Nesta sexta-feira (04) a Fórmula 2 e Fórmula 3 anunciaram os calendários para a temporada 2024.
A Fórmula 2 contará com 14 corridas, o mesmo número de provas que eram esperadas para 2023 – já que a corrida em Ímola de 2023 precisou ser cancelada. Para a F3 foram programadas 10 etapas. A primeira batalha para essas duas categorias acontecerá no Bahrein no dia 29 de fevereiro a 02 de março, seguindo o cronograma de abertura da F1.
Novamente as categorias de base serão levadas para a Austrália, com as provas acontecendo no final de março.
Com o reajuste no calendário da Fórmula 1 que tornou ele mais regionalizado, a pausa que a F2 realizava até agora será reduzida, desta forma a categoria não ficará parada do início de setembro até o final de novembro esperando para realizar o confronto final da temporada.
A rodada tripla também atingirá os dois campeonatos de base, com as passagens por Espanha (21-23 de junho), Áustria (28-30 de junho) e Inglaterra (05-07 de julho) sendo realizdas na sequência.
LEIA MAIS: Fórmula 1 apresenta calendário da temporada 2024 com foco na regionalização e sustentabilidade
A temporada 2023 da Fórmula 3 será encerrada após as férias de verão, em Monza, com a prova que acontece entre os dias 30 de agosto a 01 de setembro. A Fórmula 2 por sua vez seguirá sozinha com a Fórmula 1 depois da etapa de Monza, correndo ainda no Azerbaijão, Catar e Abu Dhabi. Enquanto o circuito de Losail recebe a F2 em 2024, a prova da Holanda será retirada do calendário.
“É fantástico anunciar um calendário tão emocionante da F2 para 2024, seguindo com o calendário de 24 corridas que anunciamos para a Fórmula 1 há algumas semanas. A amplitude de locais e a adição do Catar é outro sinal da força e interesse na F2 globalmente e os talentos que temos no campeonato é muito positivo para o futuro. O campeonato oferece corridas emocionantes em todos os eventos para todos os nossos fãs e isso é uma homenagem ao trabalho de Bruno [Michel], sua equipe e todos os competidores do grid. Também gostaria de agradecer à FIA por sua colaboração neste campeonato fantástico e aos nossos parceiros de longa data Pirelli, Dallara e Mecachrome por seu apoio contínuo. Estamos todos ansiosos pelo resto da temporada e coroando o campeão de 2023”, comentou Stefano Domenicali, presidente e CEO da Fórmula 1.
“Estou muito satisfeito em anunciar que haverá quatorze etapas e 28 corridas no calendário da Fórmula 2 em 2024. No próximo ano, correremos no Catar, que é um novo local muito empolgante. A etapa final da temporada verá Baku, Catar e Abu Dhabi após o fim de semana de corrida em Monza, tornando o calendário de 2024 mais equilibrado. Continuamos recebendo o interesse de muitos promotores e é ótimo podermos adicionar novas faixas a cada temporada. Mesmo que haja mais eventos em 2024, continuamos a garantir que o orçamento das equipes permaneça em um nível adequado”, disse Bruno Michel, CEO da Fórmula 2.