A Fórmula 1 confirmou nesta quarta-feira (05) o calendário da temporada 2024. O calendário é apoiado em 24 etapas, o GP do Bahrein segue sendo a etapa de abertura, enquanto o GP de Abu Dhabi marca o encerramento do Campeonato. O GP de São Paulo será realizado entre os dias 01 e 03 de novembro.
A categoria tinha deixado clara a sua intenção de reorganizar o calendário, tornando-o mais regionalizado, além de diminuir os custos logísticos e tornando a temporada mais sustentável. A mudança colabora com os planos da categoria se tornar carbono zero até 2030. De qualquer forma vários deslocamentos serão necessários para cumprir o calendário.
A categoria enfrenta a dificuldade de formar um calendário otimizado, pois precisa levar em consideração o clima do país, as negociações contratuais, além do enorme desafio que é realizar uma negociação para disputar as provas em circuitos de rua.
Os GPs do Bahrein (02 de março) e Arábia Saudita (09 de março) que marcam a abertura do calendário, serão disputadas no sábado, para permitir que a Fórmula 1 realize essas provas antes do início do Ramadã (período sagrado para os Mulçumanos). Esse era um desafio inicial para a categoria, pois no próximo ano o Ramadã começa no dia 10 de março, desta forma para se adequar aos costumes locais, deslocaram a prova para o sábado. As atividades de pista vão começar na quinta-feira nessas duas ocasiões.
O GP do Japão será disputado como 4ª corrida do calendário (07 de abril), acontecendo depois do GP da Austrália (24 de março). A prova no Japão foi antecipada para o início da temporada, trocando setembro pelo início de abril. Aproveitando essa regionalização para voltar com o GP da China, como quinta etapa do mundial.
A prova chinesa deveria já ter retornado ao calendário, mas por conta da pandemia de Covid-19 e todos os protocolos que foram seguidos pelo país, a F1 não conseguiu viabilizar a realização da prova. Inicialmente a categoria visitaria o país nesse ano, mas a prova que constava no calendário provisório, precisou ser cancelada.
A corrida em Miami será realizada no início de maio, mas a categoria vai retornar aos Estados Unidos no meio de outubro e outra vez no final de novembro, para que as provas em Austin e Las Vegas possam ser disputadas, respectivamente. A F1 não coloca essas corridas próximas, tentando aumentar o público e a visibilidade da F1 no país, além de fugir da temporada de furações que geralmente atingem essa parte dos Estados Unidos do meio do ano.
Por conta das condições climáticas, o GP do Canadá (09 de junho) acontece após o GP de Mônaco (26 de maio), desta forma a categoria vai e volta da América, antes de se firmar na Europa para realizar a sua sequência que vai além das férias de verão. É nesse momento do calendário que acontece a primeira rodada tripla da temporada, formada por Espanha, Áustria e Inglaterra. O GP da Bélgica marca o final da primeira parte do calendário e o início das férias.
A prova na Bélgica será disputada por mais uma temporada, já que a categoria não conseguiu prosseguir com as negociações para o retorno da África do Sul ao calendário.
Depois do encerramento das férias, Holanda e Itália vão receber a Fórmula 1 em uma rodada dupla. O GP do Azerbaijão que era disputado no início do campeonato, agora será realizado entre 13 e 15 de setembro, após o GP da Itália (1 de setembro) e antes da prova em Singapura (20 e 22 de setembro.
No próximo ano a Fórmula 1 terá praticamente um férias, já que o intervalo do GP de Singapura e a prova nos Estados Unidos gera uma pausa de três semanas. A segunda rodada tripla é a mesma de 2022, formada pelos GPs dos Estados Unidos, México e Brasil, disputados de 20 de outubro até 3 de novembro. Mais duas semanas sem corrida da Fórmula 1 marcam o intervalo da prova de São Paulo até a corrida Las Vegas. É justamente a terceira prova nos Estados Unidos que marca o início da última rodada tripla do calendário, composta por Las Vegas, Qatar e Abu Dhabi, realizadas de 23 de novembro até 8 de dezembro. A corrida em Nevada, também será uma prova disputada no sábado, para ter mais audiência do público norte-americano.
Os testes de pré-temporada acontecem entre os dias 21 e 23 de fevereiro, grudados com o início do Campeonato.
Inicialmente o calendário de 2023 contava com 24 provas, mas com o cancelamento do GP da China e as inundações que aconteceram em Ímola, impedindo a realização do GP da Emilia-Romagna, a temporada atual contará com 22 corridas.
A categoria ainda não informou quais os locais das provas Sprint e quantas vão compor o calendário da próxima temporada.