Com o calendário da Fórmula 1 de 2024 revelado, a categoria está considerando a ideia de tornar a prova Sprint mais especial e um evento à parte no calendário. As conversas devem começar em breve para decidir como é possível aperfeiçoar as provas para o próximo ano.
Stefano Domenicali, CEO e Presidente da F1, revelou que uma das ideias analisadas é transformar o fim de semana Sprint em uma espécie de ‘Grand Slam’, uma premiação concedida para qualquer piloto que conquistar as duas poles, vitória na Sprint e na Corrida Principal.
Em entrevista ao Autosport, Domenicali mencionou os planos para a Sprint: “Serão seis sprints e vamos anunciá-las, provavelmente em setembro, porque temos uma reunião da Comissão da Fórmula 1, marcada para o fim de semana do GP da Bélgica”, revelou.
“Há uma proposta que gostaria de fazer, alinhada com o conceito de ‘Grand Slam’. É que os pilotos que conquistarem as suas poles e as duas vitórias nas corridas no fim de semana devem ser reconhecidos com algo a mais, que representa bem o empreendimento esportivo que alcançaram.”
A ideia que ainda será discutida, está em fase inicial e a categoria deve conversar com as equipes primeiro sobre o conceito geral, antes de definir qual seria o prêmio. Provavelmente não será ofertado pontos extras no campeonato, mas algo como um troféu especial ou algum outro tipo de recompensa ao piloto que dominar a etapa.
Atualmente o fim de semana com Sprint, consiste na realização de um treino livre, duas classificações e duas corridas (prova de 100 km e corrida principal). Também será discutido com as equipes se existe um formato de fim de semana melhor para o próximo ano.
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Podem estar pensando sobre uma mudança na alocação dos pneus e na regra de parque fechado, para tornar as sessões mais dinâmicas. No formato adotado para 2023, o sábado recebe atenção total da Sprint, com uma classificação sendo realizada pela manhã, enquanto a prova de 100 km acontece poucas horas depois.
Alguns chefes de equipe, acham que a sexta-feira poderia ser usada para definir o grid de largada da Sprint, enquanto a corrida seria realizada no sábado pela manhã. Na tarde de sábado os pilotos retornariam para a pista, definindo então o grid de largada para a corrida principal – um formato que discutimos aqui no Boletim do Paddock quando a primeira Sprint da temporada foi disputada no Azerbaijão.
Domenicali acredita que ajustar o formato não será um problema: “Analisamos esse ponto. No entanto, não há grandes novidades à frente do formato. Queremos estabilizar os seis finais de semana com a corrida Sprint e respeitar os hábitos dos fãs de longa data.”
O impacto com essas mudanças é mais pensado nos espectadores que acompanham a categoria há mais tempo do que os fãs novos que são mais abertos as mudanças que a categoria está se propondo.