Faleceu hoje (08) aos 96 anos a Rainha Elizabeth II, a monarca passou 70 anos e após a notícia a Fórmula 1, equipes do grid e pilotos se manifestaram.
Quando ainda era princesa, Elizabeth esteve presente na primeira corrida de Fórmula 1, a prova foi disputada no dia 13 de maio em Silverstone. Na ocasião ela esteve acompanhada do pai, o Rei George VI e da Princesa Margaret. A categoria, assim como várias equipes do grid vem de berço britânico, portanto a sua morte foi sentida.
“A Fórmula 1 lamenta a morta de Sua Majestade, a Rainha Elizabeth II. Por mais de sete décadas ela dedicou a sua vida ao serviço público com dignidade e devoção, e foi uma inspiração ao redor do mundo. A Fórmula 1 envia suas mais profundas condolências à Família Real e ao povo do Reino Unido e da Comunidade Britânica de Nações”, disse o presidente e CEO da F1, Stefano Domenincali.
— Formula 1 (@F1) September 8, 2022
O presidente da FIA: Mohammed Ben Sulayem também se manifestou: “Em nome da comunidade, ofereço nossas sinceras condolências à Família Real pela triste notícia do falecimento de Sua Majestade, a Rainha. Prestamos homenagem à sua notável vida de serviços. Nossos pensamentos estão com o povo do Reino Unido e da Comunidade Britânica de Nações.”
https://twitter.com/Ben_Sulayem/status/1567930977195905026
Ao longo do seu reinado, Elizabeth concedeu o título de “Sir” para alguns pilotos, reconhecendo-os como Cavaleiros do Império Britânico. O tricampeão de Fórmula 1 Jack Brabham recebeu o título em 1978. Apesar de nunca ter se tornado campeão, Stirling Moss também foi condecorado em 2000 pela Rainha da Inglaterra. Outro tricampeão mundial condecorado foi Jackie Stewart. Em 2021 Lewis Hamilton foi mais um dos pilotos da Fórmula 1 a ser condecorado com o título de Sir.
Enquanto o fundador da Williams foi nomeado em 1999. O cofundador da Williams também recebeu a honraria em 2015.
O piloto britânico, George Russell disse: “Estou muito triste ao saber da morte de Sua Majestade a Rainha Elizabeth II. Sua devoção ao nosso país e sua liderança grandiosa foram inspiradoras para todas as gerações de pessoas no Reino Unido em todo o mundo.”
“Minha família e eu enviamos nossas mais profundas condolências à Família Real e a todos aqueles que admiravam seus serviços ao nosso país por sete décadas. Descanse em paz”, concluiu o piloto da Mercedes.
— George Russell (@GeorgeRussell63) September 8, 2022
A Aston Martin enquanto time britânico também prestou a sua homenagem. “Em nome de toda a família Aston Martin, desejo prestar homenagem a Sua Majestade, a Rainha. Lembramos a luz que ela emanou ao mundo, as pessoas que ela reuniu, as muitas vidas que ela tocou”, disse Lawrance Stroll.
“Nós recordamos também, o seu senso de dever, uma devoção infalível tanto ao Reino Unido quanto à Comunidade Britânica de Nações. Uma vida vivida como a dela. Unidos na dor, lembramos de sua grande vida, longa em anos e enorme em conquistas. À Família Real, oferecemos nossas mais profundas condolências ao nos unirmos ao mundo em luto.”
A message from our Executive Chairman, Lawrence Stroll. pic.twitter.com/Wh1MYVNV2H
— Aston Martin Aramco Cognizant F1 Team (@AstonMartinF1) September 8, 2022
Vários times da Fórmula 1 ou são britânicos ou contam com fábricas no país, então as manifestações foram grandes.
“A Williams se reúne se une ao mundo em luto pela morte de Sua Majestade, a Rainha. Nossos pensamentos estão com a família real e o povo do Reino Unido e da Comunidade das Nações, aos quais SM, a Rainha Elizabeth II, se dedicou por mais de setenta anos de serviço público inspirados.”
Williams Racing joins the world in mourning the death of Her Majesty The Queen. Our thoughts are with the Royal Family and the people of the United Kingdom and the Commonwealth, which HM Queen Elizabeth II was devoted to for more than seventy years of inspirational public service pic.twitter.com/kxmMVI6DJ5
— Williams Racing (@WilliamsRacing) September 8, 2022
Elizabeth II que já tinha visitado a McLaren, também comoveu a equipe Papaya: “A equipe McLaren lamenta o triste falecimento de Sua Majestade a Rainha Elizabeth II, ao mesmo tempo em que lembra o seu incrível reinado. Nossos pensamentos estão com a Família Real e as pessoas ao redor do mundo durante este momento terrivelmente triste.”
Her Majesty The Queen Elizabeth II
1926 – 2022 pic.twitter.com/lGSTqAPI5s
— McLaren (@McLarenF1) September 8, 2022
A Ferrari mesmo sendo um time italiano disse: “Calorosos sentimentos pela perda de uma mulher inovadora. Nossos pensamentos estão com a Família Real, o povo britânico e nossos colegas britânicos no paddock. Que ela descanse em paz.”
Heartfelt sympathies for the loss of a groundbreaking woman. Our thoughts are with the Royal Family, the British people and our British colleagues in the paddock.
May she Rest In Peace. pic.twitter.com/GFE5koNjtA
— Scuderia Ferrari (@ScuderiaFerrari) September 8, 2022
O time francês, também comentou sobre o falecimento da Rainha. “A Alpine lamenta profundamente o falecimento de Sua Majestade Rainha Elizabeth II. Por mais de 70 anos, Sua Majestade dedicou sua vida para servir seu reino e seu povo com dignidade. Ela inspirou muitas gerações ao redor do mundo a agir com tolerância, bondade e equilíbrio. A equipe expressa suas mais profundas simpatias e condolências à família dela. Temos orgulho em fazer parte da Comunidade do Reino Unido, e ter muitos britânicos e cidadãos da Comunidade Britânica de Nações em nossa equipe de trabalho. Agradecemos a ela por sua devoção em toda uma vida e orgulho por servir o país.
— BWT Alpine F1 Team (@AlpineF1Team) September 8, 2022
Equipes como Red Bull, Alfa Romeo, Haas e AlphaTauri também se manifestaram em suas redes sociais.
Durante o fim de semana do GP da Itália, a categoria deve prestar homenagens a monarca.