos. O teste de novatos foi uma forma para apresentar a categoria elétrica para vários competidores.
A sessão da tarde foi mais rápida que a avaliação realizada pela manhã. O brasileiro Felipe Drugovich que guiou a Maserati #7 terminou o dia como o piloto mais rápido, liderando a tabela de tempos ao anotar 1m05s509. Drugovich superou Victor Martins com a Nissan que anotou 1m05s610.
Sheldon van der Linde foi o piloto que liderou a atividade pela manhã com o carro da Jaguar, o piloto obteve 1m05s814. O atual campeão da DTM não conseguiu repetir o feito da manhã, pois estampou o muro de contenção na curva 6, provocando uma interrupção por bandeira vermelha. Desta forma, na sessão vespertina Sheldon apareceu apenas no 16º lugar.
Drugovich, atual campeão da Fórmula 2 foi liberado pela Aston Martin para participar da sessão em Berlim. O brasileiro estava realizando uma sessão sólida, terminou a atividade da manhã em 12º lugar e foi progredindo à tarde até ocupar o primeiro lugar. O tempo de 1m05s509 foi obtido no final da sessão em Berlim.
Com a Maserati, Drugovich conseguiu superar o tempo de 1m05s605 obtido pelo experiente Sébastien Buemi, o piloto da Envision foi o pole do e-Prix de Berlim realizado no sábado.
“Gostei e acho que superou as expectativas, especialmente vindo da Fórmula 2 e dos carros de F1. Foi um pouco estranho no começo e não tinha ideia que os carros seriam agradáveis de dirigir”, disse Drugovich ao The Race.
“Mas na verdade é muito divertido pilotar, então gostei disso, também todo mundo sabe que a categoria é muito competitiva, as equipes são muito profissionais, então isso também superou as minhas expectativas. Tudo é impressionante e estou gostando”, afirmou o brasileiro.
Na tabela de tempos, Martins que atualmente é o campeão da Fórmula 3, ficou com a segunda posição, acompanhado por Zane Maloney que está em seu primeiro ano competindo na Fórmula 2. Luca Ghiotto foi o quarto colocado na tarde à frente de Robert Schwartzman (reserva da Ferrar) e Jehan Daruvala reserva da Mahindra na Fórmula E.
As condições climáticas em Berlim foram variando ao longo do dia, pela manhã os pilotos tiveram uma sessão ensolarada, mas a tarde eles enfrentaram rajadas de vento e uma chuva que atingiu a pista antes do encerramento da sessão. Porém, a sessão foi evoluindo conforme a atividade se encaminhava para o final e Drugovich teve a oportunidade de liderar a sessão.
Os pilotos que não têm experiência com a Fórmula E e nem com o Gen3, tiveram a oportunidade de conhecer o novo equipamento usado pela categoria, realizar testes, completar algumas voltas rápidas e aprender sobre o gerenciamento de energia e as potências que os pilotos têm disponíveis para usar ao longo da classificação e corrida.
A Envision teve um infortúnio na sessão de testes, o time também disponibilizaria os seus dois carros para os testes realizados por Jack Aitken e Jonny Edgar, mas os pilotos precisaram se revezar no carro de Nick Cassidy, pois o chassi de Buemi ficou avariado após o toque com Jake Dennis. Aitken testou o carro pela manhã, enquanto Edgar fez as suas avaliações à tarde.
A Mahindra escalou três pilotos para a sessão, Jordan King e Roberto Merhi dividiram um carro, enquanto Daruvala pode fazer a avaliação completa, participando da sessão da manhã e tarde.